Por que não é possível pegar empréstimo com conta poupança?

Solicitar um empréstimo nem sempre foi um processo fácil e muito menos acessível, tendo em vista que só podia recorrer a essa alternativa de crédito quem tinha um comprovante de renda (que fosse de um valor considerável para isso) e quem não tivesse nenhuma restrição no nome. Isso sem contar o tempo que se levava para ir até uma agência bancária e esperar pelo atendimento até conseguir entregar todos os documentos e finalmente assinar o contrato de efetivação do empréstimo.

empréstimo com conta poupança

Quem já passou por isso, alguns anos atrás, sabe muito bem o quanto era trabalhoso e se precisasse passar de novo, pensa duas vezes antes de decidir por essa opção. Mas a realidade mudou, felizmente, não é mesmo? Hoje o empréstimo pessoal continua sendo uma das alternativas de crédito mais viáveis e mais fáceis para a maioria das pessoas.

A parte mais burocrática de tudo isso não existe mais, afinal, agora é possível solicitar empréstimo por meio da internet, com apenas alguns cliques, sem precisar sair de casa. No entanto, existem algumas exigências que ainda permanecem, como por exemplo, a necessidade de ter uma conta corrente para receber o dinheiro, uma vez que não é permitido o depósito de empréstimo em conta poupança.

Você é daqueles que se perguntam também o porquê dessa exigência? Pois suas dúvidas acabarão agora, depois de você ler esse artigo! Continue aqui e entenda por que não é possível pegar empréstimo com conta poupança.

A razão pela qual a conta poupança não pode ser usada para solicitar empréstimo

Bem, o motivo pode parecer um tanto óbvio, mas como o número de pessoas que ainda pesquisam sobre isso e questionam esse ponto junto às agências é consideravelmente grande, vamos lá.

A conta poupança, como o próprio nome já diz, não foi feita para ser utilizada para transações bancárias, e sim, para poupar as suas economias. A conta caracterizada para tais movimentações, principalmente se tratando de um alto valor, é a conta corrente. Aliás, você paga taxas por isso.

Com a conta corrente você pode fazer todas as transações, inclusive solicitar não apenas o empréstimo pessoal, como o cheque especial. Já na poupança, você só pode usar o valor real acumulado e para sacar uma grande quantia de uma só vez, é preciso comunicar os gerentes da sua conta, tendo em vista que existe um limite diário.

Não é só a conta poupança que não pode ser utilizada para pedir empréstimo pessoal, e já que estamos falando nisso, vamos apresentar quais são as contas impossibilitadas para esse tipo de crédito para que você não tenha mais nenhuma dúvida.

A conta salário, que é bastante comum a maioria das pessoas ter e querer utilizar para essa finalidade, também não pode ser utilizada, pois ela é feita apenas para receber salário, aposentadoria, ou outros valores, desde que sejam pagos pela mesma entidade.

A conta benefício, que é comum para quem recebe algum tipo de benefício do governo, também não pode ser utilizada para requerer um empréstimo, pois ela só recebe depósitos da previdência.

Agora, vamos falar de outra conta, que é um tipo de conta corrente, que pode ser o meio para solicitar e receber o dinheiro do empréstimo pessoal, que é a conta universitária. Esse é um tipo de conta corrente e na maioria das vezes, é aceita pelas instituições, mas não é uma regra. Algumas entidades podem possuir restrições e não permitir que o empréstimo pessoal seja feito com uma conta universitária.

Não há nenhuma chance de solicitar um empréstimo com uma poupança?

Você é daquelas pessoas insistentes que acreditam que é possível ter uma saída para tudo? Pois você está de parabéns por ter chegado até aqui! E agora vem a recompensa: sim, existem alguns meios para conseguir um empréstimo por conta poupança. Quer saber como?

Falamos no início desse artigo sobre a forma que a internet tem reformulado o nosso dia a dia e facilitado muitas das nossas atividades. E apesar de continuar valendo a regra de que não é possível solicitar empréstimo pessoal com uma conta poupança, há alguma exceções.

Tendo em vista que não são todas as pessoas que possuem esse tipo de conta, algumas instituições financeiras oferecem alternativa de crédito pessoal sem exigir a conta corrente. Para isso, é preciso pesquisar quais são as instituições que abrem essa exceção e conhecer as propostas de cada uma delas.

Isso porque com a retirada da exigência da conta corrente, são cobrados outros fatores como, por exemplo, o comprovante de renda. Algumas modalidades de empréstimo pessoal podem ser tranquilamente feitas sem comprovante de renda, mas nesses casos, é preciso apresentar o extrato bancário da sua conta corrente para comprovar que você tem condições de arcar com as parcelas.

Além das exigências, que podem ser maiores, solicitar o empréstimo pessoal utilizando uma conta poupança tem também um limite. As financiadoras que oferecem esse tipo de crédito estipulam um limite do valor total a ser recebido e mesmo que você consiga comprovar que é capaz de pagar por um valor maior, terá que respeitar esse limite.

Como abrir uma conta corrente?

Você já sabe que, apesar de mais difícil, existe um caminho para solicitar um empréstimo pessoal com uma conta poupança, mas como você mesmo pode ver, as exigências são maiores e há um limite de crédito, que dependendo da sua necessidade, pode não ser suficiente. Por isso, ter uma conta corrente pode ser a melhor alternativa, afinal, além da hora do empréstimo, você pode precisar de uma a qualquer momento. Sabendo disso, confira a seguir, como abrir uma conta corrente. Você pode fazer tudo isso através da internet, sem precisar sair de casa. O primeiro passo é escolher uma agência. Se já tiver alguma da sua preferência, ótimo! Ou então, faça uma breve pesquisa para encontrar a sua preferida. Já que está fazendo pela internet, você pode optar pela conta eletrônica, que não possui taxas, mas você só poderá utilizar os canais eletrônicos para acessá-la. Procure saber bem antes de escolher o tipo de conta corrente, pois cada uma delas possui as suas especificidades. A eletrônica, por exemplo, não lhe dá direito a cheque. Você pode optar pela conta corrente convencional, que oferece atendimento também pelos meios não eletrônicos, como telefone e pessoalmente. Nestes casos, é cobrado o valor de uma taxa. Depois de decidir, é só enviar os documentos solicitados e aguardar a aprovação da abertura da sua conta. Você receberá os seus dados de acesso e em alguns dias, receberá o cartão o endereço que informar. Viu só como é fácil? Quer saber mais sobre empréstimos e conhecer mais sobre condições de crédito pessoal? Acesse nosso site: AnjoCred!