5 fatos que você precisa saber antes de contratar um seguro residencial

Os seguros são um serviço cada vez mais importante para todas as pessoas, pois garantem uma cobertura financeira que é fundamental em momentos de dificuldades ou imprevistos, os quais podem acometer a qualquer pessoa em diferentes momentos.

fatos-que-voce-precisa-saber-antes-de-contratar-um-seguro-residencial

Dentre os diferentes tipos de seguros disponíveis no mercado financeiro, um dos mais importantes para todas as pessoas é o seguro residencial, que oferece proteção para as residências em situações que podem ir desde roubos, furtos e arrombamentos até acidentes resultantes de causas naturais, como enchentes ou desmoronamentos, por exemplo.

Um dos pontos que torna o seguro residencial ainda mais importante é a possibilidade de economia que este serviço oferece aos segurados, pois nos casos de acidentes e imprevistos, como os citados anteriormente, sempre há a necessidade de que se tenha dinheiro para cobrir e reparar os danos causados. Com o seguro, estes gastos deixam de existir, pois são cobertos completamente pela seguradora, desde que sejam itens cobertos em sua apólice.

Para que esta cobertura seja, de fato, a melhor possível, é sempre estar bem informado e preparado para buscar o melhor seguro possível para a sua residência, com um serviço que atenda exatamente às suas necessidades. Assim, saber o que se deve buscar antes de realizar um contrato de seguro, pode tornar o seu serviço ainda mais eficiente, com a cobertura total de sua residência.

Os principais fatos que devem ser conhecidos antes de se contratar um seguro residencial

Confira a seguir quais são os principais fatos que você deve saber antes de contratar um seguro residencial, para evitar um contrato que não garanta a cobertura necessária quando for necessário, e poder contratar o melhor seguro possível para a sua residência:

– Nunca aceitar a primeira proposta

Uma das principais maneiras de conseguir melhorar as condições de seu seguro é nunca aceitar a primeira proposta recebida, pois, de uma maneira geral, esta não é a proposta mais atraente para o segurado. Em algumas ocasiões, na mesma seguradora é possível obter melhores condições após alguma negociação, com um acordo mais vantajoso para ambas as partes.

No entanto, é preciso sempre que se faça uma pesquisa em ao menos três empresas de seguros diferentes, para conseguir identificar assim aquela que apresenta as melhores condições de seguro, com um bom preço e cobertura completa em casos de necessidade de se acionar o seguro.

– É importante saber quais são as suas reais necessidades

Um dos fatos mais importantes a se saber com relação aos seguros residenciais é o de que este tipo de apólice possui diversas especificações, sempre para oferecer aos clientes a mais adequada para as suas necessidades.

Desta forma, conhecer quais são as suas reais necessidades com relação ao seguro residencial é muito importante para que se contrate o serviço mais adequado, com um investimento no serviço que mais lhe terá utilidade se necessário.

Por exemplo, se sua residência fica afastada de rios e lagos, em um local mais alto de seu bairro, o seguro contra enchentes pode não ser necessário, de forma que seja mais atraente optar por outros tipos de coberturas ao invés desta.

– Conheça a reputação de sua seguradora

Antes de se assinar qualquer tipo de contrato de seguro residencial, é muito importante conhecer a reputação da seguradora escolhida para cobrir a sua residência.

A opinião de outros clientes, especialmente aqueles que já precisaram acionar seu seguro, é uma fonte bastante confiável para saber como a seguradora lida no atendimento aos seus clientes. Isto evita, por exemplo, que se tenha dificuldade de receber a cobertura se você precisar acionar o seu seguro residencial.

Para conhecer esta reputação existem alguns sites que reúnem opiniões de clientes, bem como a própria página desta seguradora em redes sociais, nas quais os comentários tendem a ser feitos por clientes com relação às suas experiências.

– O valor de um seguro residencial

Outro fato muito importante, que deve ser de conhecimento do cliente antes de que realize um seguro residencial, é o valor que deve ser pago por seu seguro, para que não se tenha nenhum tipo de prejuízo.

Em geral, os seguros residenciais equivalem, por ano, a aproximadamente 0,5% do valor total do imóvel, com alguns tipos de seguros mais próximos a 1% deste valor quando são oferecidas coberturas adicionais, por exemplo. Estes valores são referentes a seguros residenciais para casas, pois os seguros de apartamentos são ainda mais baratos, uma vez que estes contam com uma série de serviços de segurança adicionais, como câmeras, porteiros, entre outros.

– Será preciso reavaliar as coberturas de seu seguro de forma regular

Um fato desconhecido por muitos dos clientes de seguradoras é o de que é necessário sempre fazer uma reavaliação nas cláusulas de cobertura do seu seguro. Isto deve ser feito de forma periódica, com uma reavaliação ao menos anual, que irá garantir um serviço mais eficaz de seu seguro residencial.

O objetivo desta reavaliação é identificar possíveis mudanças que tenham ocorrido no período, como, por exemplo, a instalação de novas ferramentas de segurança, como alarmes, ou mesmo se a sua residência foi quitada entre uma avaliação e outra das cláusulas de seu seguro.

Com isto é possível até mesmo renegociar o valor de seu seguro residencial, com a solicitação de uma cobertura mais ampla ou com um valor mais baixo de pagamento deste mesmo seguro. Desta maneira é possível tornar o seguro residencial ainda mais vantajoso para o cliente, mas é importante que não se esconda nenhuma mudança da seguradora, pois isto poderia gerar um bloqueio do pagamento de sua apólice, se solicitado.

Com o conhecimento destes fatos, é possível estar muito mais bem preparado para realizar a contratação do seguro residencial que melhor se adequa à sua necessidade, com um serviço mais completo e que ofereça tranquilidade para você e sua família em qualquer situação que acarrete em problemas em sua residência, desde invasões, roubos e furtos até danos causados por fenômenos naturais. Assim, além da tranquilidade, será possível ainda conseguir economizar o dinheiro que seria gasto no reparo de sua residência, sem precisar comprometer o seu orçamento familiar com este prejuízo.

Agora que você já conhece melhor os principais fatos sobre o seguro residencial, aprimore ainda mais o seu conhecimento a respeito de assuntos do universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, taxas de juros, consórcios, controle de orçamento, e muito mais. Para isto, acesse a página da AnjoCred e leia nossos outros artigos sobre estes e vários outros temas, que lhe permitirão obter um maior controle de seu dinheiro, com a valorização de seu orçamento e até mesmo a oportunidade de conseguir economizar dinheiro para situações emergenciais que podem ser enfrentadas a qualquer momento!