Um dos maiores problemas para muitas pessoas, atualmente, é a falta de uma boa educação financeira que fazem-na terem um uso mais descontrolado e incorreto do dinheiro. Muito disso se deve a algo, ainda, cultural no Brasil, que é a falta de investimento das escolas em educação financeira.
Isso significa que, embora muito conteúdo de qualidade seja transmitido pelos professores aos estudantes, falta um ensino relacionado à vida financeira para crianças e adolescentes no país. Isso faz com que, ao crescerem, estes estudantes não saibam como lidar com o dinheiro ao ingressarem no mercado de trabalho.
As consequências disso são bastante graves, com um elevado número de pessoas endividadas e nomes sujos no mercado, além de muitas restrições. Ou seja, muitas vezes, as escolas geram profissionais preparados para diversas áreas de atuação, mas não ensinam a estas pessoas como cuidar de seu orçamento.
Assim, por mais bem remunerados que sejam os profissionais, os efeitos negativos da falta de investimento na educação financeira são sentidos em toda a sociedade, uma vez que isso gera maiores dificuldades para muitas famílias.
Justamente por isso, é que o incentivo ao investimento em educação financeira nas escolas deve ser cada vez maior, para que essas instituições possam começar a introduzir aos jovens o primeiro contato com o dinheiro e, dessa forma, eles possam se tornar adultos mais conscientes financeiramente.
Conheça os benefícios da educação financeira
Para que se possa compreender ainda melhor a importância do investimento em educação financeira por parte das escolas, é preciso saber quais são as vantagens e benefícios que esse tipo de conhecimento pode gerar a todas as pessoas.
A seguir, confira quais são alguns dos principais benefícios da educação financeira e compreenda ainda melhor porque esta deve ser uma área com maior incentivo e investimento por parte das escolas:
– Diminuição das chances de endividamento no futuro
Um dos principais, e mais claros, benefícios da educação financeira é a possibilidade de diminuir ao mínimo possível as chances de que as pessoas adquiram dívidas elevadas no futuro. Isso porque, ao adquirir conhecimento financeiro, as pessoas poderão se programar melhor para a utilização de seu orçamento.
Desta maneira, com o maior investimento em educação financeira por parte das escolas, é possível dar início a uma geração com um menor número de pessoas endividadas no futuro, o que permite um maior poder de compra a estas pessoas e uma consequente melhora da economia em um cenário geral.
– Maior consciência sobre o valor do dinheiro
Além de permitir que as pessoas tenham menos riscos de adquirir dívidas elevadas, a educação financeira ainda possibilita que se tenha uma maior consciência sobre o valor do dinheiro. Ou seja, este conhecimento faz com que se consiga visualizar não apenas o que se pode fazer com o dinheiro, mas o que é necessário para se conseguir conquistar este valor.
No caso da educação financeira nas escolas, este tipo de ensino pode permitir que as crianças e adolescentes comecem a observar isso de forma prática, com o tempo trabalhado por seus pais para conseguirem o dinheiro de seu orçamento. Isso cria uma maior compreensão do valor do trabalho e permite que os estudantes cresçam com uma menor chance de se tornarem compradores compulsivos, por exemplo, pois terão maior consciência financeira.
– Melhor planejamento do futuro
Uma das frases mais ditas em escolas de todo o Brasil é que os estudantes devem se empenhar nos estudos para que possam ter um futuro melhor. No entanto, a falta do investimento em educação financeiro vai justamente contra isso, pois a inteligência financeira é algo essencial para um melhor planejamento para o futuro.
Desta forma, o ideal é que haja um investimento em educação financeira nas escolas para que os estudantes possam saber como começar a planejar o seu futuro desde muito cedo, para que possam ter maior facilidade em sua vida adulta. Um exemplo disso é a realização de uma reserva para o pagamento de uma faculdade, por exemplo, ao invés do gasto total de uma mesada que possa ser recebida pelas crianças e adolescentes.
Isso deixa ainda mais claro que a educação financeira é um ponto que deve, sim, ser colocado em prática na vida escolar, e que precisa receber mais investimento para que os estudantes tenham um bom planejamento de seu futuro.
– Melhor saúde emocional e diminuição das chances de estresse na vida adulta
Grande parte das pessoas na sociedade atual sofre com um dos maiores malefícios dos últimos anos, que é o estresse. Isso faz com que se tenha uma saúde emocional muito mais desestabilizada e com problemas consequentes para quem sofre deste tipo de situação.
Muito disso está diretamente ligado ao fator financeiro, pois o acúmulo de dívidas, a falta de uma reserva de emergência e outros problemas financeiros são os principais causadores do estresse. Ou seja, a falta de uma boa educação financeira afeta, inclusive, a saúde das pessoas em sua vida adulta, em decorrência da falta de um melhor planejamento e utilização de seu orçamento.
Justamente por conta disso é que a necessidade do investimento das escolas em educação financeira deve ser ainda mais discutida, pois é uma maneira de se conseguir melhorar a qualidade de vida da sociedade em um período bastante curto, quando os estudantes atingirem a vida adulta.
Por todos estes motivos e benefícios, fica claro que existem motivos de sobra para que as escolas façam investimentos em educação financeira, pois esta é uma ação simples, mas que gera um positivo efeito de bola de neve, uma vez que estudantes com maior inteligência financeira se tornarão adultos com maiores chances de sucesso e mesmo com mais saúde no futuro.
No entanto, é preciso que a educação financeira seja levada muito a sério nas escolas, para que se torne algo natural, e não apenas algum tipo de ação pontual, pois é preciso que se mantenha o seu ensino de maneira constante, tanto para enraizar este tipo de conhecimento na mente das pessoas quanto para cuidar de gerações futuras no aspecto financeiro.
Para saber ainda mais sobre a educação financeira e porque este deve ser um assunto presente nas escolas, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados que lhe permitirão saber ainda melhor como cuidar de seu dinheiro, como a realização de empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros, cartões de crédito e muito mais.
Assim, além de conseguir cuidar melhor do seu dinheiro, você poderá saber como identificar as melhores oportunidades de investimento e se manter longe de qualquer tipo de problema relacionado à falta de dinheiro, especialmente o acúmulo de dívidas e a inadimplência!