O que é seguro de vida empresarial?

Diferente dos outros tipos de seguros, como o de saúde e automóveis, o seguro de vida oferece tranquilidade para o segurado ao proporcionar aos seus entes queridos um valor financeiro caso algo lhe aconteça. Dessa forma, se o segurado sofrer um acidente fatal ou ter um mal súbito, as pessoas que ele determinou na apólice irão receber uma indenização.

empresários

O seguro de vida empresarial é uma modalidade adquirida por um grupo ou uma empresa. Diante da atual situação pandêmica, causada pelo coronavírus, muitas empresas vêm adotando o seguro de vida empresarial aos seus funcionários como um diferencial. Esse é um benefício que pode proporcionar mais segurança e valorizar ainda mais o cargo que possui.

A importância de um seguro de vida empresarial

Para a cultura do brasileiro médio, é mais importante se prevenir de um acidente, furto, roubo ou defeito de seu veículo, do que deixar seus beneficiários com segurança financeira em caso de sua própria morte ou invalidez.

Essa cultura que valoriza mais o bem material do que a vida e estabilidade, pode dizer muito sobre um povo que ainda possui dificuldades em ter educação financeira e fazer economia mensal, para se precaver de possíveis futuros percalços.

O seguro de vida no Brasil ainda detém 15% de procura, quando comparado ao de automóveis e de saúde. Essa porcentagem aumenta quando comparada ao nível de educação financeira adquirida e sobre as condições econômicas atuais, já que há muito tempo ele deixou de ser apenas uma cobertura em caso de morte ou invalidez.

Muitas apólices cobrem também valores quando o segurado recebe diagnóstico de doenças graves como o câncer e AIDS, para pagamento de diárias de internação emergencial em hospitais, auxílio-funeral entre outros. Esses itens, que podem ser usufruídos em vida em caso de sinistro, são bastante atraentes para uma mudança progressiva de cultura.

Curiosamente, o seguro de vida empresarial tem crescido muito mais do que o particular, principalmente após o início da pandemia de covid-19. O diferencial entre eles é a forma como foi adquirido, já que o empresarial pode ser contratado por meio de uma empresa para que seus funcionários possam usufruir, assim como sindicatos e associações.

Mesmo que a cobertura básica seja sempre de cobertura em caso de morte ou invalidez, a maior parte já oferece pacotes bastante diversificados. No seguro de vida empresarial, é a empresa quem negocia as cláusulas, assim como carências, prazos, idade etc. e é responsável pelo pagamento, mesmo que desconte uma porcentagem do contracheque de seu colaborador.

Uma das principais vantagens do seguro de vida empresarial estão nos valores, mais em conta diante da quantidade de seguros adquiridos. Mas é no conceito de cuidado e respeito pelos seus colaboradores, que está a principal vantagem desse tipo de seguro para uma empresa.

Há tempos não basta apenas ter um bom salário para atrair bons profissionais. Mesmo com alto índice de desemprego, ainda é bastante difícil conseguir profissionais qualificados para as vagas oferecidas. Algumas delas, em especial, tem cargos tão cobiçados como de difícil preenchimento, pela falta de qualidade abrangente de demanda.

Para evitar recrutar, treinar e dar suporte a um novo funcionário, para que logo depois ele seja capturado pela concorrência, as empresas estão fortalecendo os benefícios oferecidos. Com isso, além de vale-transporte e ticket alimentação ou refeição, há também seguro de saúde, bolsa creche, auxilio a extensão de estudos e seguro de vida empresarial.

E quanto maior o número de pessoas inseridas no plano acordado, menores serão os valores individuais, menores também serão as carências. Já a cobertura, tende a aumentar com a elevação de segurados. A parceria entre seguro, empresa e empregador, se torna tão positiva quanto eficaz.

A empresa pode fechar um seguro de vida empresarial, com o custeio integral das mensalidades, custo misto onde tanto a empresa quanto o empregado pagam os valores, ou com o custo integral e facultativo do empregado. Porém, seja qual for o método de pagamento, os benefícios se rompem caso ocorra algum tipo de demissão.

Seguro a disposição de empresas de todos os portes

Uma das maiores confusões sobre seguro de vida empresarial, se trata de uma comparação entre esse tipo de plano e o de acidentes pessoais. O seguro de vida é muito mais abrangente sobre sua cobertura, enquanto o de acidentes pessoais foca apenas no pagamento de indenização por algo ocorrido dentro da empresa. A diferença de valores entre as duas modalidades não é muito grande, sendo muito mais interessante para a empresa e o empregado adquirir um seguro de vida empresarial.

Mas se engana quem pensa que o seguro de vida empresarial serve só para grandes empresas. Como cada modalidade de seguro de vida empresarial pode ser moldado de acordo com o interesse e valores, a empresa pode ajustar seu orçamento a essas definições. Dessa forma, ela pode incluir seguro de vida resgatável em vida e outros benefícios, caso tenha possibilidade financeira para isso.

Além disso, quanto maior o número de segurados, menor serão os valores a serem pagos a seguradora. Com isso, há bons caminhos a serem traçados, com descontos mais atraentes e que podem trazer empresas de pequeno e médio porte a oferecer esse benefício aos seus funcionários.

Com a flexibilização de valores e opções, o seguro de vida empresarial vem conseguindo atingir bons números de volume financeiro, que chega a se equiparar ao seguro de veículos e de previdência privada. Muitas empresas também utilizam dessa possibilidade, para garantir maior liquidez em caso de perda de sócio ou diretor.

A obtenção de um seguro de vida empresarial tem como princípio básico que o funcionário esteja vinculado de fato a empresa que está fechando o contrato. Seja sócio ou funcionário registrado na CLT, é preciso que tenha toda a documentação básica em dia e estejam inscritos no e-social, através de contracheque ou pró-labore.

A maior parte das seguradoras também exigem um número mínimo de pessoas seguradas, que em geral é acima de três a quatro vidas. O número pequeno é positivo para pequenas empresas que possuem uma quantidade mais restrita de funcionários vinculados. Outra exigência é sobre a idade do segurado, que costuma ser entre 18 e 65 anos.

Em geral, as seguradoras não exigem exames ou uma análise individual de cada segurado. Apenas transmite a necessidade de que todos estejam em boas condições de saúde para garantir a idoneidade do contrato. Caso o segurado tenha alguma outra doença grave, anterior a assinatura do seguro, seus beneficiários correm o risco de perder o sinistro se for constatada a fraude.

Entre as principais coberturas de um seguro de vida empresarial estão o de morte natural ou por acidente, invalidez permanente ou funcional, despesas médicas e odontológicas emergenciais, doenças graves descobertas posteriormente ao contrato, assistência funeral e diárias para internação hospitalar.

Como não é considerado uma herança e nem é obrigatório que seja dado aos herdeiros em caso de morte (apenas segue para os herdeiros na falta de inscrição de um beneficiário específico), o seguro de vida empresarial não é incluído no inventário, permitindo que ocorra uma ajuda financeira mais rápida em caso de morte.

A empresa que faz um seguro de vida empresarial para seus funcionários pode declarar o custo no imposto de renda e obter dedução de pagamentos. O mesmo ocorre com o funcionário, caso ele também pague pelo seguro. Já dentro da empresa, surte como efeito uma quebra significativa na sua rotatividade de funcionários e um aumento da produtividade.

Saiba tudo sobre seguro, finanças e economia no site. Participe, colabore e divulgue!