Por conta da necessidade de conseguir dinheiro extra para a realização de diversas ações ou atividades, como compra de itens de primeira necessidade, ou mesmo pagamento de dívidas, o empréstimo financeiro é um dos serviços mais conhecidos e utilizados em todo o Brasil.
Esta popularidade do serviço se deve à relativa facilidade de se conseguir o dinheiro que você precisa emprestado, com o pagamento parcelado e taxas de juros atraentes, as quais permitem que o valor das parcelas se ajuste à sua realidade financeira.
No entanto, um ponto que ainda pode causar certa confusão ou dúvidas em algumas pessoas é com relação às diferentes modalidades de empréstimo financeiro. Em especial, com relação a dois dos tipos mais comuns de empréstimos, que são os empréstimos pessoais e os consignados.
Embora sejam serviços com a mesma funcionalidade, estas duas modalidades de empréstimos possuem características e detalhes bem diferentes, os quais podem fazer cada um deles ser mais indicado para diferentes tipos de clientes.
Assim, antes de solicitar o seu empréstimo e fazer a escolha entre um empréstimo pessoal ou um consignado, é preciso que se conheçam muito bem estas diferenças, de modo que sua escolha seja a mais acertada possível.
Para lhe ajudar com esta avaliação e a decidir qual o serviço mais indicado para você, confira a seguir quais são as principais diferenças entre o crédito pessoal e o crédito consignado:
– Forma de pagamento
Uma das principais diferenças entre o crédito pessoal e o crédito consignado é que os empréstimos realizados nestas categorias de serviço possuem formas de pagamento bastante distintas. E isso não diz respeito a valores, mas sim na forma como as parcelas mensais são quitadas.
No caso do crédito pessoal, o pagamento é de inteira responsabilidade do solicitante, ou seja, é preciso que todos os meses você pegue o dinheiro e faça o pagamento do boleto recebido. Uma alternativa que pode tornar este pagamento mais facilitado é o cadastro deste pagamento no débito automático em sua conta corrente, porém, mesmo assim é preciso que se tenha o valor necessário na conta para a realização deste pagamento.
Diferentemente disso, o crédito consignado não requer que o cliente tenha a preocupação de fazer este pagamento todos os meses, isso porque o valor devido é descontado diretamente em sua folha de pagamento. Assim, o cliente não chega sequer a pegar o dinheiro que pagará a parcela mensal de seu empréstimo, que é enviado diretamente pela empresa em que se está empregado ao banco em que o serviço foi contratado.
– Taxas de juros
Outra diferença essencial entre o crédito pessoal e o crédito consignado está na taxa de juros aplicada pelas empresas credoras a estes dois diferentes serviços. Em geral, a taxa de juros do crédito consignado tende a ser muito mais baixa, o que faz deste tipo de crédito o mais barato a ser pago pelos clientes.
Isso se deve ao fato de que a aprovação do crédito consignado acontece por meio da comprovação de um emprego fixo, no qual o pagamento do empréstimo será feito diretamente pela empresa contratante. Desta forma, a empresa credora passa a ter um risco muito mais baixo de prejuízos por conta de inadimplência, uma vez que o cliente sequer chega a pegar o dinheiro antes do pagamento de sua parcela mensal.
Com um risco mais baixo neste tipo de crédito, é possível que as empresas credoras trabalhem com taxas ainda menores, uma vez que seu lucro já estará garantido com o pagamento por meio do desconto em folha ou benefício, no caso de aposentados e pensionistas.
Já o crédito pessoal possui uma taxa de juros um pouco mais alta, justamente porque o pagamento das parcelas é feito pelo próprio cliente. Embora haja todo um processo de análise de crédito, verificação de seu histórico de pagamentos, entre outros detalhes, o risco calculado pelas empresas credoras é maior nestes casos, de forma que a taxa de juros também seja um pouco mais alta neste serviço.
– Disponibilidade a diferentes pessoas
Um fato que poucas pessoas conhecem sobre o empréstimo consignado é que este serviço não está disponível para todas as pessoas, e isso não significa apenas que as pessoas com emprego fixo ou carteira de trabalho assinada podem utilizar este tipo de crédito. Isso porque, além de ter um emprego fixo, é preciso que a empresa na qual se trabalha tenha uma parceria com uma determinada rede bancária que permita a realização do empréstimo consignado.
Com isso, é possível que mesmo pessoas com emprego fixo, boa estabilidade profissional e carteira assinada não possam ter acesso a crédito consignado por conta da falta de parceria de sua empresa contratante com uma rede bancária ou instituição financeira.
No entanto, aposentados e pensionistas, que recebem o seu benefício mensalmente, possuem uma grande facilidade na obtenção do crédito consignado, uma vez que o pagamento é feito pelo próprio governo, que permite a estas pessoas a possibilidade de utilização do crédito com pagamento descontado em seu benefício.
Diferentemente, o crédito pessoal é um serviço que não requer qualquer ligação do cliente com uma determinada empresa ou mesmo com um banco, e pode ser procurado livremente por pessoas que tenham interesse no serviço. Assim, mesmo que seja um crédito um pouco mais caro, por conta da taxa de juros, o empréstimo pessoal ainda é o mais utilizado por conta da maior facilidade de sua contratação.
Com estas informações, e o conhecimento a respeito da diferença entre o crédito pessoal e o crédito consignado, é possível perceber como, apesar de suas funcionalidades semelhantes, estas duas modalidades de crédito se diferenciam de forma muito clara, o que faz com que sejam serviços voltados a públicos completamente distintos.
Agora que você conhece um pouco melhor as diferenças entre crédito pessoal e crédito consignado, avalie qual destes dois serviços é o mais indicado para você e determine se algum destes tipos de créditos pode beneficiar a sua vida financeira.
No entanto, para garantir que isso seja algo positivo para você e sua família, faça um planejamento financeiro detalhado antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo que seja mais atraente de acordo com a sua realidade financeira. Isso permitirá um melhor uso do serviço e a minimização do risco de acúmulo de dívida ou até mesmo de inadimplência.
Para saber ainda mais sobre as diferenças entre o crédito pessoal e o crédito consignado, além de conhecer muitos outros serviços financeiros disponibilizados atualmente pelos bancos e instituições financeiras, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e vários assuntos relacionados ao universo financeiro que poderão ajudar você a cuidar ainda melhor do seu dinheiro!