Dúvidas frequentes sobre renda variável

A maior facilidade de informação e acesso a diferentes plataformas simplificadas de investimento fez um número cada vez maior de pessoas passar a se interessar por este assunto, em busca de conseguir fazer o seu dinheiro render mais.

imagem de duvida

No entanto, por ser algo ainda bastante novo a muitas destas pessoas, é completamente compreensível que ainda existam dúvidas a serem solucionadas a respeito dos investimentos, especialmente no que diz respeito aos investimentos de renda variável, que são alguns dos mais complexos disponíveis atualmente.

Assim, é importante que se solucione todas estas dúvidas para que se possa avaliar melhor, e cuidadosamente, se este é o tipo de investimento mais indicado para você, de acordo com a sua realidade financeira.

Para ajudar você nesta tarefa de conhecer melhor a renda variável e acabar de vez com as suas dúvidas, confira a seguir quais são as dúvidas mais comuns a respeito deste tipo de investimento, bem como as suas respectivas respostas:

O que é a renda variável?

De uma forma simples de ser compreendida, a renda variável diz respeito a todos os tipos de investimentos aos quais não se pode ter uma certeza absoluta a respeito de qual será o retorno de seu investimento inicial. Ou seja, é um tipo de investimento mais ousado, pois pode render pouco dinheiro, ou mesmo fazer com que se perca alguma quantia de acordo com o momento atual da economia e diversos outros fatores.

Desta maneira, a renda variável se difere da renda fixa, que são os investimentos em que se possui um conhecimento prévio de qual será o seu retorno de acordo com o investimento inicial realizado. Exatamente por conta disso é que a renda variável é mais indicada para pessoas com maior experiência no mercado de investimentos.

Quais são os principais tipos de investimentos de renda variável?

Outro questionamento bastante comum é a respeito de quais são os tipos de investimentos que podem ser caracterizados como investimentos de renda variável. Qualquer investimento que tenha o retorno indefinido pode se enquadrar neste tipo de investimento, mas existem alguns que são os mais conhecidos.

Um dos principais investimentos de renda variável são as ações, que podem ser compradas e vendidas de acordo com a variação de seu preço e o planejamento de cada investidor. Como o preço de ações depende de diversos fatores e está sempre em constante atualização, este é um dos principais tipos de investimentos de renda variável.

Outro tipo de investimento de renda variável é o fundo de ações, no qual os investimentos e compras de ações são feitos de forma coletiva, para reduzir custos e diminuir riscos dos investidores. Além disso, existe ainda o fundo imobiliário, no qual o investimento é referente ao recebimento de alugueis, sem que seja necessário ao investidor realizar a compra de imóveis.

É possível prever a variação deste tipo de investimento?

De uma maneira exata, é impossível prever o que acontecerá com uma renda variável, pois qualquer tipo de mudança no mercado financeiro pode impactar este tipo de investimento, bem como o seu retorno. No entanto, isso não significa que fazer um investimento em renda variável seja uma aposta completamente no escuro.

Isso porque existem estudos e trabalhos voltados ao acompanhamento das movimentações do mercado, de forma que os investidores possam ter uma noção dos indícios do mercado. Ou seja, embora não seja possível prever com certeza o seu retorno, há a possibilidade de determinar quais são os investimentos com maiores chances de sucesso na renda variável.

Qualquer pessoa pode fazer investimentos em renda variável?

Quanto à possibilidade de se fazer um investimento em renda variável, sim, qualquer pessoa pode fazer um investimento em renda variável, desde que tenha uma conta em uma plataforma que oferece este tipo de serviço. Atualmente, muitos bancos e carteiras digitais oferecem acesso ao home broker, local na plataforma em que os investimentos são realizados.

No entanto, para que se comece a fazer investimentos em renda variável, o mais recomendado é que se tenha alguma experiência e conhecimento a respeito deste tipo de investimento.

Ou seja, se você deseja começar agora a investir o seu dinheiro, o ideal é que busque por investimentos mais seguros, com riscos baixos, além de buscar por cursos e palestras de especialistas a respeito de renda variável para, no futuro, poder optar por esta alternativa.

Vale a pena investir em renda variável?

Com tantos riscos e a possibilidade de lucros pequenos, ou mesmo de prejuízos em seus investimentos, é compreensível que muitas pessoas se questionem se o investimento em renda variável vale mesmo a pena ou não. Neste caso, é preciso que se leve em consideração um outro ponto muito importante, que é a possibilidade do retorno elevado.

Da mesma forma que o risco de prejuízo existe, há, também, uma chance bastante considerável de que os lucros sejam maiores do que qualquer outro tipo de investimento. Assim, assumir o risco ao investir em renda variável pode ser algo muito positivo, se feito com o devido conhecimento e cautela, para que se avalie os investimentos com maiores chances de retorno positivo.

Isso não significa, no entanto, que se deva fazer investimentos em renda variável na espera de retornos exorbitantes logo de cara, pois isso acontece na mesma proporção que o risco assumido, de forma que apenas investidores experientes e com um bom capital disponível possam assumir estes riscos sem se complicar financeiramente em caso de prejuízos, por exemplo.

Qual corretora utilizar para fazer os seus investimentos?

Atualmente existe um grande número de corretoras que disponibiliza os seus serviços para a realização de investimentos em renda fixa ou variável. Até mesmo por meio de bancos e carteiras digitais é possível fazer este tipo de investimento por meio de aplicativos de forma muito fácil e rápida.

Assim, depende de cada pessoa buscar a corretora com a qual mais se identifica, e que oferece maiores facilidades para você controlar o seu dinheiro e fazer os seus investimentos de renda fixa ou variável.

Agora que você conhece um pouco melhor a renda variável e sabe a resposta de muitas das perguntas mais frequentes sobre este tema, coloque este conhecimento em prática e avalie se você já está pronto para começar a fazer este tipo de investimento, de modo que possa fazer o seu dinheiro render ainda mais.

Para conhecer melhor a renda variável e todos os demais tipos de investimentos disponíveis atualmente, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, os quais poderão ajudar você a cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar quaisquer tipos de problemas financeiros!