4 negócios que fizeram sucesso na pandemia

A pandemia mundial causada pelo vírus do Covid-19, o Coronavírus, afetou a todas as pessoas, independentemente da idade, classe social, local de residência ou qualquer outro fator. E um dos pontos mais afetados para muitas pessoas foi com relação ao aspecto econômico, uma vez que empreendedores precisaram fechar as portas de comércios físicos e muitos trabalhadores se viram sem emprego em razão da crise consequente a esta pandemia.

mulher  negócios

No entanto, mesmo com todas as dificuldades deste momento difícil tanto no aspecto sanitário quanto no financeiro, ainda foi possível que muitas pessoas encontrassem motivação e ideias que as permitiram realizar diferentes tipos de trabalhos para garantir a sua renda e, assim, enfrentar estas dificuldades com um pouco mais de tranquilidade.

Ou seja, em tempos de pandemia, muitos trabalhadores se reinventaram e começaram a realizar serviços que se destacaram e possibilitaram a manutenção de sua renda, ou mesmo a descoberta de um novo nicho de mercado e um trabalho com o qual gostam de lidar.

Assim, uma conhecida característica do povo brasileiro, de buscar enxergar novas oportunidades mesmo nos momentos mais difíceis, pode ser confirmada mais uma vez, e servir de aprendizado para que, mesmo nos cenários mais distintos, ainda se busque por maneiras de contornar os problemas e chegar ao sucesso.

Os principais negócios de sucesso ao longo da pandemia

Para tornar ainda mais visível a forma como muitas pessoas contornaram as dificuldades da pandemia, no aspecto financeiro, confira a seguir quais são alguns dos principais negócios que fizeram, e ainda fazem, sucesso ao longo do período de pandemia:

1. Delivery de alimentos

A cozinha é uma paixão para muitas pessoas em todo o país, e é um setor que permite a presença de um grande número de trabalhadores, pois diversos tipos de alimentos podem ser oferecidos aos consumidores. Mesmo antes da pandemia, este setor já reunia muitas pessoas, as quais buscavam uma forma de complemento de sua renda, ou mesmo a sua renda principal.

Com a pandemia, entretanto, isso aumentou consideravelmente, especialmente pela possibilidade de utilização de aplicativos de pedidos e entregas, como o Ifood, por exemplo. Assim, muitos novos restaurantes, ou mesmo pessoas que cozinham em casa para a venda de marmitas e pratos prontos, passaram a oferecer alternativas aos clientes neste período.

Este aumento na oferta, aliado à impossibilidade de que as pessoas pudessem sair de casa para ir a restaurantes e lanchonetes fez com que o delivery de alimentos fosse um dos principais negócios de sucesso na pandemia.

2. Venda online

Outra possibilidade de negócio que já existia antes da pandemia, mas que se intensificou por conta da necessidade do distanciamento social foi a venda online. Ou seja, muitas pessoas que produzem algo e antes possuíam pontos físicos de atendimento e venda de seus produtos, passaram a oferecer esta possibilidade de compra por meio da internet a seus clientes.

Como a realização de compras pela internet já não era uma novidade para o público em geral, esta migração das vendas físicas para o ambiente digital foi bastante facilitada. Além disso, os comerciantes podem se beneficiar de diferentes plataformas de marketplace já existentes, as quais facilitam até mesmo o envio de seus produtos aos compradores.

Com isso, a venda online foi outro negócio de sucesso do período de pandemia, especialmente pelo fato de poder englobar profissionais de diferentes áreas, sem que fosse preciso uma grande adaptação do público para esta nova modalidade de compra.

3. Aulas particulares pela internet

As reuniões digitais se tornaram uma das coisas mais comuns do período de pandemia, pois foi a maneira encontrada para que muitos profissionais pudessem continuar a exercer o seu trabalho sem precisar estar em contato físico com outras pessoas.

E uma das formas de reuniões digitais que se destacou foram as aulas particulares pela internet, de modo que professores e alunos podem se ver e ouvir por meio de reuniões de vídeo e, assim, realizar uma aula completamente normal.

Neste ponto, se destaca o fato de que muitos profissionais, e não apenas professores particulares, começaram a oferecer seus conhecimentos a outras pessoas, de modo que os cursos online também foram um negócio de muito sucesso na pandemia, possibilitado por ferramentas de reuniões online, as quais permitem que sejam utilizadas para aulas individuais ou em grupo.

Mais do que isso, este tipo de aula particular e cursos específicos com professores e alunos reunidos em ambiente virtual deve se confirmar como uma tendência mesmo depois de restabelecida a normalidade no mundo, com a vacinação e a possibilidade de reuniões presenciais, pois mais do que uma forma de contornar as dificuldades, as aulas online se mostraram bastante práticas tanto a professores, quanto a alunos.

4. Motoristas particulares de aplicativo

Em um período no qual o distanciamento é tão falado e recomendado, pode parecer estranho que um serviço presencial seja apontado como um dos negócios de sucesso da pandemia. No entanto, há uma explicação para isso, que é o fato de que todas as pessoas devem evitar aglomerações ao máximo, o que inclui os serviços de transporte público.

Assim, a demanda por motoristas de aplicativos, serviço que já havia se popularizado antes da pandemia, aumentou exponencialmente, de modo que muitas pessoas deste ramo puderam gerar uma renda até maior do que em períodos anteriores.

Obviamente, isso demandou um cuidado maior na proteção da saúde dos motoristas, bem como uma constante higienização do veículo para que se evitasse qualquer tipo de risco de contaminação que pudesse comprometer a saúde dos passageiros.

Assim, os negócios de sucesso na pandemia foram bastante diversificados, e apresentaram novas possibilidades a muitos trabalhadores, alguns dos quais certamente deverão optar por seguir em uma linha de trabalho diferente após a instauração da normalidade novamente. Ou seja, o trabalho de uma maneira geral terá sido completamente modificado por conta da pandemia.

Isso significa dizer que mais empresas investirão na modalidade de home office para seus funcionários, bem como as reuniões online devem ser mantidas e muitas pessoas irão preferir seguir no ramo atual, descoberto por conta da pandemia e da necessidade de uma reinvenção profissional neste período.

Agora que você conhece alguns dos principais negócios de sucesso durante a pandemia, busque saber mais sobre qual deles pode ser benéfico para você, de modo que tenha uma fonte de renda complementar, ou mesmo um trabalho nestes setores que possa se tornar o seu principal meio de vida.

Para conhecer ainda mais sobre novos empreendimentos, conhecimento financeiro e saber como enfrentar a pandemia sem problemas relacionados ao dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como uso de serviços financeiros, pagamento de dívidas, empreendedorismo e muito mais!