Pix: entenda o que é e como vai funcionar

Nos últimos meses, todos os brasileiros foram informados sobre a implementação e o início do funcionamento do Pix, um serviço que promete tornar muito mais fácil e seguro o uso do seu dinheiro, bem como o recebimento de transferências e pagamentos.

Porém, por se tratar de algo completamente novo, mesmo que seja uma ferramenta que promete muita facilidade para todas as pessoas, é natural que ainda existam muitas dúvidas e questionamentos acerca do Pix. Assim, é preciso, primeiramente, solucionar estas dúvidas, para que se possa começar a utilizar este serviço com total segurança e conhecimento.

Desta maneira, realizar transações financeiras poderá ser ainda mais fácil, a partir do momento em que você saiba como se cadastrar, receber, pagar ou transferir dinheiro por meio de suas chaves do Pix, independentemente de qual seja a sua instituição financeira.

Saiba o que é o Pix

O primeiro passo para conseguir utilizar melhor o Pix e saber como esta ferramenta funciona, é saber o que é, de fato, o Pix. Embora esta dúvida ainda seja frequente, pode ser facilmente respondida, uma vez que se trata de uma forma de utilizar o seu dinheiro de forma rápida e segura.

Ou seja, se você deseja fazer um pagamento, mas não pode aguardar até que uma transferência bancária seja compensada no dia útil seguinte, basta que se faça uma transferência ou pagamento por meio do Pix. Desta forma, o dinheiro será transferido automaticamente, e em poucos segundos o valor pago estará na conta de destino.

Assim, independentemente de qual seja o banco que você utiliza e o banco para o qual deseja pagar ou transferir dinheiro, bem como o dia ou horário em que isso é feito, o dinheiro pode ser movimentado instantaneamente. Isso evita que você fique sem um tipo de serviço ou atendimento, por exemplo, por conta de não poder fazer o pagamento na hora.

Além disso, outro benefício da utilização do Pix para a realização de suas transferências é o fato de que este serviço não possui a cobrança de taxas, como acontece em alguns bancos ao se realizar um TED ou DOC, por exemplo. Isso pode gerar uma grande economia para quem realiza um grande número de transações financeiras ao longo do mês, o que torna o Pix ainda mais atrativo.

Vale ressaltar que o Pix é uma ferramenta implementada pelo Banco Central, e não possui vínculo com nenhuma empresa ou instituição financeira, o que faz com que esteja presente em qualquer banco e disponível a todos os clientes, sem nenhum tipo de restrição.

Porém, para que se possa utilizar o Pix e usufruir de seus benefícios, é preciso que se cadastre uma chave no aplicativo de sua instituição financeira. Isso é necessário, pois é por meio desta chave que você poderá receber ou transferir dinheiro a qualquer momento, sem que precise sequer informar a terceiros os seus dados bancários.

Como receber dinheiro com o Pix

Como você já sabe, o Pix é uma ferramenta que permite tanto que se pague, quanto que se receba dinheiro, independentemente de dia ou horário. Porém, a forma como este procedimento deve ser feito ainda é pouco conhecida por algumas pessoas, o que pode fazer com que se tenha alguma dificuldade ao utilizar o recurso nas primeiras vezes.

Entretanto, receber dinheiro com o Pix é algo muito simples, e com o conhecimento do procedimento não há qualquer risco de complicações ou dificuldades. Isso porque, para receber dinheiro pelo Pix você precisa apenas informar a sua chave para a pessoa que irá lhe pagar ou transferir dinheiro.

Por meio desta chave, que pode ser o seu e-mail, número de telefone, ou número de CPF, o dinheiro vai diretamente para a sua conta bancária, sem que seja necessário o preenchimento de outros dados bancários por parte do pagador. Todas as informações complementares, como o número de sua conta, agência, entre outros detalhes, serão associados diretamente à sua chave do Pix, de forma que qualquer pessoa possa lhe transferir dinheiro automaticamente.

Assim, em apenas alguns segundos o dinheiro estará em sua conta com total segurança e sem risco de que, por exemplo, os seus dados bancários sejam acessados por qualquer pessoa, mesmo aquelas que vão lhe enviar dinheiro ou fazer pagamentos.

Fazer pagamentos com o Pix

Se receber dinheiro por meio do Pix é algo bastante fácil, a realização de pagamentos também apresenta as mesmas facilidades e benefícios. Isso porque, nesta situação, você também precisa apenas do conhecimento da chave do Pix da pessoa que receberá o seu pagamento.

Desta forma, ao acessar a opção do Pix no aplicativo de sua instituição bancária, basta selecionar a opção de fazer pagamentos e inserir esta chave no espaço direcionado. Isso já preencherá, automaticamente, as informações necessárias do destinatário de seu pagamento, de forma que você possa fazer este procedimento de forma bastante rápida, fácil e segura.

Assim, para complementar o pagamento, basta informar o valor a ser pago, bem como a conferência do nome de destinatário e a instituição bancária de destino de seu pagamento. Caso estas informações estejam corretas, basta fazer o pagamento e obter o seu comprovante de pagamento feito por meio do Pix, o que garante que você possa comprovar a realização desta transferência financeira.

Em um prazo de até dez segundos, a pessoa para a qual você realizou o pagamento vai receber o dinheiro em sua conta, o que pode lhe garantir, entre outras possibilidades, a realização de atendimentos e compras pagas com mais facilidade por meio do Pix.

Por conta de todas essas facilidades e benefícios, tanto para receber quanto para enviar dinheiro, é fácil compreender porque o Pix é um dos assuntos mais comentados atualmente, e é visto como a principal ferramenta a ser utilizada para transações financeiras nos próximos anos.

Desta maneira, se você ainda não cadastrou as suas chaves Pix no aplicativo de suas instituições bancárias, faça isso agora mesmo e comece a utilizar o Pix de forma instantânea, para qualquer tipo de transação financeira, para que, além de obter maior facilidade e segurança em suas transações, você também esteja livre de taxas de serviço.

Para saber ainda mais sobre o Pix e muitos outros serviços financeiros, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, consórcios, taxas de juros e educação financeira em geral.

Isso poderá ajudá-lo a cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar diversos tipos de problemas financeiros, como o acúmulo de dívidas e a inadimplência, por exemplo, além de permitir que você saiba identificar melhores oportunidades de investimento de acordo com a sua realidade financeira!