A realização de um empréstimo é algo muito atrativo e necessário para algumas pessoas que precisam de dinheiro de forma rápida e fácil, para realizar algum tipo de pagamentos, compras emergenciais ou mesmo para quitar dívidas que tenham juros muito mais altos que o próprio empréstimo.

Dessa maneira, é muito grande o número de pessoas que buscam a realização de empréstimos em empresas e instituições financeiras. Isso leva estas pessoas a conhecerem uma outra forma de empréstimo, que pode ser ainda mais vantajosa em alguns casos, o empréstimo consignado.
No entanto, o empréstimo consignado ainda pode causar algumas dúvidas nas pessoas que não o conhecem completamente. Assim, para saber se esta modalidade de empréstimo é uma boa opção ou não para o seu caso, é sempre importante que se busque todas as informações necessárias e respostas para suas dúvidas sobre o empréstimo consignado, para avaliar de maneira correta se esse serviço cabe em seu bolso.
As perguntas mais frequentes sobre o empréstimo consignado
Confira a seguir, quais são as principais perguntas sobre o empréstimo consignado e suas respostas, para conseguir avaliar se este tipo de empréstimo é a melhor opção para a sua situação financeira, sem comprometer seu orçamento e sua saúde financeira:
1 – Qual a diferença do empréstimo consignado para o empréstimo comum?
A principal diferença entre o empréstimo consignado, que pode ser chamado também de crédito consignado, para o empréstimo comum, está na forma como estes dois tipos de empréstimos são pagos.
Enquanto o empréstimo comum é pago pelo próprio cliente, no empréstimo consignado o valor de pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento do cliente. Isso faz o cliente receber menos dinheiro em sua conta na data de seu pagamento, e o banco ou instituição financeira receba seu pagamento sem atraso, o que aumenta as chances de obtenção do crédito neste tipo de pedido de empréstimo.
2 – Qualquer pessoa pode solicitar um empréstimo consignado?
Não, nem todas as pessoas podem solicitar um empréstimo consignado. Isso se deve ao fato de que este tipo de empréstimo é pago com o desconto direto em sua folha salarial ou benefício recebido, de forma que apenas as pessoas que possuem este tipo de renda podem conseguir um empréstimo consignado.
Dessa maneira, quem pode solicitar o empréstimo consignado, são as pessoas que possuem emprego com carteira de trabalho assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Mesmo essas pessoas, ainda podem sofrer algum tipo de restrição, como os trabalhadores registrados, que podem conseguir crédito consignado apenas em instituições parceiras das empresas em que trabalham.
3 – Existe análise de crédito para a liberação do empréstimo consignado?
Assim como qualquer outro tipo de empréstimo, o consignado também passa por uma avaliação de crédito, antes que seja aprovado, mesmo com a garantia de pagamento feito diretamente com desconto em folha de salário.
Desse modo, é possível sim, que a solicitação de empréstimo consignado seja recusada pela instituição financeira, que pode optar por não oferecer o serviço. No entanto, graças ao pagamento garantido pelo desconto direto no salário ou benefício do cliente, as chances de se conseguir a aprovação de crédito consignado são muito maiores em relação aos demais tipos de empréstimos.
4 – É possível conseguir um empréstimo consignado com o nome sujo?
Diferentemente dos demais empréstimos comuns, o empréstimo consignado oferece uma segurança muito maior para as instituições financeiras, que tem a garantia de pagamento do empréstimo pelo desconto direto no salário. Isso facilita muito para os clientes conseguirem a aprovação de seu pedido de empréstimo.
Dessa forma, muitas instituições financeiras permitem que pessoas com o nome sujo no mercado consigam o empréstimo consignado, sem que sua restrição interfira neste tipo de empréstimo. Assim, é muito mais provável que seja levado em conta o valor de seu salário ou benefício, e não o seu score ou histórico de pagamentos no mercado.
5 – Se eu for demitido antes de pagar o empréstimo, o que acontece?
Em alguns casos, o valor da rescisão de contrato pode ser utilizado para o pagamento total da dívida do empréstimo consignado, de modo que o trabalhador não carregue a dívida consigo e o banco ou instituição financeira seja pago, sem prejuízo para nenhuma das partes.
No entanto, em alguns casos, o valor da rescisão pode não ser o suficiente para o pagamento da dívida. Nesses casos, é importante que o cliente entre em contato com o banco, pois a dívida não se extingue com a perda do emprego e deve ser paga para que seu nome não seja inserido em listas de inadimplência e em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC.
6 – Se eu tiver dificuldades com o pagamento, posso negociar o pagamento do empréstimo consignado?
Em virtude de o empréstimo consignado fazer o cliente receber um valor mensal menor, seja de seu salário ou de seu benefício, é possível que ocorram algumas situações em que o pagamento se torne mais difícil, o que atrapalha o seu orçamento e pode comprometer sua saúde financeira. Nestes casos, é possível entrar em contato com o banco para que o pagamento do valor restante da dívida seja dividido em mais parcelas com um valor menor.
Se esta renegociação não for possível, é possível realizar um novo empréstimo para o pagamento completo deste primeiro. No entanto, é preciso que esta opção seja muito bem pensada, para que a sua dívida não se torne uma bola de neve, na qual os empréstimos se acumulem e sua situação financeira fuja do seu controle.
7 – Quando o empréstimo consignado é uma boa opção para o cliente?
O fato de que o empréstimo consignado faz o trabalhador, servidor ou aposentado receber um valor menor por mês de seu salário ou benefício, é muito importante que se avaliem todos os pontos positivos e negativos de se pedir um empréstimo consignado.
Isso, porque a sua situação financeira deve ser adequada para que o valor reduzido seja o suficiente para cumprir todas as suas obrigações e necessidades durante o período de pagamento do empréstimo, para que este serviço não se torne, em vez de algo positivo, um pesadelo para a sua saúde financeira.
Para saber ainda mais sobre empréstimos comuns e consignados, acesse a página da AnjoCred e leia outros artigos sobre empréstimos, financiamentos, seguros, taxas de juros, consórcios, economia e muito mais. Assim, você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e fazê-lo render muito mais, de modo que sua saúde financeira seja muito melhor e você consiga até mesmo manter uma reserva de emergência, para não se ver sem dinheiro em situações imprevistas, como acidentes de trânsito ou problemas de saúde, por exemplo.