A compra de um carro pode ser a realização de um sonho para muita gente, mas é importante saber que a sua aquisição inclui não só o seu valor, mas também outros custos, como a apólice de seguro. Mais do que uma prevenção, o seguro de automóvel hoje, é uma necessidade, tanto pela proteção contra roubos e acidentes quanto pelos inúmeros benefícios que podem vir embutidos nele.
Apesar das vantagens de ter um seguro de automóvel, é preciso saber com clareza todos os detalhes que envolvem a sua franquia. Nem sempre os corretores informam os detalhes, que podem trazer surpresas desagradáveis a quem o adquiriu. Entenda como funcionam os preços e como aproveitar ao máximo e da melhor forma o produto.
O que é um seguro de carro?
A contratação de um seguro de automóvel não deve ser feita por impulso, mas após uma boa pesquisa e cotação. É preciso ter cuidado, para não se deixar levar por propostas muito convidativas e sedutoras, mas que encobrem contratos incompatíveis com sua realidade e até mesmo cheio de ciladas.
Só depois de receber todas as cotações e benefícios inclusos, é possível mensurar qual dos seguros é realmente mais vantajoso ao seu estilo de vida e poder aquisitivo. Após a escolha e a confirmação do interesse diante da seguradora, ela tem um prazo máximo de 15 dias, de acordo com a lei, de confirmar a contratação, após análise de risco com o negócio. A seguradora pode até mesmo recusar a proposta, se ela entender que os riscos vão além do seu limite.
Após a aprovação, o segurado paga o valor acordado do prêmio, e a partir de sua comprovação a empresa já fica comprometida a indenizar o segurado, em caso de sinistros definidos no contrato, que também é chamada de apólice. Tudo deve estar bem explicitado em contrato, para evitar surpresas.
Mesmo parecendo simples, grande parte das pessoas desconhecem como funciona um seguro de automóvel, se atendo apenas as informações dadas pelo corretor. Todos sabem que ele é um serviço criado para proteger a pessoa que o contrata, assim como o seu carro, tanto dentro de riscos previsíveis como em situações inesperadas.
Dentre os principais riscos identificados estão os roubos, acidentes e danos mecânicos, com ou sem perda total. A seguir, podem vir inclusos outros benefícios, como o suporte 24 horas durante sete dias por semana, conserto de carro de terceiros envolvidos em batidas, assistência médica emergencial, entre outros.
Como se chega aos valores de um seguro de automóvel
O valor de um seguro de automóvel não é fixo e não é padronizado, mas avaliado de acordo com o resultado da análise de risco minuciosa sobre o segurado. É exigida uma série de documentos e feita uma vistoria no veículo a ser segurado, cuja agilidade em sua realização também acarretará rapidez no retorno. Pode ser necessária, a exigência de outros tipos de documentos e até mesmo uma segunda vistoria até sair o resultado, o que é natural quando é detectado um risco potencialmente alto.
A avaliação considera várias questões, tais como:
- Análise da garagem: Há um grande diferencial para carros que ficam em garagens com segurança e os carros que ficam estacionados na rua;
- Perfil do motorista: Há uma pesquisa constante sobre os tipos de pessoa que mais se envolvem em acidentes, que são definidos por gênero, idade, classe social e até mesmo estado civil. O tempo da carteira de motorista e quantas pessoas dirigem o carro;
- Utilização: Há pessoas que compram um carro apenas para passear com a família nos fins de semana, enquanto outros o utilizam diariamente. Há ainda a avaliação do tipo de estrada em que trafega diariamente, se há perigos de violência no trajeto, o uso é comercial, entre outros;
- Veículo: Há carros com maior índice de roubos do que outros. Os mais esportivos, com maior potência e velocidade, são os mais roubados, consequentemente, com os seguros mais caros. O mesmo ocorre com acessórios originais, modelos mais novos e com preços mais altos no mercado;
- Ruas e bairros: Se o segurado mora em área de risco ou com grande incidência de roubos, o valor do seguro será bem mais alto do que os que estão em locais com menos.
Após o resultado de todos esses aspectos, da documentação e de como está o veículo, o seguro é aprovado e o segurado deve escolher se pagará em parcelas ou a vista pelo prêmio. O principal objetivo do segurado é garantir a indenização integral, quando o carro é roubado ou furtado sem ser encontrado, tem perda total em uma batida ou pega fogo. Esse tipo faz o pagamento da indenização 30 dias após a entrega de todos os documentos exigidos.
Já os danos parciais, incluem consertos de várias proporções, a partir da aprovação do sinistro. Em geral, a seguradora possui oficinas credenciadas e que são indicadas para realizar os reparos e o tempo de entrega pode variar de acordo com a complexidade do conserto. Nesses casos, é necessário pagar uma franquia, ou seja, um valor em dinheiro determinado na apólice pago quando o carro apresentar dano.
A franquia é um estímulo ao motorista, para que ele realize uma direção mais segura e com o mínimo risco. Como é preciso desembolsar parte do dano do veículo, o segurado pode se precaver e oferecer mais atenção ao carro e sua condução. Ela também é uma segurança para a própria apólice, que garante ao segurado que o valor do prêmio não será movimentado para reparos menores.
Para diminuir os valores de um seguro de automóvel, é importante ter conhecimento real das suas necessidades. De nada adianta pagar um valor a mais sobre serviços que não serão utilizados, e em caso de renovação, muitas empresas aceitam oferecer descontos ou benefícios adicionais gratuitos. O mesmo ocorre para bons pagadores, que não só pagam em dia, como ainda atraem novos clientes, a partir de sua satisfação como cliente.
O seguro pode ser negado caso exista inconsistência na documentação, alto risco de roubo ou restrição técnica. É importante lembrar também, que a maior parte dos seguros não cobrem acidentes causados por desastres naturais, como enchentes, quedas de árvores e terremotos ou danos causados por terceiros como batidas e quedas.
Os valores de um seguro de automóvel não são fixos, mas decididos após a análise rigorosa do perfil do futuro segurado e seu carro. Há vários tipos de seguro, e os valores também são bem diferenciados, identificados de acordo com as necessidades e o estilo de vida do segurado. Para entender como são identificados os preços e evitar cair em ciladas, venha ao nosso site!
CTA: Há muitas dúvidas sobre as variações de preços sobre o seguro de automóveis, que são determinado por uma série de fatores que incluem o perfil do motorista, o tipo de carro e até o seu trajeto cotidiano. Conheça mais sobre as variações dos preços de seguro através do site da Anjocred!