Quando se diz respeito a guardar dinheiro, investir e fazer com que o seu dinheiro renda mais, uma das primeiras opções que vem à mente de muitas pessoas é a poupança. Isso se deve muito à fama que a poupança possui, uma vez que foi, por muitos anos, a principal maneira de conseguir guardar dinheiro para muitas pessoas.
Nos últimos anos, porém, a poupança passou a ser vista com maior desconfiança por muitas pessoas por conta de seus rendimentos extremamente limitados, uma vez que não permite aos seus usuários ganhar tanto dinheiro quanto outras formas de investimento. Assim, especialmente entre as pessoas mais jovens, a poupança perdeu muita atratividade.
Porém, por mais que o seu rendimento seja limitadíssimo, ter uma poupança não é algo de todo ruim, uma vez que pode ser algo benéfico em outros pontos. Dessa maneira, confira a seguir alguns motivos pelos quais você deveria ter uma poupança e como isso pode lhe ajudar a lidar com o seu dinheiro:
– Fácil abertura de conta
Um dos motivos que faz com que mais pessoas tenham uma conta poupança é a facilidade existente na abertura deste tipo de conta. Isso porque a grande maioria dos bancos oferece a seus clientes contas poupança com um custo mínimo, ou mesmo isentas de taxas de manutenção.
Desta forma, há uma comodidade muito grande em se manter uma conta poupança, que pode ser movimentada de maneira simples por meio de aplicativos. Ou seja, a poupança difere de outros tipos de investimentos que podem ser muito mais complicados, de forma que é uma boa opção para quem não possui grande conhecimento sobre esse tipo de serviço, ou mesmo aquelas que não têm tempo de cuidar de seus investimentos no dia a dia.
– Possibilidade de retirada do dinheiro imediatamente
Uma vantagem da poupança em relação a muitos outros investimentos é que esse tipo de conta permite que se tenha acesso ao seu dinheiro a qualquer momento, sem que seja preciso esperar uma data previamente determinada. Assim, o seu dinheiro estará sempre disponível para você, a qualquer momento, independentemente de quanto tempo esse valor esteve em sua poupança.
Além disso, retirar o dinheiro de sua poupança não gera prejuízos, pois alguns investimentos com prazo previamente determinado podem gerar pequenas perdas se este prazo não for respeitado. Na poupança, entretanto, o dinheiro fica disponível todo o tempo, para que você tenha acesso em qualquer circunstância.
– Isenção do pagamento de imposto de renda
Ainda no mesmo caminho da economia gerada pelo uso da poupança em relação a outros investimentos, deve ser apontada a isenção do imposto de renda deste tipo de serviço. Isso significa que o dinheiro depositado em sua poupança, ou o que lhe rendeu durante o tempo de investimento, não será descontado por conta dos impostos.
Hoje, além da poupança, apenas algumas letras de crédito são investimentos isentos de imposto de renda. Porém, as letras de crédito são investimentos indicados para grandes investidores, que podem iniciar seus aportes com valores acima de R$ 10 mil, diferentemente da poupança, que pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo com pouco dinheiro.
– Segurança de seu dinheiro
Quando se trata de seu dinheiro, independentemente de qual seja o tipo de conta ou investimento utilizado, a segurança é sempre um ponto que deve ser levado em consideração. Isso porque ninguém deseja perder o seu dinheiro por conta de falhas na segurança, crises sofridas pelas empresas em que seu dinheiro está guardado ou qualquer situação semelhante.
Justamente por isso é que ter uma poupança pode ser algo positivo, pois o dinheiro depositado neste tipo de conta é garantido pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Isso significa que caso aconteça algo que o seu dinheiro seja perdido pela empresa, ou que haja uma falência, por exemplo, o seu dinheiro será devolvido.
Isso garante uma tranquilidade muito maior a quem possui uma poupança, que pode estar completamente seguro de que o seu dinheiro estará à sua disposição, independentemente do que aconteça à empresa em que sua poupança for aberta. Aliado ao fator de que a poupança não possui taxas administrativas, isso faz da poupança a melhor forma para guardar dinheiro, mesmo que o rendimento não seja tão grande quanto em comparação a outros serviços de investimento.
– Boa opção para um primeiro investimento
Obviamente, quando se diz respeito a investimentos, todas as pessoas esperam ter lucro, de forma que o seu dinheiro lhe permita ter uma melhor condição financeira, o que pode não ser exatamente o caso da poupança. Mas isso não significa que não se deva ter a poupança ou outros investimentos.
O ideal é que se tenha uma boa diversificação de seus investimentos, mas com um primeiro passo seguro, que pode ser feito por meio da poupança. Ou seja, para não dar um passo muito grande logo de início, o ideal é que se guarde algum dinheiro na poupança e, depois, comece a fazer outros investimentos, mais rentáveis, de forma que se alie esses ganhos à segurança da poupança, para que você não se veja em dificuldades financeiras no futuro.
– Opção para manter a sua reserva de emergência
Com uma situação financeira bastante complicada, especialmente por conta da pandemia de Covid-19 no último ano, a importância da reserva de emergência se tornou ainda maior, para que se possa enfrentar situações adversas. E uma das melhores maneiras de conseguir guardar o dinheiro de sua reserva de emergência é com uma poupança.
Dessa forma, o seu dinheiro terá a segurança oferecida por este tipo de serviço, além de um pequeno rendimento, e estará sempre disponível para que seja retirado a qualquer momento em que você precise deste valor para qualquer situação emergencial.
Agora que você conhece melhor alguns motivos para que você tenha uma poupança, considere se este serviço poderá ser útil para você, de acordo com a sua realidade financeira e suas necessidades, de forma que possa cuidar melhor de seu dinheiro, com segurança e tranquilidade financeira.
Para saber ainda mais sobre a poupança e muitos outros tipos de investimentos e serviços financeiros, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você poderá encontrar informações sobre empréstimos, cartões de crédito, taxas de juros, economia doméstica e educação financeira de uma forma geral.
Assim, você poderá não apenas cuidar melhor do seu dinheiro, mas aprender a identificar melhores opções de investimento, controlar seus gastos e fazer o seu orçamento render muito mais. Além disso, você poderá se manter longe de problemas financeiros comuns, como as dívidas e a inadimplência, por exemplo, bem como de todas as suas consequências negativas.