Nos tempos atuais, quem deseja se tornar um empreendedor encontra uma série de estímulos para iniciar o seu negócio. Ser um empresário é um sonho de grande parte dos brasileiros, mas que acabam impactando numa série de dificuldades para abrir e manter sua empresa. O empreendedorismo digital, em especial, tem sido o mais procurado à medida que aumenta o acesso à internet.
A oportunidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo e a liberdade de fazer seu próprio horário é sedutor, já que basta uma boa conexão na internet para manter o seu negócio a pleno vapor.
O funcionamento de um negócio digital é bastante semelhante ao de um físico, principalmente os trâmites de documentação e impostos. Cada vez mais importante no nosso dia a dia, é grande as ofertas para começar.
O mar de oportunidades da internet
A internet foi criada em 1969, quando aconteceu a primeira conexão Entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, com o envio do primeiro e-mail criado. Mas foi só na década de 1990 que ela se popularizou, com o desenvolvimento de navegadores e do World Wide Web, o conhecido www. Com isso, começaram a surgir navegadores como o Internet Explorer e o Mozilla, tornando mais atraente e acessível para novos usuários.
A internet começou a mostrar seu vigor como negócio ainda na década de 1980, com empresas visionárias que já percebiam a grande oportunidade que estava se iniciando. Mesmo que ela não tenha deslanchado imediatamente como era a expectativa dos investidores, a partir de meados de 1990 e a década de 2000, ela passou a ser efetivamente uma realidade.
Os estímulos para democratização do acesso começaram a surgir com preços mais acessíveis de computadores. Mas principalmente, com a introdução da internet banda larga, que trouxe mais velocidade e a possibilidade de consumir conteúdos diferenciados, sem se preocupar com o tempo para downloads.
Com isso, novas frentes surgiram, como o marketing digital, voltado especificamente para o ambiente virtual. O mercado começou a se adaptar a ver o mundo com os olhos da tecnologia e a grande revolução que ela ia provocar em toda a sociedade. Milhares de empreendedores surgiram, com ideias revolucionárias ou nem tanto, onde muitos enriqueceram e estão nas listas de pessoas mais ricas do mundo até hoje.
Em mais de vinte anos, a forma de lidar com a internet e os tipos de negócios mudaram muito, assim como a produção de conteúdos para os mais diversos perfis de público. Como a comunicação se tornou ágil, a quantidade de informações (reais ou fabricadas), explodiram e todo mundo passou a ter acesso a assuntos que antes era direcionado apenas a poucas pessoas mais privilegiadas.
As redes sociais formaram um caminho lucrativo de divulgação e comercialização, tanto de pessoa física quanto jurídica, que quando bem realizada por trazer um retorno surpreendente. Construindo influenciadores das mais variadas vertentes, que enriqueceram oferecendo conteúdo direcionado.
Com a velocidade de inovação da tecnologia, é difícil prever quais serão os caminhos mais prósperos no futuro próximo. É fato que as redes sociais ainda são referência na web, mas elas estão atentas à necessidade de renovação constante, tal como o seu público consumidor. Assim como há espaço para o surgimento de novidades capazes de trazer ainda mais dinamismo para as relações e entretenimento tão complexo quanto veloz.
O que é preciso para ser um empreendedor digital
Há aqueles que acreditam que para ser um empreendedor digital bem sucedido, basta ter uma boa ideia e “jogar” na rede. Assim como qualquer empreendimento físico, o sucesso vem de boas ideias, acompanhado de uma boa estrutura organizacional e estratégias de marketing.
É preciso formalizar a empresa e obter um CNPJ, cujo formato dependerá da capacidade de retorno financeiro que ela poderá gerar. Dessa forma, serão traçados os tipos de impostos a serem pagos, como é o direcionamento de qualquer negócio.
A diferença entre um empreendimento virtual e o físico são os custos de infraestrutura, a forma de comercialização do negócio e as vendas. A rotina de trabalho pode também ser diferenciada, já que o ambiente tecnológico vem acompanhado de mudanças estruturais na administração e no perfil dos profissionais.
O que indica uma grande quantidade de profissionais trabalhando em home office, em horários alternativos e baseados em produção e prazos. A liberdade de fazer seu próprio horário e não precisar sofrer o estresse do transporte das grandes cidades, se une a possibilidade de ganhar dinheiro com um trabalho focado e organizado.
Para ser bem sucedido no empreendedorismo digital, listamos abaixo algumas características que ajudarão a chegar ao seu objetivo. Tais como:
1 – Não ter medo de trabalhar
A ideia de que um profissional da área digital trabalha pouco é uma lenda. Ao contrário, começar um trabalho na área tecnológica e web é preciso muita determinação e dedicação total. O crescimento é acelerado e há, de fato, oportunidade para todos, mas é preciso ser incansável para obter seu lugar no competitivo mercado.
O empreendedor digital trabalha muito mais do que um empregado de CLT. Afinal, é sua empresa que está em jogo!
2 – Não ter medo de mudanças
Mais do que em qualquer outro segmento, o ambiente digital é movido a mudanças. Elas acontecem rapidamente e exigem uma flexibilidade na adaptação, sem causar grandes rupturas. Seja na estratégia de marketing, nos parceiros de negócios ou nas tecnologias, o público também é flutuante e se direciona aqueles que lhe oferecem o melhor produto, de forma mais rápida e, se possível, com valores agregados.
3 – Saber que terão riscos e não ter medo deles
O empreendedor virtual tem um perfil de risco muito específico. Nem tanto quanto os profissionais do mercado financeiro e muito mais que os tradicionais, para alcançar o sucesso no meio digital é preciso arriscar. O próprio negócio já é um risco, já que mesmo com boas perspectivas é preciso compreender o seu tempo de alavancar e se vai ou não agradar o seu público-alvo.
4 – Ser estudioso
Para ser bem sucedido em qualquer empreendimento, é preciso manter os estudos em dia. Afinal, quanto mais se sabe sobre o assunto, melhor será sua habilidade como profissional. E para o empreendedor digital, é preciso ir além do seu ramo e expandir seus horizontes do conhecimento. Estudar outros temas similares, estar sempre antenado nas novidades que poderão influenciar nos seus negócios, buscar informações sobre administração e finanças e muito mais.
Não precisa ser uma rotina entre cursos universitários, mas investir em cursos presenciais ou online, e-books e livros, participar de eventos e seminários e conhecer pessoas da área para trocar conhecimento.
5 – Investir para colher frutos
Para um empreendedor digital, estagnar é uma palavra que deve ser retirada do vocabulário. Investir em projetos, estrutura, maquinário, boas ideias e mentes brilhantes é fundamental para o negócio. Não há gastos e nem perda de tempo, só investimento para colher sucesso.
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