Depois de abrir o seu próprio negócio, e começar a conquistar os seus clientes, o desafio seguinte para os empreendedores é fazer com que o seu negócio comece a lucrar ainda mais. Para isso, é possível colocar em prática diversos tipos de estratégias e ações distintas, em busca de alcançar mais pessoas e fazer com que suas vendas sejam impulsionadas.
No entanto, todas as empresas colocam em prática ações de marketing muito semelhantes, de forma que a diferenciação por parte do público seja mínima. Isso torna importante que se opte por estratégias inovadoras, diferentes das demais empresas, para que, assim, seja possível otimizar a sua captação de clientes e aumentar os seus lucros.
Para que isso possa se tornar um pouco mais fácil de ser colocado em prática, confira a seguir quais são as principais estratégias inovadoras que podem ajudar a aumentar o lucro de seu negócio:
- Personalize as suas vendas
Uma das estratégias inovadoras que podem contribuir para que se tenha um lucro maior é a personalização de suas vendas. Em um primeiro momento isso pode parecer pouco inovador, uma vez que a personalização de produtos já é algo bastante utilizado por diversas empresas dos mais diferentes segmentos.
Porém, neste caso, esta estratégia não se restringe apenas à personalização de produtos, mas sim de todo o processo de venda. Isso significa que sua empresa deve modificar a forma como se comunica com o seu público, para que se sintam mais confortáveis ao longo deste processo, e passem a se identificar com a sua marca, o que contribui para que se tenha uma maior facilidade em sua fidelização de clientes.
Para que isso seja possível, o primeiro passo é saber identificar qual o seu público-alvo, bem como os seus interesses. Desta forma, é mais fácil capacitar seus colaboradores para que consigam utilizar uma linguagem mais próxima deste público, compreender seus interesses e, consequentemente, tornar os seus produtos e serviços mais atraentes para os seus clientes, de modo que se consiga aumentar as suas vendas.
Assim, a inovação inerente ao processo de personalização de vendas não se limita apenas ao produto final, mas abrange toda a experiência de compra de seus clientes, que podem ficar mais satisfeitos e criar uma ligação muito maior com a sua empresa.
- Mais do que presente, esteja ativo nas redes sociais
A presença na internet, e mais especificamente nas redes sociais, já deixou de ser algo opcional e se tornou obrigatório para todas as empresas de qualquer segmento, pois é nestas plataformas que os seus clientes podem ser encontrados. No entanto, não basta que se esteja presente, pois publicações genéricas e simples anúncios podem não ser o suficiente para cativar seus clientes ou impulsionar o seu alcance.
Desta forma, o ideal é que, mais do que a presença de sua empresa nas redes sociais, se mantenha um perfil ativo, e que participe das tendências do momento. Isso fará com que se tenha uma maior relevância dentro destas plataformas, e a sua marca possa chegar a um número muito maior de pessoas, de modo que se consiga captar mais clientes e fidelizar aqueles que já conhecem seus produtos e serviços.
Entretanto, é preciso que esta participação nas redes sociais seja feita de forma bem planejada, e com ações que permitam uma melhor aceitação por parte do público. Sem este cuidado, o efeito pode não ser o esperado, pois publicações que pareçam forçadas podem não gerar uma boa impressão e levar a resultados inexpressivos, sem a atratividade desejada.
- Utilize estratégias de upsell
Uma estratégia que pode inovar as ações de sua empresa é o upsell, que pode ajudar a elevar as suas vendas e ampliar os seus lucros de forma bastante rápida. De maneira simples, essa estratégia diz respeito a uma atualização periódica de seus produtos, com a oferta de opções melhoradas para seu público.
Ao implementar o upsell em seus produtos, mesmo aqueles clientes que já tenham adquirido versões anteriores poderão se sentir tentados a realizar uma nova compra, de modo que tenham um produto melhorado. Obviamente, isso implica em um valor mais elevado destes produtos, o que também contribui para que se tenha mais lucros com estas novas vendas.
Mas, para que esta estratégia possa ser, de fato, bem-sucedida, é preciso que se faça esta atualização de seus produtos apenas após um determinado período, e não de forma recorrente. Além de gerar uma expectativa maior sobre novas versões, isso ajuda a fazer com que se tenha mais vendas de uma determinada versão, antes que as atualizações possam ser implementadas.
- Marketing de influência
Para complementar as estratégias inovadoras que podem ajudar seu negócio a lucrar, é fundamental que se mencione o marketing de influência, uma estratégia que deverá estar cada vez mais em alta ao longo dos próximos anos. Nesta estratégia, o intuito é fazer com que os seus clientes passem a divulgar a sua empresa, bem como os seus produtos e serviços.
Isso pode ser incentivado pela oferta de alguns benefícios aos clientes que realizem esta divulgação e consigam ser efetivos na atração de novos consumidores para a sua empresa. Estes benefícios podem ir desde cupons de desconto, ofertas exclusivas ou mesmo o recebimento de brindes de acordo com o número de compras realizadas pelas pessoas indicadas por seus clientes.
Desta maneira, esta é uma estratégia bastante versátil, e que pode ser implementada de muitas formas distintas em sua empresa, para que se possa buscar os benefícios que gerem maior atratividade a seus clientes. Além disso, o momento da implementação desta estratégia também é importante, para evitar que se possa ser superado por concorrentes que realizem este tipo de ação antes de sua empresa, por exemplo.
Agora que você conhece algumas estratégias inovadoras que podem contribuir para o sucesso de seu negócio, bem como aumentar os seus lucros, avalie quais delas podem se adaptar melhor à sua realidade e ao seu público. Com a implementação destas estratégias, é possível fazer com que sua empresa cresça em menos tempo, e possa atingir um patamar mais elevado dentro de seu segmento de mercado com maior facilidade.
É importante, também, que se mantenha sempre bastante atento ao momento de sua empresa, pois determinadas estratégias podem ter maior efetividade quando aplicadas em determinado período. Além disso, não se prenda a apenas uma estratégia, mesmo que obtenha sucesso, pois sua efetividade pode cair com o tempo, de modo que a inovação deva sempre ser um objetivo para qualquer empreendedor.
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