Está difícil economizar? Saiba o que fazer

Economizar dinheiro e conseguir montar uma reserva de emergência, se livrar de dívidas e demais problemas semelhantes é algo que todas as pessoas desejam. No entanto, conseguir economizar é algo que pode ser muito mais difícil do que se pode imaginar, de forma que muitas pessoas simplesmente não consigam fazer isso em seu dia a dia.

Desta maneira, com a dificuldade de economizar e gastos elevados, há uma chance muito maior de enfrentar dificuldades financeiras, como o acúmulo de dívidas, a inadimplência e todas as suas consequências. Ou seja, por mais difícil que isso possa parecer, economizar é algo que deve ser feito, pois pode ser a diferença para o futuro de sua vida financeira.

Felizmente, existem algumas dicas bastante simples, mas que podem fazer com que seja um pouco mais fácil conseguir economizar dinheiro em seu dia a dia, de forma que se possa ter um resultado muito melhor ao final do mês.

A seguir, confira quais são algumas destas dicas e saiba o que fazer para conseguir economizar, por mais difícil que isso possa parecer em seu dia a dia:

– Saiba qual é a sua realidade financeira

Por mais que realmente seja difícil economizar, muitas vezes esta dificuldade se deve a uma tentativa de viver de maneira que não condiz com a sua realidade financeira. Ou seja, para tentar manter aparências e status social, algumas pessoas gastam dinheiro com coisas supérfluas, que não lhe acrescentarão conforto ou facilidades no dia a dia, e ainda podem consumir uma parcela grande de seu orçamento.

Assim, o primeiro passo para conseguir economizar de maneira mais facilitada é avaliar qual a sua real condição financeira, de acordo com os seus ganhos e seus gastos. Isso permitirá identificar quais são os tipos de gastos e ações realizadas que não condizem com a sua realidade financeira, de modo que sejam os primeiros a serem eliminados e, assim, gerar uma boa economia ao seu orçamento.

– Diminua os gastos com contas básicas

As contas básicas são aquelas de itens considerados essenciais, como água, luz e internet, por exemplo, que não podem ser eliminadas. Mas isso não significa que não possa haver uma boa economia com estes itens, uma vez que as suas contas podem, sim, ser diminuídas de acordo com as suas ações.

Em especial, as contas de água e luz são algumas das que podem ter uma significativa economia, pois são comumente elevadas por conta do uso descuidado e incorreto destes recursos e serviços. Deixar torneiras abertas ou luzes acesas sem necessidade, por exemplo, são fatores que elevam muito as contas básicas de sua casa, de modo que, se eliminados estes hábitos incorretos, estas contas podem ser bem menores.

Diferentemente, a internet é, geralmente, contratada por planos, os quais devem ser contratados de acordo com os eu uso desta ferramenta. No caso de quem trabalha com a internet, pode ser necessário contratar planos mais completos, mas as pessoas que trabalham fora e ficam pouco tempo em casa podem optar por planos mais básicos, de forma que consigam economizar também com esta conta.

– Faça mais refeições em casa

A alimentação, obviamente, consome uma grande parte de seu orçamento, mas é outro fator que permite uma grande economia em seu dia a dia. Em geral, uma grande parte dos gastos desnecessários com alimentação são originados pelo excesso de pedidos de delivery, os quais são mais caros em decorrência de entregas, comidas mais elaboradas, entre outros fatores.

Assim, o ideal é que se considere sempre optar por refeições realizadas em sua casa, com ingredientes e produtos de sua despensa. Isso permitirá economizar muito dinheiro, pois estes ingredientes são bem mais baratos em relação aos alimentos comprados em restaurantes e delivery.

Obviamente, isso não significa que não se possa pedir uma pizza, por exemplo, em um final de semana. Porém, este tipo de pedido de alimentos deve ser visto como algo pontual, e não corriqueiro, o que comprometeria o seu orçamento em razão de seu valor mais elevado.

– Utilize um aplicativo de finanças para ajudá-lo a controlar o seu dinheiro

Um dos erros mais comuns cometidos por quem deseja economizar, mas encontra muitas dificuldades nesta tarefa, é imaginar que se pode controlar os seus gastos apenas com contas de cabeça. Isso faz com que aconteçam muito mais erros por conta de esquecimentos ou cálculos incorretos, o que compromete as suas finanças pessoais.

Desta forma, o ideal é que se faça uso de alguma ferramenta que lhe ajude a controlar os seus gastos, como os aplicativos financeiros, por exemplo. Com o uso destes aplicativos você pode programar a data para o pagamento de todas as suas contas, acompanhar em tempo real a sua situação financeira e saber quanto dinheiro ainda tem disponível.

Alguns destes aplicativos permitem, também, que se inclua uma lista de desejos e objetivos financeiros, para que se saiba quanto deve ser economizado por mês para que se possa cumprir estes objetivos. Isso gera um maior incentivo para que você economize dinheiro, o que ajuda a tornar esta tarefa um pouco mais fácil.

– Opte por fazer você mesmo

Para complementar as formas de tornar mais fácil economizar, uma dica muito importante é que você opte por fazer, você mesmo, as tarefas necessárias em sua casa. Isso permitirá que você economize todo o dinheiro que pagaria a outras pessoas para que realizassem estas ações.

Um exemplo bastante simples é o pagamento de diaristas para a limpeza de sua casa, o que pode acontecer de maneira semanal ou ainda mais frequente. Este é um débito que gera um gasto bastante elevado, de acordo com o valor pago a este profissional, além da frequência com que o serviço é utilizado.

Neste caso, o ideal é que se opte por tirar um dia da semana para fazer você mesmo o serviço que seria pago, como a limpeza de sua casa. Obviamente, isso exige algum trabalho extra, mas pode gerar uma economia bastante significativa em seu orçamento.

Agora que você sabe o que fazer para que seja um pouco mais fácil economizar dinheiro em seu dia a dia, coloque isso em prática e consiga aliviar o seu orçamento para beneficiar a sua saúde financeira.

Para saber ainda mais sobre como economizar dinheiro em seu dia a dia e outras dicas de economia doméstica, visite a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este tema. Além disso, você poderá encontrar informações detalhadas a respeito de muitos outros temas e diversos serviços financeiros, como financiamentos, empréstimos, seguros, cartões de crédito, cálculo de juros e muito mais sobre educação financeira de uma forma geral, para que você cuide ainda melhor de seu dinheiro.