Mudanças de hábitos que podem trazer economia no orçamento doméstico

A busca pela economia é algo cada vez mais importante para qualquer pessoa, pois isso pode proporcionar uma maior facilidade para sua vida financeira, de modo que não se tenha problemas como o acúmulo de dívidas ou a inadimplência. Porém, muitas pessoas podem não saber como começar a economizar, de modo que venham a ter maiores problemas financeiros no futuro.

Em especial, um dos pontos em que uma grande economia é possível, mas que muitas vezes passa despercebido é no orçamento doméstico. Ou seja, os gastos com as compras rotineiras de casa, como as contas básicas e a alimentação, entre outros, podem comprometer grande parte do orçamento caso não se tenha o cuidado necessário.

Entretanto, com algumas mudanças simples em seus hábitos, é possível conseguir gerar uma grande economia em seu orçamento. Para que isso seja um pouco mais facilitado, confira a seguir quais são as principais mudanças de hábitos que podem lhe trazer significativa economia em seu orçamento doméstico:

  • Evitar o desperdício de água e energia elétrica

Um dos principais pontos que leva muitas pessoas a gastarem mais do que o necessário em seu orçamento doméstico são as contas básicas, como as de água e luz, por exemplo. Muitas vezes, estes gastos podem ser impulsionados pelo desperdício ou pelo uso descuidado destes recursos, de modo que se tenha uma conta mais cara ao final do mês.

Assim, uma simples mudança de hábito que pode representar uma economia muito significativa em suas contas é passar a usar a água e a luz de forma mais cuidadosa, para que não se tenha desperdício algum. Isso pode ser feito com ações simples, como evitar deixar torneiras e chuveiros abertos sem necessidade, ou lâmpadas acesas em cômodos vazios, por exemplo.

Outra ação importante que deve ser feita é a verificação periódica da estrutura de sua residência, como o encanamento ou a fiação. Caso note algum tipo de vazamento ou problema nestas estruturas, a sua substituição também pode ajudar a diminuir o valor a ser pago por estes serviços.

  • Começar a cozinhar em casa

Algo que pode gerar um gasto bastante significativo ao longo de um mês é a realização de muitas refeições fora de casa, em restaurantes ou fast food, por exemplo, ou mesmo a utilização do serviço de delivery. Embora isso possa gerar alguma praticidade para pessoas que possuem pouco tempo disponível, o resultado é um gasto muito elevado, uma vez que se tratam de serviços bastante caros.

Para que se consiga economizar em seu orçamento doméstico, o ideal é que se opte por cozinhar mais vezes em casa, ao invés de fazer refeições fora. Isso porque a compra dos ingredientes para que você mesmo prepare seus alimentos pode ser muito mais barata, com uma economia muito grande a médio e longo prazo.

No caso de pessoas que não tenham muito tempo disponível para cozinhar todos os dias, o ideal é que se prepare as refeições com antecedência e as deixe congeladas, para que estejam sempre disponíveis em seu congelador. Assim, esta mudança de hábito para que se possa economizar em seu orçamento doméstico é algo possível para qualquer pessoa sem que se tenha grande dificuldade.

Obviamente, ao optar por fazer as refeições em casa, não se cria uma impossibilidade de fazer refeições em restaurantes ou outros locais. Porém, é necessário que se tenha um maior controle, para que isso não seja algo rotineiro, mas que possa ser feito apenas em ocasiões especiais, para que não haja tantos gastos com a sua alimentação cotidiana.

  • Divida suas compras em mais estabelecimentos

Algo muito normal é que diferentes estabelecimentos tenham preços melhores para diferentes tipos de produtos. Um mercado pode oferecer promoções em itens de limpeza, enquanto outro conta com melhores preços em legumes e vegetais, e um terceiro estabelecimento em carnes, por exemplo.

No entanto, muitas vezes as pessoas optam por fazer a compra em apenas um estabelecimento por conta da praticidade de pegar todos os itens em um mesmo lugar. Isso faz com que se possa economizar em um item, mas que se pague muito mais caro pelos demais, o que eleva o valor final gasto em todas as suas compras, e gere um problema para o seu orçamento doméstico.

Neste caso, a mudança de hábitos a ser colocada em prática é começar a fazer as suas compras de forma separada, para que se consiga aproveitar os melhores preços disponibilizados por diferentes estabelecimentos. Obviamente, isso requer uma pesquisa prévia, além de um tempo um pouco maior, para que se possa ir a estes locais realizar suas compras, mas o resultado é uma economia muito grande nas suas compras regulares.

  • Faça uso de aplicativos de controle financeiro

Um hábito muito comum, mas bastante nocivo para o seu orçamento doméstico, é imaginar que se possui um controle apenas mental de seu dinheiro. Isso pode fazer com que qualquer pequeno erro de cálculo interfira em sua vida financeira, ou gere maiores dificuldades no controle de seus pagamentos a serem feitos.

Para evitar que este problema possa acontecer com você, o ideal é que se tenha um aplicativo financeiro, o qual lhe ajudará a manter a sua vida financeira muito mais bem organizada. Em muitos casos, estes aplicativos podem ser conectados diretamente com sua conta bancária ou cartão de crédito, para que os dados sejam atualizados de forma instantânea, e não seja preciso sequer fazer algum tipo de conta.

Na prática, isso torna o seu controle financeiro muito mais fácil, pois toda a sua vida financeira pode ser vista em poucos cliques, de modo que se saiba antecipadamente quais ações devem ser realizadas, como os pagamentos de contas, por exemplo. Assim, passar a utilizar a tecnologia a favor de suas finanças é uma mudança muito significativa e que permite melhorias no controle de seu dinheiro.

Com estas poucas mudanças de hábito, o impacto em seu orçamento doméstico pode ser muito grande, de forma que se possa ter dinheiro a mais para realizar diversos tipos de ações, ou até mesmo começar a investir para que se tenha uma vida financeira muito mais tranquila no futuro. Além disso, é importante que se mantenha sempre uma observação constante, para que se possa identificar outros tipos de mudanças que possam vir a serem colocadas em prática com o mesmo objetivo.

Para saber ainda mais sobre como controlar melhor o seu orçamento doméstico e garantir que se tenha uma economia maior, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você poderá saber mais sobre diversos tipos de serviços financeiros e a como identificar melhores oportunidades de investimento, para que não tenha problemas como acúmulo de dívidas ou inadimplência no futuro.