O que o seguro de vida cobre?

A preocupação com a família é a prioridade de praticamente todas as pessoas, mas isso se potencializa ainda mais quando se refere ao cônjuge que atua como principal provedor em seu círculo familiar. Assim, muitas destas pessoas possuem preocupações referentes a como seus familiares irão se sustentar caso algo lhe aconteça.

seguro de vida

Justamente por conta disso, a procura pelo seguro de vida é uma das maiores entre todos os tipos de seguros disponibilizados no país, pois este serviço é uma forma de garantir algum conforto a seus familiares em situações inesperadas. No entanto, mesmo que seja um dos serviços mais conhecidos pelo público em geral, e um dos mais contratados em seguradoras nacionais, ainda é comum que existam algumas dúvidas em relação ao seguro de vida.

Desta maneira, é importante que todas estas dúvidas sejam esclarecidas para que se saiba, exatamente, o que é o seguro de vida, como este serviço pode ser útil e quais são as garantias que os seus familiares possuem caso algo lhe aconteça no futuro.

Para tornar isso algo ainda mais claro, observe a seguir quais são as coberturas que o seguro de vida pode lhe oferecer e compreenda melhor o que significa contratar este tipo de serviço. Confira:

– Morte natural ou acidental

Essa é, certamente, a mais conhecida cobertura do seguro de vida, e que faz com que algumas pessoas imaginem que seja a única forma de utilização deste serviço. Embora não seja uma cobertura única, esta é a principal cobertura básica de qualquer apólice de seguro de vida.

No caso dessa cobertura, a apólice de seguro é paga integralmente aos dependentes do segurado caso esse venha a ser vítima de morte natural ou causada por algum tipo de acidente, como no trânsito, por exemplo. Caso isso aconteça, os indicados pelo segurado no momento da contratação deste seguro e que receberão o pagamento da apólice, como forma de garantir algum conforto financeiro no momento de perda deste familiar.

Vale ressaltar, no entanto, que existem alguns casos em que a morte do segurado pode não garantir o pagamento da apólice, como em situações de suicídio, por exemplo. Assim, é importante que todas as possibilidades de pagamento, bem como as que não garantem pagamento da apólice de seguro, devem ser detalhadas na apólice no momento de contratação do serviço, para que não se tenha nenhuma dúvida com relação à utilização do seu seguro.

– Doença terminal

Outra possibilidade de cobertura do seguro de vida é para os casos em que o segurado tenha diagnosticada alguma doença terminal, como câncer, por exemplo. Neste caso, o pagamento da apólice pode ser feito para que o cliente possa ter condições de arcar com tratamentos médicos que lhe garantam maior tempo de vida ou acesso a medicamentos, exames, entre outras possíveis necessidades.

Caso este resgate da apólice de seguro seja realizado ao se ter uma doença terminal identificada, isso encerra o contrato de seguro de vida, de modo que, ao falecimento do cliente, já não exista nenhum outro pagamento a ser feito aos beneficiários do seguro de vida contratado anteriormente.

Além disso, também é importante destacar que, em alguns casos, é possível que a pessoa com alguma doença contrate o seguro de vida. Entretanto, isso deverá passar por uma análise da seguradora e sofrer algumas diferenças com relação aos valores que poderão ser recebidos por sua apólice, bem como o valor a ser pago por seu seguro de vida com a contratação posterior ao diagnóstico de algumas doenças graves.

– Invalidez permanente

Uma cobertura que se tornou bastante comum em grande parte dos seguros de vida disponibilizados atualmente pelas seguradoras brasileiras é a referente à invalidez de seu segurado. Ou seja, caso o segurado sofra algum acidente que o impossibilite de realizar atividades profissionais, a apólice de seguro pode ser acionada, ainda que o mesmo acidente não tenha representado risco de morte ao cliente.

Isso possibilita uma tranquilidade maior aos clientes e seus familiares, os quais poderão ter algum conforto financeiro para se restabelecer após um acidente grave sofrido pelo segurado, o qual não poderá voltar a desempenhar atividades profissionais e prover o sustento de seus familiares.

Nesse caso, para que o seguro possa ser acionado e a apólice seja paga, é preciso comprovar a invalidez, de forma que a seguradora possa exigir a realização de exames e documentos comprobatórios da situação atual de seu segurado. Isso acontece para que não ocorram tentativas de fraude referente ao seguro, por exemplo.

– Incapacidade temporária

Uma situação bastante semelhante à anterior, a incapacidade temporária é outra cobertura do seguro de vida. No entanto, nesse caso, o segurado pode ter sido vítima de algum acidente que o impossibilita de exercer atividades profissionais apenas por um determinado período de tempo, e não de forma definitiva.

Para sanar esse tipo de problema, o seguro de vida pode garantir o pagamento de um valor previamente determinado de forma mensal a este segurado, para que não tenha dificuldades financeiras ao longo do prazo de recuperação estabelecido pelos médicos. Isso evita que o período afastado dos trabalhos gere problemas que poderiam prejudicar sua família, ou mesmo impedir que se honrasse com pagamentos de contas básicas, por exemplo.

Nesse tipo de cobertura, o pagamento dos valores mensais pode não determinar o encerramento da apólice de seguro, pois o serviço pode voltar a ser pago após o período de recuperação, e a apólice de seguro volta a ser válida caso aconteça alguma fatalidade com o segurado.

Todas essas coberturas podem ser oferecidas por diferentes seguradoras, as quais possuem planos mais básicos e mais completos, de forma que caiba ao segurado escolher quais as coberturas que mais lhe importam, de modo que possa, assim, montar a sua apólice com maior abrangência aos seus riscos cotidianos.

Dessa maneira, o ideal é procurar por seguradoras que lhe permitam incluir as coberturas mais importantes que possam vir a lhe ser úteis, de forma que, tanto você quanto seus familiares, tenham total segurança financeira caso você venha a sofrer com qualquer tipo de doença, acidente, ou mesmo em situações de fatalidades.

Para conhecer ainda mais sobre o seguro de vida e todos os demais tipos de seguros oferecidos atualmente, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre esses e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, taxas de juros, controle de gastos e muito mais.

Isso lhe permitirá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar quais os serviços essenciais a serem contratados, bem como oportunidades de investimentos a serem analisadas, para que seu dinheiro possa render mais e você fique longe das dívidas de uma vez por todas!