O empréstimo pessoal online é um instrumento econômico em ascensão no mercado. Hoje, os consumidores que estão à procura de dinheiro emprestado têm preferido por se aprofundar nas opções digitais a se deslocarem até uma financeira ou banco. Sem sair de casa, é possível simular a transação e solicitar o valor. As ações são quase inteiramente automáticas para simplificar a vida daqueles que encontram em um momento de instabilidade financeira.
Apesar de tamanha comodidade, para as pessoas que não estão familiarizadas com transações financeiras pela internet, fazer um empréstimo online costuma gerar muitas dúvidas. Em adição, a quantidade de opções por vezes intimida. E é sobre isso que abordaremos no texto a seguir.
Mas antes de passarmos para as orientações, achamos pertinente apresentar uma breve história da prática. O empréstimo pessoal online ganhou popularidade inicialmente nos Estados Unidos para depois chegar a outros países. No Brasil, observa-se um aumento constante dos negócios efetuados no ambiente virtual. Independente da região do país, o indivíduo dispõe de um número de instituições financeiras que possuem essa categoria de produto.
Agora que você já foi apresentado ao cenário do empréstimo online, acompanhe o nosso passo a passo para negociar com eficiência e segurança.
Dicas para fazer um empréstimo online seguro
A primeira dica é que para realizar um bom negócio, é fundamental estar sempre atento às taxas cobradas pela instituição. Somente com esse dado é possível fazer uma escolha benéfica para o cliente, independente do perfil. Outro pilar do processo descrito é a checagem dos diferentes quesitos de segurança. E lembre-se: as precauções são essenciais mesmo para acordos efetuados com bancos tradicionais.
Verifique a segurança do site
Não faça um empréstimo pessoal online sem confirmar que o site conta com um certificado de segurança. Essa informação encontra-se normalmente no rodapé das páginas. O próprio Google também fornece alertas sobre o nível de segurança da plataforma.
Observe o domínio do site
Caso o domínio usado for da própria firma, ele terminará com “.com ” ou “com.br”. Esse é um dos indícios de credibilidade do site e, por conseguinte, da empresa. Finais como “webnode” e assemelhadas representam um risco elevado, então fique longe.
Confira os dados da companhia
Sobretudo ao lidar com empresas de empréstimo pessoal independentes, veja o histórico e todos os dados públicos. Nesse estágio, pesquise o CNPJ do negócio no site da Receita Federal. Se identificar divergências na informação, tente saber a razão e seja ainda mais cauteloso. Confirme também se o CNPJ é igual ao do domínio “www”, tendo em vista que golpistas costumam criar nomes fantasias para efetuar as transações fraudulentas.
Dica: as empresas geralmente inserem o CNPJ no rodapé da página inicial.
Verifique a reputação da companhia
Uma forma de checar a idoneidade de uma empresa é por meio dos comentários no Google. Basta digitar o nome do negócio no mecanismo de busca para ver se há indícios de fraude. Também sugerimos que você utilize o Reclame Aqui para averiguar se os clientes relatam experiências negativas com a organização.
O Google Notícias é outro aliado valioso para a averiguação de um credor em potencial. Assim, você tem acesso a matérias de editorias especializadas sobre os resultados da empresa e descobre se há menção de problemas legais, por exemplo. As notícias podem contribuir para a imagem favorável ou negativa da companhia.
Não subestime o papel das redes sociais nesse momento da checagem. Entre nos perfis da empresa e acompanhe o feedback dos seguidores. Além de ser uma ferramenta para ver o que os usuários comentam sobre a marca, as interações podem trazer respostas para questões que você tenha.
Não pague valores desnecessários e antecipados
Tenha claro que nenhuma instituição séria lhe pedirá algum pagamento adiantado para liberar o empréstimo. Portanto, desconfie de qualquer gestor que demandar dinheiro antecipado para a transação. E se tal exigência acontecer, denuncie a ação aos órgãos responsáveis. Você se protege e auxilia que outras pessoas sejam enganadas mais adiante.
Não tenha medo de perguntar
Os termos dos empréstimos devem ser completamente entendidos pelo contratante. Portanto, não tenha receio de questionar quando tiver qualquer dúvida. Fale com os especialistas até se sentir seguro acerca de seus direitos e responsabilidades como cliente. Uma boa medida é telefonar ou usar outros meios de contato que a entidade disponibilize para conhecer melhor o produto.
Leve em conta a sua condição financeira
Não se esqueça de refletir sobre a oferta feita pela empresa de empréstimo e sobre como o acordo se encaixará no seu orçamento. Calcule o valor das parcelas para ter uma boa noção de como você cumprirá o compromisso assumido. As taxas de juros e o chamado CET (Custo Efetivo Total) são dois pontos que variam de uma instituição para outra e que pesam bastante no valor final.
Afinal, o empréstimo deve ser algo positivo para a saúde financeira e não um causar mais preocupações. Pesquise com paciência que você achará o produto certo para a sua realidade. Um indício de má-fé da companhia está na cobrança de uma parcela que supere 30% da renda total do cliente.
Veja as parcerias formadas
Com frequência, as empresas que oferecem empréstimo pessoal online precisam estabelecer parcerias com um banco. Posto esse cenário, evidencia-se a relevância de uma averiguação das parcerias mencionadas. O ideal é apurar junto ao banco se ele é de fato representante. Não prossiga caso o banco negar relação com financiadora, já que a probabilidade de golpe passa a ser alta.
Leia com atenção o contrato
Não deixe passar nenhum detalhe do contrato, pois esse cuidado evita muitos problemas no futuro. Não hesite em pedir para algum profissional da área revisar as cláusulas para elucidar eventuais dúvidas. A empresa não pode se negar em enviar o documento, mesmo que o processo seja todo online.
Quando os termos parecerem corretos, mande os seus documentos para a financeira escolhida e aguarde a análise de crédito. Chegado o prazo, olhe se o dinheiro chegou à sua conta. Em geral, o valor deve ser transferido em questão de poucas horas.
Em relação ao empréstimo pessoal online, queremos ressaltar alguns dos principais pontos positivos do procedimento. A internet permite que você filtre as buscas e compare com facilidade as alternativas viáveis no mercado financeiro. E o melhor: não é necessário se deslocar até uma agência e perder tempo em fila para ser atendido. Ou seja, achar o empréstimo adequado para a sua realidade tornou-se uma tarefa prática.
Pronto! Se você tiver em mente os pontos acima, conseguirá um empréstimo pessoal online rápido e seguro.
Por fim, convidamos você a acessar o site do AnjoCred para ler mais sobre outros assuntos relacionados a empréstimo e consumo.