Empreender é um desejo de muitas pessoas, e cada vez mais brasileiros se tornam empreendedores com o objetivo de conseguirem ganhar dinheiro com aquilo que gostam, de forma que o trabalho seja mais prazeroso. Mas se tornar um empreendedor não significa que você terá uma condição financeira muito confortável de forma instantânea, pois isso será o resultado de muito trabalho e dedicação.
Desta forma, é muito importante que os empreendedores também saibam como podem economizar dinheiro e se manter longe de quaisquer tipos de problemas financeiros. Assim, confira a seguir algumas dicas importantes, que você deve seguir como guia para poupar o seu dinheiro:
1) Mantenha as suas contas pessoais e profissionais separadas
Um dos primeiros erros que muitos empreendedores cometem, e que podem gerar grandes dificuldades para a sua vida financeira é a junção das contas de seu empreendimento e de sua vida pessoal. Muitas pessoas cometem este erro por imaginar que haverá alguma facilidade, como precisar fazer cálculos apenas uma vez.
Na realidade, isso não poderia estar mais incorreto, pois ao misturar estes valores, o único resultado é uma dificuldade na observação e no cuidado de suas finanças, tanto profissionais quanto particulares. Assim, para que você, empreendedor, possa conseguir poupar dinheiro, é fundamental que se mantenha sempre as suas finanças separadas das de sua empresa.
Em longo prazo, isso poderá gerar tanto uma maior tranquilidade financeira para o seu orçamento familiar, quanto ampliar as chances de sucesso do seu negócio, apenas por conseguir manter uma maior organização financeira.
2) Tenha reservas de emergência para você e para sua empresa
Outro passo importante para que um empreendedor consiga poupar o seu dinheiro é por meio da manutenção de uma reserva de emergência. Na realidade, duas reservas de emergência são necessárias para os empreendedores, uma para a sua vida particular e outra para a sua empresa.
No caso da reserva de emergência de sua empresa, o ideal é que se tenha ao menos os valores de um mês de gastos guardado, para que estas contas possam ser pagas mesmo em casos de dificuldades momentâneas. Isso garantirá que a sua empresa poderá seguir em operação durante qualquer período adverso, de modo que possa se recuperar rapidamente sem comprometer o seu setor financeiro.
Já no caso da reserva de emergência pessoal, esta deve compreender um período um pouco maior, de pelo menos três meses de todos os seus gastos. Isso também lhe permitirá ter uma maior tranquilidade financeira em períodos de dificuldade ou nos quais não tenha renda por qualquer motivo que seja.
E o mais importante de tudo é que, assim como as suas contas, as reservas de emergência também devem ser mantidas separadas. Ou seja, em hipótese alguma a reserva de emergência de seu negócio pode ser utilizada para fins particulares e vice-versa, de modo que se continue com as finanças bem organizadas e controladas.
3) Mantenha um controle de gastos
Especialmente com relação à economia doméstica, algo que muitos empreendedores acabam por deixar de lado é o controle de gastos. Isso faz com que gastem muito mais do que poderiam, o que pode gerar problemas financeiros e, a longo prazo, dificultar até mesmo que se possa seguir com o seu empreendimento.
Assim, o ideal é que se tenha um controle de gastos bastante rígido, de forma que se possa saber, sempre, qual a sua realidade financeira. Uma forma de tornar este controle um pouco mais fácil é com a anotação de todos os seus gastos diários, para que, ao final do mês, consiga identificar os gastos supérfluos que poderão ser eliminados.
No entanto, o sucesso desta tática depende muito da forma como é colocada em prática. Todo e qualquer centavo gasto deve ser colocado em suas anotações de controle de gastos. Qualquer ação diferente disso pode comprometer os seus resultados e mascarar a sua realidade financeira, com problemas gerados para o futuro.
4) Estabeleça metas financeiras a serem cumpridas
Outra forma de empreendedores conseguirem poupar o seu dinheiro é com o estabelecimento de metas financeiras a serem cumpridas. Estas podem ser referentes a meios de ganhar mais dinheiro ou, especialmente, de conseguir economizar.
Um exemplo de meta financeira a ser cumprida, que pode ser colocada em prática por muitas pessoas, principalmente empreendedores, é o corte de gastos supérfluos. Se você gasta muito com pedidos de comida por aplicativo, por exemplo, estabeleça um valor máximo de gastos para isso, e opte por cozinhar em casa para diminuir este tipo de despesa.
Isso pode ser feito com qualquer tipo de gastos, mesmo as suas contas básicas, nas quais você pode estabelecer metas de consumo para diminuir o valor de suas contas. Desta maneira você poderá conseguir criar hábitos financeiros mais saudáveis e gerar grandes benefícios para a sua vida financeira de forma geral.
5) Faça investimentos
Um erro muito comum é o pensamento de que, por ter se tornado um empreendedor, uma pessoa não precise continuar a fazer investimentos com o seu dinheiro, ou mesmo começar, no caso de quem nunca investiu. O empreendimento não pode ser a sua única fonte de renda, especialmente no início de seu trabalho, pois qualquer dificuldade relacionada a isso já comprometeria a sua vida financeira.
Assim, o ideal é que os empreendedores tenham, sim, investimentos que possam lhe gerar mais ganhos além de seu negócio. Uma carteira de investimentos bem diversificada, e com investimentos de baixo risco poderá lhe garantir uma tranquilidade financeira ainda maior, para que você possa dedicar a sua atenção ao seu negócio de forma ainda mais tranquila.
Estes investimentos, no entanto, devem ser bem planejados, e estar dentro de suas possibilidades financeiras. Ou seja, não assuma dívidas ou deixe de arcar com suas obrigações por conta do investimento, que deve ser condizente com a sua realidade e ampliado de forma gradativa, conforme isso seja possível.
Agora que você sabe como um empreendedor pode conseguir poupar o seu dinheiro, coloque este conhecimento em prática em seu dia a dia e observe como a sua vida financeira pode ser modificada de forma bastante positiva. Mais do que isso, você poderá adquirir hábitos muito melhores para o controle de suas finanças, o que lhe permitirá, consequentemente, ser um empreendedor de muito mais sucesso.
Para saber ainda mais sobre dicas de economia e aprender a fazer o seu dinheiro render muito mais, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você poderá saber mais sobre muitos serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, consórcios e seguros, aprender a calcular taxas de juros em serviços como cartões de créditos, bem como muitas outras formas de cuidar melhor do seu dinheiro!