Os golpes financeiros são um dos maiores problemas para qualquer pessoa atualmente, pois são uma forma que criminosos encontram para roubar dinheiro sem que possam vir a serem identificados. Isso torna necessário se prevenir de todas as maneiras possíveis para evitar ser vítima de algum tipo de golpe que o faça perder dinheiro.
Embora existam diversos mecanismos de segurança, qualquer pessoa está sujeita a ser vítima de golpes financeiros, especialmente por meio da internet, que permite aos criminosos se valerem da desinformação ou desconhecimento de algumas pessoas para terem acesso a seus dados pessoais e financeiros.
Além de todo o cuidado e atenção que se deve ter a qualquer momento em sua utilização de serviços financeiros e na internet, de maneira geral, existem algumas dicas que podem ajudar você a diminuir ao mínimo possível o risco de ser vítima de qualquer tipo de golpe financeiro.
A seguir, confira algumas destas dicas e saiba como se prevenir para que não venha a perder dinheiro por conta da ação criminosa de pessoas que buscam lhe enganar para ter acesso a seu dinheiro:
– Jamais clique em links suspeitos ou de remetentes desconhecidos
Uma das formas mais comuns de roubo de dados e informações pessoais e financeiras que golpistas utilizam na internet é o envio de links falsos para as vítimas. Ao clicar sobre estes links, as pessoas podem ser redirecionadas a páginas de fachada, mas que concedem acesso às suas informações.
Dessa maneira, para se proteger contra golpes financeiros que utilizem este método de acesso às suas informações, jamais clique em links suspeitos, mesmo que tenham sido enviadas por páginas com o nome de empresas nas quais você possui algum tipo de conta.
Caso receba algum destes links e tenha dúvidas, entre em contato com a empresa mencionada por meio de seus canais oficiais de atendimento e solucione as suas dúvidas por meio deste atendimento, de forma que o link recebido seja completamente ignorado.
– Não digite suas senhas em nenhum lugar que não seja o site ou aplicativo de seu banco
Outra maneira muito comum que os golpistas financeiros possuem de tentar ter acesso ao seu dinheiro é por meio do uso de sua senha, a qual pode lhes garantir acesso ao seu cartão de crédito, por exemplo. Uma das maneiras que estas pessoas buscam saber sua senha é por meio de e-mail ou mensagem de texto, nas quais se dizem funcionários de seu banco e solicitam esta informação.
No entanto, nenhum funcionário de nenhum banco pode, em momento algum, solicitar a sua senha, que não deve jamais ser entregue a nenhuma pessoa que não você mesmo.
Para garantir que não seja vítima deste tipo de golpe, jamais digite a sua senha em nenhum local que não sejam as plataformas oficiais de seu banco, como o site e o aplicativo, e ignore qualquer mensagem que mencione os dígitos de sua senha bancária.
– Confira sempre os boletos a pagar e verifique sua autenticidade
Um golpe financeiro que cresce cada vez mais é o do boleto falso, no qual os golpistas enviam, geralmente por e-mail, boletos falsos para que as vítimas façam o pagamento e, assim, o dinheiro lhes seja enviado diretamente. A maioria destes boletos falsos possui logos de grandes empresas financeiras, nas quais há uma maior chance de que as vítimas tenham algum tipo de conta e paguem o boleto sem se atentar ao golpe.
A melhor maneira de evitar cair neste tipo de golpe é sempre verificar, antes de fazer o pagamento, a qual débito um boleto que será pago é referente. Caso note algo de estranho, como valores desconhecidos, informações imprecisas, ou números diferentes na parte de cima e de baixo do boleto, não faça o pagamento, pois são indícios de fraude.
Além disso, opte sempre por fazer o download dos boletos a serem pagos nos aplicativos ou páginas oficiais das empresas nas quais possui contas a serem pagas, de forma que se tenha uma maior tranquilidade no que diz respeito à autenticidade destes documentos.
– Nunca faça pagamentos antecipados para ter acesso a serviços financeiros
A necessidade de conseguir dinheiro extra, por qualquer razão que seja, faz com que o empréstimo se destaque como um dos serviços financeiros mais utilizados no Brasil, ao lado dos cartões de crédito. Isso acaba por criar maneiras de os criminosos aplicarem novos golpes para tentar se aproveitar da necessidade das pessoas.
Em geral, estes golpes são aplicados por meio de páginas muito bem montadas, nas quais se oferece serviço de empréstimo com muitos benefícios, juros baixíssimos e muitas condições facilitadas de pagamento, o que atrai muitos interessados. Porém, os criminosos pedem as vítimas o pagamento de uma taxa para que o dinheiro possa ser liberado para a sua conta, o que é algo ilegal e não pode ser feito por nenhuma instituição financeira.
Ao fazer este pagamento, os criminosos deixam a vítima sem o dinheiro pago e sem o recebimento de nenhum valor de empréstimo, de forma que seu prejuízo é ainda maior por ser um valor com o qual a vítima já poderia contar para suas necessidades.
Assim, jamais aceite fazer qualquer pagamento antecipado por nenhum serviço financeiro, e denuncie empresas que solicitem o depósito antecipado de valores referentes à liberação de dinheiro, para que sejam investigadas e punidas antes que outras pessoas sejam vítimas deste golpe.
– Sempre desconfie e busque mais informações
Além de todos estes cuidados, outro ponto importante para se evitar que seja vítima de golpes financeiros é manter sempre muita atenção aos serviços utilizados, páginas acessadas e, principalmente, desconfiar de qualquer oferta que lhe pareça demasiadamente atraente.
Embora pareça algo excessivo, esta desconfiança é o que fará com que se busque mais informações e se atente a detalhes que podem revelar a real intenção de pessoas na internet. Assim, a chance de que se caia em golpes financeiros é muito menor, pois você passará a ser uma pessoa mais atenta ao utilizar serviços financeiros de forma digital.
Agora que você sabe como se prevenir e evitar cair em golpes financeiros, coloque este conhecimento em prática em seu dia a dia e tenha uma segurança muito maior na forma como lida com o dinheiro, especialmente em ambientes virtuais, nos quais seus dados devem ser ainda mais bem protegidos.
Para saber ainda mais sobre como manter a sua segurança financeira e evitar cair em golpes, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, desde serviços que podem ser utilizados para a sua segurança financeira, até maneiras de controlar melhor o seu orçamento familiar e se manter longe das dívidas!