6 maneiras de facilitar a elaboração de uma planilha de finanças

O controle sobre o orçamento familiar é um dos principais desafios para muitas pessoas, que não conseguem controlar os seus gastos e, muitas vezes, acabam enfrentando problemas financeiros, devido a esta falta de organização.

6-maneiras-de-facilitar-a-elaboracao-de-uma-planilha-de-financas

Para ajudar neste desafio de controlar melhor os gastos e conseguir obter uma maior organização financeira, evitando os problemas de falta de dinheiro no final do mês, a planilha de finanças é a melhor ferramenta, pois faz com que todos os gastos e recursos financeiros sejam facilmente visualizados.

Assim, a planilha de finanças faz com que se tenha uma maior consciência a respeito de cada pagamento realizado, os gastos excessivos, aqueles que podem ser evitados, entre outros detalhes que permitem aumentar o controle financeiro de seu orçamento.

No entanto, muitas pessoas deixam de contar com este importante auxílio da planilha de finanças, por pensarem que esta ferramenta possui uma dificuldade muito grande de elaboração e acompanhamento. Embora seja preciso que a planilha seja atualizada constantemente, esta dificuldade pode ser muito menor do que o imaginado, sendo facilitada com o auxílio de algumas dicas simples que permitem elaborar a planilha de finanças muito mais facilmente e de forma simplificada.

Dicas para a elaboração muito mais fácil de sua planilha de finanças

A seguir, confira 6 dicas que podem facilitar muito mais a elaboração de sua planilha de finanças, permitindo que você controle melhor o seu orçamento familiar e se livre de vez da falta de dinheiro em qualquer momento:

Organize suas despesas por categoria

Uma das melhores maneiras de facilitar a elaboração de uma planilha de finanças é a organização de todas as suas despesas por categorias, reunindo-as de maneira muito mais fácil e permitindo um melhor controle a respeito de seus gastos.

Isto irá gerar uma maior simplicidade também para a atualização constante que a planilha de finanças necessita, ajudando a manter sua planilha sempre atualizada e com uma visualização mais rápida de seus gastos com cada categoria.

Entre estas categorias, você pode criar grupos como alimentação, lazer, despesas básicas, transporte, estudos, entre outros, que reunirão todos os gastos relacionados a estes determinados fins.

Utilize fórmulas em sua planilha de finanças

Utilizar fórmulas é uma das melhores maneiras de facilitar a atualização constante de sua planilha de finanças, facilitando assim, a sua elaboração. Com o uso de fórmulas simples, como a de soma, por exemplo, será possível identificar o resultado de suas despesas sem a necessidade de se somar manualmente cada nova despesa inserida.

Isto torna a planilha de finanças muito mais dinâmica, simples e de fácil utilização, podendo ser atualizada em poucos minutos e demonstrando rapidamente a soma total de cada uma das suas categorias de despesa, permitindo que se identifique instantaneamente quais os gastos que precisam e podem ser diminuídos, ajudando a controlar melhor o seu orçamento familiar.

Faça uso de gráficos em sua planilha de finanças

Os gráficos são outra ferramenta que ajuda na elaboração de uma planilha de finanças muito mais completa e que pode, realmente, te ajudar a controlar melhor o seu orçamento.

Estes gráficos podem ser utilizados de diferentes maneiras, demonstrando seus gastos mensal e anualmente. Desta maneira, será possível que se visualize os períodos em que seus gastos são maiores e planejar métodos mais efetivos de controlar e diminuir estas despesas.

Além disso, os gráficos podem ser utilizados da maneira que melhor te agradar, com os gráficos de linhas, barras, ou o famoso gráfico de pizza, fazendo com que as informações sejam muito mais facilmente compreendidas, facilitando assim a utilização e elaboração da sua planilha de finanças.

Faça uso da formatação condicional em sua planilha

Um dos principais benefícios da utilização de uma planilha de finanças, é a possibilidade de fazer com que as suas despesas e economias sejam facilmente visualizadas, impedindo assim, que se tenha problemas de falta de dinheiro. Para que isto se torne muito mais prático, a formatação condicional é outra excelente ferramenta.

Com a formatação condicional, é possível utilizar cores para demonstrar o seu controle financeiro. Por exemplo, em uma determinada categoria seu valor estipulado é de cem reais mensais, enquanto seus gastos estiverem abaixo de R$80, a célula de sua planilha se mantém verde, passando para amarelo quando ultrapassa este valor, e para vermelho ao atingir ou ultrapassar o valor estipulado inicialmente.

Isto torna a sua percepção de gastos muito mais fácil, e contribui para um melhor controle do orçamento, buscando evitar que suas despesas ultrapassem o valor estipulado para cada categoria.

Sempre guarde os comprovantes de pagamento e anote suas despesas

É muito importante que se tenha sempre todos os seus comprovantes de pagamento, para que sua planilha de finanças possa ser atualizada com toda e qualquer despesa, por menor que seja, pois ao final, muitas das vezes, são os gastos pequenos que contribuem para a falta de dinheiro ao final do mês.

Além disso, quando não possuir o comprovante de seu pagamento, anote seus gastos, sejam eles quais forem, e não se desfaça jamais de seus comprovantes ou anotações antes de lançar estes gastos em sua planilha.

Desta maneira, será muito mais fácil elaborar uma planilha que demonstre exatamente a realidade de sua situação financeira, evitando surpresas desagradáveis por uma falta de lançamento de despesas.

Faça a atualização de sua planilha de finanças de forma diária

De nada adianta elaborar uma planilha de finanças que seja facilmente utilizada e que possa ser preenchida com lançamentos de seus gastos de forma rápida e oferecer uma visualização real de seu orçamento familiar, se esta planilha não for devidamente atualizada. É preciso que se crie um hábito de atualizar sua planilha de finanças de forma diária, com todos os seus gastos e despesas do dia.

Desta forma, se evita que despesas sejam ignoradas e fiquem de fora e sua planilha, fazendo com que ela não esteja de acordo com a sua realidade financeira. Assim, sempre ao final do dia, faça o lançamento de seus gastos na planilha de finanças e mantenha o completo controle sobre o seu orçamento.

Agora que você sabe como elaborar uma planilha de finanças e utilizá-la de forma fácil e prática, tenha a sua planilha para controlar os seus gastos e cuidar melhor do seu dinheiro, organizando o seu orçamento e deixando de enfrentar dificuldades financeiras causadas pelos gastos excessivos.

Para saber ainda mais sobre planilhas de finanças, seguros, financiamentos, consórcios, empréstimos e muito mais sobre temas relacionados ao universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos, sobre estes e vários outros assuntos, para saber como valorizar ainda mais o seu dinheiro e conseguir acabar de vez com os seus problemas financeiros.