Pix: saiba como se prevenir contra fraudes

A chegada do Pix, novo serviço de pagamentos e transferência de dinheiro a qualquer momento do dia e em todos os dias da semana, fez todas as pessoas que possuem contas em bancos se animarem com esta nova possibilidade e seus recursos e suas facilidades.

No entanto, na mesma medida, sempre existem pessoas mal-intencionadas que podem tentar ganhar dinheiro por meio da falta de conhecimento de algumas pessoas, por meio da aplicação de golpes financeiros. Isso torna ainda mais importante reforçar os seus cuidados e aumentar a segurança no uso do Pix, para que nenhum tipo de golpista possa se apossar de seu dinheiro.

Este cuidado é ainda mais importante quando se trata do Pix, pois, por ser um serviço novo, pode ser pouco conhecido por algumas pessoas, o que aumenta as chances de que cometam erros que podem ser aproveitados por estas pessoas mal-intencionadas. Dessa forma, é importante saber quais tipos de cuidados você pode tomar para evitar que cometa qualquer tipo de erro na utilização do Pix.

Dessa maneira, confira a seguir algumas das maneiras mais eficientes de evitar cair em golpes ou fraudes relacionadas a este novo serviço financeiro: o Pix.

– Cadastre as suas chaves do Pix apenas nos aplicativos oficiais do seu banco

Para conseguir utilizar o Pix com maior facilidade, e conseguir enviar ou receber dinheiro a qualquer momento, é preciso cadastrar uma chave em seu banco, a qual será utilizada no momento da transferência bancária. Esta chave pode ser o seu e-mail, telefone, ou mesmo o número de seu CPF, e pode ser cadastrada apenas em uma única conta bancária.

O cadastramento desta chave é o que vai relacionar a sua conta bancária a esta chave, de forma que, ao ter esta chave informada, o dinheiro transferido seja enviado para a sua conta. No entanto, para conseguir cadastrar uma chave do Pix, é preciso que se acesse o aplicativo oficial do seu banco, o mesmo utilizado para acompanhar o seu saldo ou fazer pagamentos.

Ou seja, nenhuma instituição financeira irá solicitar seus dados e chaves por meio de mensagens de aplicativos ou e-mail, pois cabe apenas ao próprio cliente cadastrar as suas chaves no banco de sua preferência. Desse modo, se você receber qualquer tipo de mensagem em nome de seu banco, com a solicitação de seus dados para cadastro no Pix, saiba que é uma forma de tentativa de fraude.

Desta forma, cadastre suas chaves da maneira correta e evite informar os seus dados em qualquer tipo de conversa ou atendimento que não aconteça de forma oficial com os atendentes de seu banco. Isso poderá lhe garantir uma segurança muito maior para a utilização deste serviço em seu dia a dia.

– Não é necessário instalar nenhum tipo de aplicativo com o nome do Pix

Como ainda existem muitas pessoas que podem se confundir com as ferramentas mais novas implementadas pela tecnologia, é importante que se saiba diferenciar as ações necessárias para o uso de cada serviço. Um destes cuidados é o conhecimento de que o Pix é um serviço disponibilizado pelos próprios bancos, de forma que não há a necessidade de se utilizar qualquer tipo de aplicativo complementar.

Ou seja, o Pix é uma ferramenta inserida diretamente no aplicativo de seu banco, e não um aplicativo complementar que deve ser baixado separadamente. Desse modo, se qualquer pessoa lhe indicar algum aplicativo para download com o nome de Pix e o objetivo de transferir dinheiro, saiba que pode se tratar de uma tentativa de fraude.

Para garantir a sua segurança, utilize o Pix, bem como qualquer outro tipo de serviço financeiro, apenas dentro do aplicativo oficial de seu banco. Este cuidado poderá lhe garantir um serviço muito mais tranquilo, seguro e evitar que os seus dados sejam acessados por pessoas mal-intencionadas em busca da aplicação de golpes e fraudes.

– Utilize chaves aleatórias para transações com pessoas desconhecidas

Uma alternativa muito importante que é possibilitada pelo Pix é a criação de chaves aleatórias, as quais podem ser utilizadas apenas em uma única transação, tanto de recebimento quanto de envio de dinheiro. Ou seja, caso algum desconhecido precise lhe enviar dinheiro, não precisará saber o número de seu CPF, por exemplo, caso este seja a sua chave do Pix.

Além disso, a ferramenta pode disponibilizar um QR Code dinâmico, o qual funciona da mesma maneira de uma chave aleatória, para garantir que a transação seja ainda mais segura e nenhum de seus dados seja conhecido por outras pessoas.

Assim, com estas alternativas, você pode evitar que golpistas tenham acesso a qualquer um de seus dados, o que praticamente elimina os riscos de que você venha a ser vítima de algum tipo de golpe financeiro ou fraude. Também por conta disso, o Pix é visto por alguns especialistas como uma ferramenta completamente segura e livre das chances de tentativas de golpes, de modo que seja ainda mais vantajoso para qualquer pessoa.

– Mantenha o seu aplicativo sempre atualizado

Um cuidado bastante simples, mas que muitas pessoas não dão a devida importância, é de que o aplicativo de seu banco deve estar sempre atualizado. Isso faz com que as medidas de segurança estejam, também, devidamente atualizadas e o seu aplicativo seja ainda mais seguro.

Embora este cuidado não seja referente apenas ao Pix, é uma forma de fazer as suas transações financeiras realizadas por meio deste serviço não terem qualquer tipo de risco, com a manutenção de seus dados completamente sigilosos.

Agora que você sabe como evitar as tentativas de fraudes com o Pix, coloque estes cuidados em prática e utilize a ferramenta com toda a tranquilidade de que o seu dinheiro e seus dados pessoas estarão completamente seguros sempre que você precisar enviar ou receber dinheiro.

Desta forma, você poderá apenas usufruir dos benefícios deste recurso, de forma que a sua vida financeira seja facilitada pelo uso correto e seguro do Pix em sua conta bancária a qualquer momento e em todos os dias da semana.

Se você quiser se manter ainda mais atualizado a respeito do Pix e de como manter a segurança durante o uso deste novo serviço, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre o Pix e muitos outros serviços financeiros, além de diversos assuntos relacionados ao universo financeiro, que vão desde como realizar um empréstimo até a organização financeira e como limpar seu nome, entre muitos outros.

Com isso, além de saber como utilizar recursos e serviços financeiros, você poderá aprender a identificar melhores maneiras de investir e utilizar o seu dinheiro, sem que precise se preocupar com as dívidas, inadimplência e outros problemas financeiros comuns!