A realização de uma viagem é um desejo comum para muitas pessoas que desejam conhecer diferentes lugares do Brasil ou do mundo, o que torna a busca por sua realização algo muito normal. No entanto, nem todas as pessoas possuem condições de pagar uma viagem completa à vista, o que dificulta a realização deste sonho e as impede de conhecer seus lugares de desejo.
Uma forma de tornar mais fácil e viável uma viagem é a realização de um empréstimo para que se possa pagar por estes dias em um lugar diferente, com o pagamento parcelado posteriormente e acrescido das taxas de juros referente ao banco no qual o empréstimo é realizado.
Esta alternativa do empréstimo torna muito mais possível se fazer uma viagem, mas é preciso sempre ressaltar que é preciso encaixar o pagamento deste empréstimo em seu orçamento, o que gera muitas dúvidas sobre se é ou não uma boa opção a realização do empréstimo para se fazer uma viagem.
Como saber se o empréstimo é ou não uma boa opção para viajar
Confira a seguir alguns pontos que devem ser levados em consideração para você decidir se um empréstimo é a melhor opção para realizar a sua viagem:
1 – Avalie se é realmente preciso realizar o empréstimo para a realização de sua viagem
O primeiro passo para saber se o empréstimo é a melhor opção para a sua viagem é saber se este é, realmente, necessário. Para isto se deve sempre levar em consideração o valor total de sua viagem e o valor do empréstimo necessário, assim como as taxas de juros e o valor a ser pago pelo empréstimo após a realização da viagem.
No caso de o empréstimo cobrir confortavelmente os seus gastos com a viagem, e as parcelas de seu pagamento se encaixarem tranquilamente dentro de seu orçamento, este empréstimo pode ser uma boa opção. Porém, existe a possibilidade de que os gastos durante a viagem possam ser controlados e pagos sem a necessidade do empréstimo; neste caso realizar um empréstimo apenas para gastar mais durante a viagem pode não ser uma opção atrativa financeiramente.
2 – Planeje todos os seus gastos durante a viagem
A melhor maneira de saber se o empréstimo é necessário e se é uma boa opção, é realizar um planejamento bastante detalhado sobre todos os gastos de sua viagem, desde a reserva de hotel, passagens, gastos no local, alimentação, transporte, entre outros detalhes da viagem.
Com este controle será possível se avaliar o total gasto antes de fazer a sua viagem, da mesma forma que se deve fazer com o planejamento do pagamento do empréstimo. Assim você saberá se o pagamento deste empréstimo caberá em seu orçamento, sem comprometer seus demais compromissos, e poderá realizar o empréstimo de forma mais tranquila.
3 – Se programe apenas após conhecer o valor das parcelas de seu empréstimo
Um ponto muito importante para saber se o empréstimo para a realização de uma viagem é uma boa opção é fazer toda a sua programação e planejamento apenas após conhecer o valor das parcelas de seu empréstimo, para que assim você se programe de forma real.
Além disso, é importante que estas parcelas não ultrapassem jamais o valor máximo estipulado por você para que sua viagem possa ser paga, pois ao pagar o empréstimo você estará, na verdade, quitando as contas de sua viagem. Assim, estes gastos mensais devem ser programados para que sejam pagos corretamente dentro do prazo, para que se evite o pagamento de juros e multas por atraso que poderiam comprometer seu orçamento.
4 – Pesquise pelas melhores taxas de juros do mercado para fazer o seu empréstimo
Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao realizar um empréstimo é realizar este serviço na primeira opção de banco em que seu crédito é aprovado. Isto pode fazer com que se pague taxas de juros mais altas, pois apenas com uma boa pesquisa de mercado é possível identificar as melhores taxas e condições de pagamento.
Assim, simplesmente por conta de uma pesquisa prévia, é possível economizar um bom dinheiro no pagamento deste empréstimo, e fazer com que a sua viagem se adeque muito melhor ao seu bolso e sua realidade financeira, sem comprometer sua estabilidade.
Opção de empréstimo para viagem
A realização de um empréstimo, de uma maneira geral, remete ao empréstimo pessoal, o qual permite que o cliente utilize o dinheiro recebido da maneira que melhor lhe agrade de acordo com as suas necessidades. Desta forma, o empréstimo pessoal pode ser utilizado pelo cliente para a realização de sua viagem, sem problema algum.
Porém, já existe no mercado e disponível em quase todas as instituições financeiras, o empréstimo específico para viagem, que pode oferecer melhores taxas de juros de acordo com o crédito e a necessidade do cliente. Este tipo de empréstimo é bastante procurado para viagens emergenciais, ou seja, não planejadas como uma viagem de férias, por exemplo.
Assim, o empréstimo específico para viagem é um recurso que pode ser utilizado na busca por melhores condições de pagamento e por uma adequação da sua viagem à sua realidade e suas condições financeiras, sem que seja preciso abrir mão deste desejo por não poder realizar o pagamento à vista.
Dito isto, se pode afirmar que um empréstimo para a realização de uma viagem pode tanto ser uma boa opção quanto uma opção ruim; o que irá apontar se vale ou não a pena são os custos totais de sua viagem, o valor do empréstimo, as taxas de juros do banco ou instituição financeira em que se faz o empréstimo, valor de suas parcelas, entre outros detalhes variáveis.
Em todo caso, no entanto, é interessante saber que a realização de um empréstimo para viajar é uma possibilidade disponível, que pode ajudar a realizar um sonho ou mesmo em caso de necessidade. O que não se pode é apostar somente neste tipo de ferramenta para realizar a sua viagem, pois pode ser que o empréstimo não se adeque ao seu orçamento.
O mais recomendado, em todos os casos, é que se prepare financeiramente para sua viagem com antecedência, com uma reserva de dinheiro mensal destinada para o pagamento total da viagem e de suas despesas adicionais, pois este meio de pagamento, à vista, pode render inclusive descontos e deixar sua viagem ainda mais barata.
Para saber mais sobre empréstimos e modos de economizar durante uma viagem, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e outros temas, como financiamentos, consórcios, seguros, planilha de gastos, controle de orçamento, reserva de emergência e muito mais para você saber como valorizar ainda mais o seu dinheiro e evitar as dívidas!