A educação financeira é algo que pode ser o diferencial entre uma vida financeira equilibrada e saudável e o acúmulo de dívidas e inadimplência. Assim, é essencial que cada vez mais pessoas tenham acesso a este tipo de educação, para que possam saber como lidar com o seu dinheiro.
No entanto, muitas pessoas ainda não possuem um grande conhecimento a respeito da educação financeira, de modo que podem não saber como aplicar os seus conhecimentos na forma como controlam o seu orçamento. Desta maneira, há um risco maior de que venham a desenvolver diferentes tipos de problemas financeiros em seu futuro.
Para buscar contornar este menor conhecimento a respeito de educação financeira, é possível utilizar algumas ferramentas digitais para que seja mais fácil aplicar este tipo de conhecimento em seu dia a dia. Ou seja, a tecnologia pode ser uma importante aliada para que todas as pessoas possam utilizar a educação financeira em seu benefício e, assim, ficar longe dos problemas financeiros.
Saber quais são as ferramentas digitais que podem ser utilizadas para este objetivo é a melhor maneira de conseguir começar a utilizar estes recursos e conseguir ter os benefícios e vantagens da educação financeira em seu dia a dia.
Desta forma, confira a seguir quais são algumas das principais ferramentas digitais que podem te ajudar a ter uma melhor educação financeira e lidar melhor com o seu dinheiro:
1. Aplicativos financeiros
Uma das principais ferramentas digitais que pode ser utilizada para uma melhor educação financeira, e, consequentemente, para um melhor cuidado com o seu dinheiro são os aplicativos financeiros. Estes aplicativos são extremamente variados, o que permite que se encontrem plataformas para as mais diferentes finalidades.
O controle de seu orçamento, por exemplo, é um dos pontos que podem ser beneficiados pelo uso de aplicativos financeiros. Isso porque a grande maioria destes aplicativos permite que se tenha um acompanhamento em tempo real da forma como o seu dinheiro é distribuído ao longo do mês, para que se perceba os hábitos incorretos que devem ser corrigidos.
Outro ponto positivo do uso de aplicativos financeiros como ferramentas digitais que lhe ajudem com sua educação financeira é que grande parte destes aplicativos possuem um uso gratuito. Assim, não é preciso sequer fazer algum investimento ou ter gastos para que se possa utilizar o serviço destas plataformas, de modo que se adapte a qualquer pessoa que queira melhorar a sua educação financeira.
2. Planilhas financeiras digitais
Além dos aplicativos, outro exemplo de ferramenta digital que permite uma melhor educação financeira e um bom controle de seu dinheiro são as planilhas. Estas ferramentas permitem, em especial, um bom planejamento financeiro e um uso mais adequado de seu dinheiro.
Um dos melhores exemplos de planilhas financeiras digitais que podem ser utilizadas são aquelas montadas em documentos de Excel. Esta plataforma possui a alternativa de atualização automática com todas as suas contas, de modo que não se tenha o risco de erros em suas contas, por exemplo.
Entretanto, as planilhas financeiras montadas em Excel exigem um pouco mais de conhecimento específico a respeito deste tipo de tecnologia. Assim, esta pode não ser uma das melhores alternativas para todas as pessoas, mas isso não significa que estas pessoas não possam utilizar as planilhas financeiras digitais.
Uma boa alternativa são planilhas prontas, disponibilizadas na internet, apenas para que sejam baixadas e utilizadas. Desta forma, as planilhas financeiras digitais são uma ferramenta bastante abrangente e de uso facilitado, que pode ajudar a qualquer pessoa a ter uma educação financeira mais ampla e uma vida financeira mais bem equilibrada.
3. Cursos online
Aumentar o seu conhecimento sobre educação financeira é essencial para que se consiga ter um uso mais consciente do dinheiro e evitar os problemas como acúmulo de dívidas e inadimplência, por exemplo. Assim, os cursos e palestras online são um bom exemplo de ferramentas digitais que podem lhe ajudar nesta tarefa.
Especialmente por conta da pandemia, que impossibilitou a realização de aulas e cursos presenciais, o número de alternativas de cursos online se tornou muito maior, o que permite a quem deseja ampliar seu conhecimento de educação financeira de forma ainda mais facilitada.
Além desta facilidade, os cursos online possuem uma grande diversidade, o que permite que se busque por conteúdos mais especificamente voltados para as questões nas quais você deseja se aprofundar. Desta maneira, se o seu objetivo com estas ferramentas digitais é eliminar gastos desnecessários, ou aprender a fazer um bom planejamento financeiro, por exemplo, é possível encontrar conteúdos específicos sobre estes temas.
4. Carteiras digitais
Embora possa parecer apenas um meio de manter o seu dinheiro armazenado em uma conta digital, as carteiras digitais podem ser vistas como um exemplo de ferramentas a serem utilizadas para ampliar a sua educação financeira. Em especial, isso se deve ao fato de que é possível identificar de forma mais clara a maneira como você utiliza o seu dinheiro ao longo do mês.
Para que se tenha uma comparação, isso não seria possível com ouso de dinheiro físico, o qual pode permitir que se tenha mais gastos descontrolados. Assim, especialmente para as pessoas que pretendem diminuir o gasto de dinheiro e fazer com que se consiga economizar dinheiro ao fim do mês, o uso destas carteiras digitais pode ser uma escolha bastante acertada.
Mais do que isso, o uso de carteiras digitais ainda pode gerar uma enorme facilidade na realização de diversas atividades financeiras, desde simples transferências financeiras até o pagamento de suas contas. Assim, além de permitir que se tenha uma melhor aplicação de sua educação financeira, ainda é possível obter muitas outras vantagens e benefícios em sua utilização.
Com todas estas opções, as ferramentas digitais que podem te ajudar com a sua educação financeira são bastante diversificadas, de modo que você possa obter uma facilidade muito maior na forma como lida com o seu orçamento e com dinheiro de maneira geral. Isso significa que, independente de qual seja a ferramenta escolhida para que você tenha uma melhor educação financeira, os benefícios serão muito grandes.
Agora que você conhece algumas das principais ferramentas digitais que podem lhe ajudar com a sua educação financeira, avalie qual destas opções pode lhe oferecer maior conhecimento e, assim, maiores benefícios e vantagens na sua vida financeira.
Se você deseja saber ainda mais sobre ferramentas digitais e educação financeira em geral, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.
Você poderá encontrar informações sobre serviços como empréstimos, seguros, financiamentos, consórcios, cartões de crédito e diversos outros, além de dicas de como lidar com o seu dinheiro para que não se tenha quaisquer tipos de problemas financeiros no futuro!