Saiba quais as principais empresas que foram afetadas pelo Coronavírus

A pandemia causada pelo Coronavírus afetou a vida de todas as pessoas de uma maneira muito significativa, com mudanças em diversos aspectos. Isso inclui também a economia e o lado financeiro de empresas e pessoas, o que afetou a forma como devem lidar com o dinheiro e se programar para evitar problemas financeiros em seu futuro.

empresas afetadas pelo coronavirus

No caso das empresas, no entanto, muitas delas já foram significativamente afetadas, de modo que tenham grande dificuldade pelos próximos meses, com redução de lucros e expectativas de crescimento muito menores. Desta maneira, o impacto causado pelo Coronavírus é muito grande e poderá ser ainda maior em algum tempo, pois os efeitos serão estendidos ao longo do período de pandemia.

Confira a seguir quais são as principais empresas que foram afetadas pelo Coronavírus e sua pandemia:

Empresas aéreas

Algumas das primeiras empresas que começaram a sofrer efeitos negativos causados pela pandemia do Coronavírus foram as empresas aéreas, pois uma das principais orientações é que as pessoas não realizem viagens. Isso faz com que estas empresas percam clientes e tenham, até mesmo, que desmarcar voos, especialmente os internacionais.

Desta forma, não há uma maneira de que estas empresas contornem estas perdas e o impacto negativo gerado pela pandemia, pois a melhor forma de conter o avanço do vírus é com o cancelamento de viagens e deslocamentos. Exatamente por conta disso, as empresas aéreas são algumas das que terão seus resultados impactados negativamente pelo Coronavírus.

Agências de turismo

O impacto do Coronavírus, obviamente, afeta as agências de turismo da mesma forma que as empresas aéreas, pois há a impossibilidade de que as pessoas realizem viagens durante a pandemia. Além disso, muitas viagens que já foram marcadas e vendidas deverão ser canceladas pelos próximos meses.

Assim, haverá um grande prejuízo com o qual estas empresas deverão arcar até que a pandemia se encerre e o mercado de turismo possa ser novamente movimentado.

Hotéis

O setor hoteleiro está diretamente ligado ao mercado das companhias aéreas e das companhias de viagens, pois são, em geral, os mesmos clientes que utilizam estas empresas que se hospedam nos hotéis por todo o mundo. Com as viagens e deslocamentos proibidos em busca do controle da pandemia, estas empresas perderão um grande número de clientes, os quais devem seguir a orientação de se manterem em suas residências.

Isso faz com que os hotéis e empresas semelhantes, que oferecem hospedagem a seus clientes, sejam algumas das mais afetadas pelo Coronavírus, desde o início da pandemia e sem uma expectativa de que volte a haver uma movimentação deste setor.

Indústrias

As grandes indústrias que possuem fábricas também foram fortemente afetadas pelo Coronavírus, pois sofrem impactos negativos de duas formas diferentes. Uma destas formas é a diminuição de consumo de seus produtos, que faz com que se tenha menos lucros devido ao menor número de clientes durante a pandemia.

Outro ponto negativo causado pelo Coronavírus para as indústrias é a impossibilidade de produção, uma vez que seus funcionários não podem manter a atividade, pois devem se manter em quarentena para evitar a proliferação do vírus. Assim, diversas empresas que contam com estas fábricas – por meio de peças ou outros produtos – também foram afetadas pela crise gerada pela pandemia do Coronavírus.

Pequenas e médias empresas

De uma forma geral, todas as empresas serão, mais cedo ou mais tarde, afetadas por conta dos efeitos do Coronavírus na sociedade. Porém, algumas das que já foram afetadas e que poderão sofrer mais gravemente com suas consequências são as pequenas e médias empresas.

Um fator que faz com que sofram esses efeitos é a menor frequência de clientes, pois, como muitas destas empresas são localizadas em bairros e buscam atender a sua região, sem a circulação de público, suas vendas caem drasticamente. Além disso, muitas destas empresas não possuem a tecnologia necessária para que se possa manter o atendimento por meio de aplicativos, por exemplo, o que limita ainda mais a sua possibilidade de ganhos durante a pandemia.

Isso também pode fazer com que muitas destas empresas precise demitir seus funcionários e enxugar seu quadro de trabalhadores em busca de um meio de contenção de gastos, para evitar problemas maiores no futuro. Assim, não apenas estas empresas estão sujeitas aos efeitos econômicos do Coronavírus, mas todos os trabalhadores de uma forma geral.

Embora outras empresas também estejam sujeitas aos efeitos do Coronavírus, estas são algumas das que sofrerão consequências mais graves e que já começaram a apresentar mudanças em decorrência da pandemia, como prejuízos ou impossibilidade de funcionamento.

Para saber ainda mais sobre como o Coronavírus irá impactar a economia de uma forma geral e o seu bolso, mais especificamente, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos para saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro em meio à pandemia e evitar dificuldades financeiras durante e após este período.