Perfis de investidor: saiba quais são e como definir o seu

A realização de investimentos é algo cada vez mais comum, uma vez que qualquer pessoa pode realizar este tipo de ação em busca de uma renda maior e, consequentemente, mais tranquilidade em sua vida financeira. Algo que contribui para que os investimentos sejam feitos de forma mais facilitada é a possibilidade de aportes menores, mais acessíveis em diferentes plataformas que oferecem esse tipo de serviço.

No entanto, existem alguns detalhes a respeito dos investimentos que devem ser mais conhecidos por todas as pessoas que desejam começar a fazer estes investimentos, ou mesmo ampliar a forma como realizam estas ações. Com este conhecimento, é possível otimizar seus investimentos, com um bom controle de riscos, e aumentar as suas chances de sucesso.

Um ponto que deve ser conhecido por quem faz ou deseja fazer investimentos, são os perfis de investimento, os quais podem ajudar a definir como o dinheiro pode ser aplicado da melhor maneira possível. Assim, todos os investidores, grandes ou pequenos, devem conhecer o seu perfil, bem como o que isso lhes diz sobre como aplicar seu dinheiro.

Saiba quais são os diferentes perfis de investidores

Os perfis de investidores indicam a maneira como as pessoas podem realizar melhor os seus investimentos, bem como a sua chance de sucesso e os riscos que podem ser assumidos por estas pessoas. Estes perfis podem ser divididos em três categorias, que são as seguintes:

1. Investidor conservador

O primeiro perfil de investidor é o de investidor conservador, que se refere aos menores investidores, e que possuem recursos um pouco mais limitados em relação aos demais. Isso faz com que estes investidores devam assumir um risco mais baixo, uma vez que possíveis perdas relacionadas a seus investimentos poderiam comprometer a sua vida financeira e lhes gerar maiores problemas.

Desta forma, o investidor conservador deve investir o seu dinheiro em opções que apresentem um risco menor para o seu dinheiro. Isso faz com que os melhores investimentos para quem possui este perfil sejam os CDB, CDI e Tesouro Direto, que permitem saber qual será o seu retorno de maneira prévia, assim como o prazo em que o dinheiro retornará para sua conta.

2. Investidor moderado

O perfil de investidor moderado é aquele que possui uma experiência um pouco maior em relação ao investidor conservador. Com esta experiência, é possível que o investidor possa começar a assumir alguns riscos maiores, em busca de retornos mais positivos que lhe gerem um lucro maior.

Entretanto, o investidor moderado, em hipótese alguma, coloca todas as suas fichas em investimentos arriscados, e nos quais possa haver qualquer chance de perdas. Diferentemente, há uma diversificação entre estes investimentos e os de renda fixa, que lhe garantem uma quantia na qual não há qualquer chance de perda, e que manterá a sua vida financeira completamente segura.

3. Investidor arrojado

O perfil de investidor arrojado é aquele que possui maior experiência com relação à realização de investimentos, e que, consequentemente, compreende melhor os riscos. Este conhecimento faz com que este investidor busque pelas opções que possam lhe dar o maior retorno possível, mesmo que haja um risco inerente a estes investimentos.

De maneira geral, os investidores mais arrojados são aqueles que optam por aplicar o seu dinheiro em opções como as ações da bolsa de valores, as quais permitem um lucro muito mais alto, mas que podem, a qualquer momento, se desvalorizar e gerar prejuízo ao investidor. Neste caso, o investidor arrojado também deve contar com um valor de segurança em sua reserva, uma vez que está mais suscetível a perdas em comparação com os demais.

Como definir o seu perfil de investidor

A definição de um perfil de investidor pode ser algo bastante simples, e realizada apenas com a simples observação a respeito de suas características enquanto investidor. Assim, o primeiro passo para que esta definição possa ser feita é que você consiga visualizar, de maneira clara e objetiva, a sua realidade financeira.

Um dos primeiros pontos a serem observados é a disponibilidade de recursos para que se possa fazer investimentos. No caso dos investidores iniciantes, é muito comum que seus recursos sejam mais limitados, o que deve indicá-los a um perfil mais conservador, uma vez que não podem correr o risco de sofrer perdas financeiras com investimentos mais arrojados e arriscados.

Da mesma forma, deve ser observado o intuito de seus investimentos, ou seja, qual o seu objetivo com este tipo de ação. Caso o seu desejo seja apenas garantir uma renda passiva além de seu orçamento regular, o perfil conservador pode ser o seu, enquanto o desejo por mais lucro, independente dos riscos, leva ao perfil arrojado, com um meio termo no caso de perfis moderados.

É importante que se entenda, também, que é possível estar em um momento diferente daquele de seu perfil. Um exemplo disso é uma pessoa arrojada, que não tem medo de sofrer perdas em seus investimentos, mas que, no momento, não possui recursos disponíveis para realizar investimentos condizentes com isso, de forma que precise manter investimentos conservadores ou moderados até que tenha condições financeiras de se tornar mais arrojado.

Embora seja possível definir o seu perfil de investidor apenas com estas observações, algumas plataformas de investimento e corretoras oferecem um mecanismo que pode facilitar esta definição, caso se tenha alguma dúvida. Com base em algumas perguntas simples, a ferramenta indica qual o seu perfil de investidor, além de apontar investimentos específicos que podem ser a melhor opção para você.

Os benefícios de saber o seu perfil de investidor

O principal benefício do conhecimento a respeito de qual o seu perfil de investidor é conseguir diferenciar quais as melhores opções de investimentos a serem realizadas. Desta forma, é possível avaliar o modo como o seu dinheiro é aplicado em acordo com a sua realidade financeira, para que haja uma chance de sucesso muito maior.

Além disso, ao conhecer o seu perfil de investidor, também é possível minimizar os riscos de ações incorretas com relação aos seus investimentos. Exemplo disso são ações tomadas por impulso, sem uma avaliação cuidadosa de riscos, por exemplo, que pode ser evitada ao saber qual o seu perfil e como se deve agir com relação à aplicação de seu dinheiro.

Agora que você sabe quais são os perfis de investidores, e como definir o seu perfil, coloque isso em prática e saiba como você deve se comportar com relação ao uso de seu dinheiro em investimentos. Isso lhe trará maiores facilidades e aumentará sua chance de sucesso.

Para saber ainda mais sobre os investimentos e os diferentes perfis de investidores, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.