Entenda como anda o mercado imobiliário com a pandemia

A pandemia causada pelo Covid-19 pegou ao mundo todo de forma completamente surpreendente, pois trouxe efeitos que ainda não haviam sido vistos pela geração atual. E isso não se limitou apenas em como a doença se espalhou rapidamente e contagiou milhões de pessoas ao redor do globo, pois todos os tipos de serviços e áreas foram afetados.

Nesse cenário, a economia mundial sentiu os todos os efeitos negativos, uma vez que muitas pessoas se viram, de maneira abrupta, sem poder exercer seu trabalho, com sua fonte de renda comprometida ou mesmo sem um emprego para se manter financeiramente.

Dentro da economia, as diversas áreas e segmentos também sofreram com este efeito negativo da pandemia. No entanto, cada área precisou se adaptar de maneira diferente, com toda uma busca por uma reinvenção em seu modo de trabalho para que se pudesse, ao menos, minimizar os efeitos da pandemia e da consequente crise econômica.

Um dos setores mais importantes da economia sempre foi o setor imobiliário, que movimenta muito dinheiro anualmente e que representa grande parte do cenário econômico e dos investimentos realizados. Assim, é importante conhecer a real situação atual deste mercado para evitar que se tome decisões equivocadas o se tenha dúvidas a respeito de como proceder neste segmento comercial.

Saiba como está o cenário atual do mercado imobiliário

Algo muito comum por conta da pandemia é a imaginação de que todos os segmentos estão em dificuldades e com um cenário negativo. No entanto, isso não acontece com o mercado imobiliário, que, diferentemente de outros setores, passa por um momento muito positivo, ao contrário do que se poderia imaginar.

Isso pegou até mesmo os especialistas de surpresa, pois com a chegada da pandemia muitos imaginavam um cenário diferente, com o mercado imobiliário praticamente estagnado. Para que se tenha uma melhor visualização deste momento positivo, o aumento na venda de imóveis foi próximo de 1% no primeiro semestre do ano.

Além disso, a busca por financiamentos imobiliários aumentou em quase 65%, o que significa que muitas pessoas e famílias buscaram, durante a pandemia, a chance de financiar seus imóveis e conseguir uma residência melhor do que a sua atual.

Entre os fatores que podem ter proporcionado este cenário positivo para o mercado imobiliário, um dos mais importantes foi a queda da taxa Selic, que permitiu que as pessoas realizassem este financiamento imobiliário com juros mais baixos do que os existentes antes da pandemia.

Outro fator que, aliado aos juros mais baixos, impulsionou o mercado imobiliário, foi que as empresas deste setor passaram a oferecer condições facilitadas de acesso a crédito imobiliário. Assim, mesmo as pessoas que encontraram dificuldades na compra de seu imóvel anteriormente, puderam realizar este sonho durante o período de pandemia.

No entanto, um dos pontos considerados mais importantes para o bom momento do mercado imobiliário está nas próprias características da pandemia: o isolamento social. Por conta da necessidade de ficar mais tempo em casa, com seus familiares, muitas pessoas se deram conta de que precisavam de um imóvel maior ou melhor do que o seu atual.

Assim, com estes três fatores potencializados pelo período estendido de pandemia, é compreensível que o mercado imobiliário tenha mantido bons resultados mesmo com a economia mundial em um momento mais delicado e com dificuldades financeiras por grande parte da população.

Ou seja, o momento atual do mercado imobiliário é muito bom, de forma que os investimentos neste setor são alguns dos mais atrativos dentre todos aqueles que podem ser realizados neste momento. Além disso, a expectativa de que este cenário se mantenha fortalecido é uma forma de enxergar que a economia mundial pode seguir o mesmo caminho e chegar a um momento positivo no período pós-pandemia.

O que esperar do mercado imobiliário em um futuro próximo

Como o próprio momento atual do mercado imobiliário comprova, é preciso que se tenha muito cuidado com as projeções e expectativas para o futuro. No entanto, com a chegada da vacina contra a Covid-19 e a expectativa de que a economia mundial tenha uma melhora, é possível saber como o mercado imobiliário irá se comportar.

De uma maneira geral, existem alguns aspectos que deverão se tornar ainda mais comuns no mercado imobiliário depois deste período de pandemia. A seguir, confira quais são os principais pontos que deverão ser considerados e que podem permitir um melhor desempenho deste mercado no futuro:

– Casas mais adaptadas ao trabalho home office

Uma grande parte dos trabalhadores precisou se adaptar às mudanças e restrições impostas pelo período de quarentena durante a pandemia. Desta maneira, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, no sistema de home office, para que não tivessem seu trabalho suspenso neste período.

Como isso demonstrou que é uma alternativa muito positiva tanto para as empresas quanto para os profissionais, é natural que se tenha mais pessoas interessadas em comprar casas ou apartamentos com espaços reservados ao trabalho home office, de forma que os imóveis com esta característica possam ser vendidos mais rapidamente.

– Mudança no aspecto dos imóveis mais procurados

Além da necessidade de se trabalhar em casa, a pandemia trouxe uma nova realidade para muitas pessoas, que é a de dividir o espaço com outras pessoas de sua família. Com isso, o futuro do mercado imobiliário deve ter uma oferta maior de imóveis com espaços de áreas comuns, para que se mantenha este hábito no futuro.

Isso serve tanto para casas quanto para apartamentos, os quais serão mais procurados de acordo com o seu tamanho e com áreas como salas de televisão ou sala de jantar, por exemplo, onde seja possível passar tempo com amigos e familiares.

– Maior valorização dos imóveis longe dos grandes centros

Por muito tempo, os imóveis mais próximos aos grandes centros comerciais foram os que mais atraíram as pessoas, por conta de toda facilidade de acesso a locais de trabalho e lazer, por exemplo. Mas, com as pessoas por mais tempo em casa, estes aspectos perderam grande parte de seus atrativos.

Com isso, os imóveis mais afastados dos grandes centros deverão se valorizar ainda mais, pois permitirão que as pessoas tenham maior tranquilidade em seu dia a dia, uma vez que não precisarão se deslocar com tanta frequência aos seus escritórios e sedes empresariais.

Para acompanhar ainda melhor a evolução do mercado imobiliário e a forma como a economia se recupera do período de pandemia, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas que lhe permitirão cuidar ainda melhor do seu dinheiro, fazer melhores investimentos e evitar problemas financeiros como o acúmulo de dívidas e a inadimplência, além de suas terríveis consequências negativas!