Recorrer a um empréstimo para refinanciar uma dívida vale a pena?

Um dos maiores problemas que acometem um grande número de pessoas no Brasil são as dívidas, sendo estas as responsáveis pela maior parte das preocupações relacionadas à estabilidade financeiras da população, de modo que muitas destas pessoas passem a ficar com o nome sujo no mercado.

Isso acontece por uma série de fatores distintos, que fazem com que as pessoas passem a sofrer com dívidas maiores do que seu poder aquisitivo, de modo que o pagamento destes débitos precise ser adiado, o que acarreta em juros ainda maiores, levando a um aumento da dívida e uma consequente maior dificuldade para que esta conta seja totalmente paga.

Dentre estes fatores, um dos principais está a dificuldade de muitas pessoas de realizar um controle real sobre suas finanças, fazendo com que frequentemente tenham que recorrer ao uso do cartão de crédito ou do limite de cheque especial oferecido por instituições bancárias.

Isto se torna um problema muito grande devido às altas taxas de juros cobradas por cartões de créditos e instituições financeiras, o que torna o pagamento completo da dívida muito difícil, obrigando as pessoas a realizarem o pagamento de um valor mínimo da fatura destas contas, acarretando em mais um acúmulo de juros que leva a um constante aumento da dívida.

Aliado a isso, está o fato de que a grande maioria da população não mantém uma reserva financeira para que possa suprir gastos circunstanciais, os quais não são incluídos nas contas rotineiras. Assim, ao se deparar com imprevistos como acidentes, problemas de saúde ou necessidades urgentes, estas pessoas não possuem alternativas, a não ser o uso destes cartões de crédito ou limites especiais.

Desta maneira, com as dívidas sendo um dos principais problemas para grande parte da população atualmente, uma das melhores soluções para escapar deste pesadelo e conseguir voltar a obter um maior controle de sua vida financeira é a realização de um empréstimo financeiro.

As situações em que um empréstimo financeiro vale a pena

O empréstimo é algo visto, ainda hoje, por muitas pessoas como algo a ser evitado, de modo que se pense que pode gerar complicações com relação ao seu pagamento. No entanto, é preciso que se veja os empréstimos financeiros não mais como um problema, mas como uma solução que pode contribuir para que se livre das dívidas.

Desta maneira, em algumas ocasiões, a realização de um empréstimo pode ser muito positiva se estudada cuidadosamente e realizada com a devida atenção a seu poder financeiro, adequando-o a seu orçamento e eliminando as suas dívidas.

Assim, confira a seguir quais são as situações em que vale a pena recorrer a um empréstimo para refinanciar ou quitar uma dívida e ficar, novamente, com o nome limpo no mercado:

Eliminar dívidas de cartões de crédito ou cheque especial

Como mencionado anteriormente, as dívidas de cartões de crédito e cheque especial são as que possuem as mais altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras, sendo assim as primeiras a serem pagas para eliminar as maiores dores de cabeça causadas pelas dívidas.

Desta forma, com a realização de um empréstimo para que se possa pagar estas dívidas, é possível realizar o pagamento de uma dívida com juros muito menores aplicados ao empréstimo, e adequar estes pagamentos ao seu orçamento, facilitando assim que suas dívidas sejam completamente liquidadas em um período muito menor.

Dívidas com juros maiores que os do empréstimo

Além dos juros de cartões de crédito e cheque especial, existem outras dívidas que possuem juros bastante altos, o que impossibilita que sejam completamente pagas, levando a um grande tempo e maior valor gasto pelas pessoas para que possam tentar pagá-las.

Nestes casos, também devem ser analisados os valores de juros dessas dívidas e de suas respectivas parcelas, de acordo com suas possibilidades financeiras, bem como os juros de empréstimos, que podem ser menores, sendo assim mais atrativos ao público.

Assim, quando os juros do empréstimo forem menores que os de suas dívidas, a realização de um empréstimo financeiro é bastante atrativa, podendo representar um gasto muito menor para que se possa quitar todas as suas dívidas e se ver novamente livre de débitos em seu nome.

Quando há a necessidade de se limpar o nome

Uma das piores consequências das dívidas é o nome sujo no mercado, uma consequência da inadimplência que restringe de forma muito grande as possibilidades de que as pessoas possam fazer novas compras ou realizar financiamentos, concursos públicos, entre outras ações.

Nestes casos, quando há a necessidade de se realizar alguma ação que pode ser impossibilitada pelo nome sujo em decorrência das dívidas, a realização de um empréstimo é uma boa opção, pois permite o pagamento destas dívidas e a manutenção de um nome limpo no mercado, com o pagamento do empréstimo sendo feito de acordo com a situação financeira de cada pessoa, adequando o pagamento ao seu orçamento.

Descontos para pagamentos antecipados

Uma das práticas mais adotadas por empresas e órgãos reguladores do mercado é o desconto por pagamento antecipado de dívidas, visando sempre facilitar o pagamento para que as empresas possam receber o valor e os clientes tenham, novamente, seus nomes limpos no mercado.

Em alguns destes benefícios, os descontos podem chegar até a 90% do valor completo da dívida, fazendo com que as condições facilitadas de pagamento beneficiem de forma exponencial os clientes, que podem economizar e eliminar as dívidas que comprometem seu orçamento.

Nestes casos, quando existem as ofertas de descontos das empresas para seus devedores, a realização de um empréstimo para o pagamento da dívida é uma opção muito positiva, permitindo que seja obtido o dinheiro para o pagamento facilitado da dívida, com pagamento em parcelas que se adequem ao orçamento de maneiras mais fáceis de serem pagas.

Em qualquer uma destas situações, nas quais um empréstimo pode contribuir para melhorar a sua saúde financeira, sua realização deve ser considerada para que seja possível ao público se livrar das dívidas e de todas as suas consequências negativas, sempre levando em conta as melhores condições de pagamento e taxas de juros aplicadas pelas empresas que realizam estes empréstimos financeiros.

Além disso, os empréstimos devem ser realizados sempre em instituições financeiras de confiança, nas quais seu dinheiro estará garantido e possa, de fato, evitar qualquer dor de cabeça causada por dívidas ou outros problemas financeiros.

Para saber mais sobre empréstimos, suas condições, bem como outros assuntos a respeito de oportunidades financeiras e possibilidades de livrar-se das dívidas, entre no site da AnjoCred e fique por dentro de todas estas informações e muito mais para saber como administrar seu dinheiro e contar com uma saúde financeira muito mais estabilizada.