A vida a dois traz consigo uma série de desafios para os casais, que devem enfrentá-los juntos para obter um melhor resultado no presente e, também, no futuro. Isto inclui, obviamente, a vidas financeira da família, que deve ser discutida e conduzidas em conjunto, para que assim, se consiga obter um bom equilíbrio dos gastos e ganhos e, consequentemente, um maior controle do orçamento familiar.

Especialmente para os casais recém-formados, que acabaram de se casar ou foram morar juntos a pouco tempo, é muito importante calcular as finanças, para que se evite problemas inesperados que podem conduzi-los para um caminho de dívidas e dificuldades financeiras.
Esse é um ponto que gera grandes desafios, pois, de uma maneira geral, as pessoas estão acostumadas a lidar com o dinheiro de uma maneira completamente diferente, com o suprimento de suas necessidades particulares. Isso reafirma ainda mais a importância de encarar esse desafio a dois, já que o comprometimento financeiro tardio pode aumentar as chances de que os problemas se acumulem, enquanto não forem discutidos pelo casal.
Os maiores desafios enfrentados pelos casais no momento de calcular suas finanças
Confira a seguir, quais são os principais desafios enfrentados pelos casais no momento em que discutem suas finanças e aprenda como controlar o seu orçamento familiar, sem que isso gere conflitos e desacordos em sua família:
1 – Falta de um planejamento financeiro para o orçamento familiar
Um dos principais desafios enfrentados pelos casais é a falta de planejamento financeiro através de um orçamento familiar. Isto significa que muitos casais simplesmente não realizam nenhum planejamento de como cuidar do dinheiro da família e nem sequer conversam sobre isso. Essa falta de planejamento faz com que os gastos, muitas vezes, sejam maiores do que a atual realidade financeira de ambos.
Apesar da dificuldade de iniciar um planejamento financeiro a dois, essa é uma tarefa que deve ser realizada o quanto antes, para impedir que os problemas se acumulem, especialmente os gastos excessivos. É muito importante também que todos os planejamentos sejam feitos em conjunto, para que a responsabilidade do controle financeiro seja dividida de forma igualitária entre o casal, sem que uma pessoa se sinta mais ou menos responsável que a outra nesse planejamento, o que poderia gerar problemas no futuro, relacionados ao nível de responsabilidade financeira de cada um e o controle de gastos.
2 – Falta de diálogo entre o casal
Um dos problemas que pode afetar os casais, em todos os pontos do relacionamento, é a falta de diálogo, que gera uma consequente falta de confiança entre ambos. Isso se reflete também diretamente na vida financeira do casal, sendo necessário um diálogo aberto entre os dois, para que a confiança seja construída de forma recíproca e verdadeira. E, dessa forma, ambos possam saber como lidar com o dinheiro em conjunto e não de maneira individual.
Mesmo que o tema “finanças” seja um tabu para muitos casais, que muitas vezes optam por não mencionar o assunto nas suas conversas diárias, é fundamental que essa falta de diálogo seja superada e os casais dialoguem o quanto antes. Isso evitará que no futuro, quando não houver como postergar os cálculos, por exemplo, a situação não gere conflitos entre as pessoas. Em casos muito extremos, pode ser indicado que se defina uma data fixa para que o casal coloque em pauta a sua vida financeira, como uma maneira de evitar a prorrogação desse diálogo.
3 – Diferentes prioridades entre o casal
Todo casal é formado por pessoas que trazem consigo uma bagagem anterior, com vivências, experiências e sonhos a serem realizados, que são suas prioridades particulares. Quando se unem e passam a viver juntos, essas pessoas seguem com seus sonhos e prioridades, os quais continuam a desejar cumprir, embora surjam outras prioridades da vida a dois.
É importante, assim, que os objetivos e prioridades sejam explanados entre o casal, de forma que um saiba quais são os sonhos e prioridades do outro e vice-versa, para que não exista um conflito de interesses entre ambos. Desta maneira, será muito mais fácil conseguir conciliar as prioridades do casal com os seus desejos particulares, de forma a buscar todos estes objetivos em conjunto, sem que haja interferência entre eles.
Uma alternativa que pode contribuir para que não haja dificuldades no momento de calcular suas finanças é a reserva de um determinado valor mensal para a realização das prioridades individuais, sem que esta reserva afete o orçamento do casal e de seus compromissos e responsabilidades fixas. Esta reserva deve ser feita sempre com o conhecimento de ambos, pois todos os assuntos financeiros devem ser tratados às claras entre o casal, para que não haja falta de confiança quando se trata de dinheiro.
4 – Traições financeiras entre o casal
No momento de calcular as finanças, um dos maiores desafios que um casal pode enfrentar são as traições financeiras, ou seja, gastos feitos por uma das pessoas, sem que a outra saiba. Este tipo de problema é um dos que mais causa dificuldades para os cálculos financeiros, pois afeta não apenas o orçamento do casal, mas a confiança entre ambos e pode gerar confusões não apenas financeiras, mas em todos os aspectos da vida a dois.
Por esses motivos, é fundamental que as traições financeiras não existam entre o casal, que deve falar abertamente de seus ganhos e, ainda mais, de seus gastos, para que o cônjuge saiba qual o destino do dinheiro conquistado pelo casal. Este também é um dos motivos que mais afeta a conquista de objetivos a dois, pois se um dos dois esconde seus gastos, todo o esforço do seu parceiro será em vão e as conquistas muito mais dificultadas.
Uma forma de se livrar das traições financeiras e manter o relacionamento com muito mais confiança é a reserva de um determinado valor para que cada um gaste livremente, pois, obviamente, existem interesses pessoais distintos de uma pessoa para outra. Isso ajuda a manter a confiança mais alta e contribui para um controle maior do orçamento familiar.
Para saber como cuidar ainda melhor do orçamento familiar e como calcular as finanças do casal, sem que isso se torne um problema dentro de sua família, acesse a página da AnjoCred e leia outros artigos sobre finanças, economia, controle de gastos, financiamentos, taxas de juros, empréstimos, consórcios, seguros, opções de investimento e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro.
Assim, você saberá como cuidar melhor do seu dinheiro, de forma que renda muito mais e permita a você um controle financeiro muito melhor e até mesmo iniciar uma reserva de emergência, para que você não se veja sem dinheiro em situações inesperadas!