No momento em que você adquire seu primeiro imóvel, seja uma casa ou apartamento, já precisa começar a pensar no seguro residencial. O serviço é oferecido por várias instituições financeiras e garante a proteção em casos como incêndio, alagamento e roubo. Basta se atentar ao plano escolhido.
Opções não faltam no mercado e para quem ainda não tem tanta experiência, pode haver o risco de pagar caro por algo que não precisaria, ou, ainda mais grave, aceitar um plano muito simples, que não cobre serviços importantes.
O que levar em conta na hora de escolher o seguro residencial?
Antes de contratar um seguro para sua casa, é preciso prestar atenção a alguns fatores. O ideal é que você chegue ao banco já sabendo o que deseja, para que o corretor consiga oferecer o serviço que mais se aproxima àquilo que você precisa. Antes de fechar o contrato, observe:
Saiba o que você realmente precisa
Onde você vive? A casa ou apartamento que comprou está próximo a algum rio? Trata-se de um bairro com tendência a alagamento nas épocas de chuvas fortes? Quem respondeu sim para ambas as perguntas precisa considerar um seguro que cubra inundação e alagamento.
Da mesma forma, alguém que optou por um imóvel mais antigo, precisa incluir proteção contra incêndio, problemas hidráulicos e na fiação de luz.
Busque informações sobre os planos oferecidos
Antes de fechar negócio com qualquer banco, não tenha medo de perguntar e saber mais sobre os planos. Além dos serviços inclusos, é interessante saber a partir de quanto é válido, se cobre todo o prejuízo e como proceder para acionar o recebimento do valor do seguro, caso aconteça algo que está previsto na apólice.
Cobertura básica + adicionais
A cobertura básica já é um requisito obrigatório, não importa qual seja o tamanho do imóvel ou a região em que está localizado. No entanto, em muitos casos, não é suficiente.
Considere colocar adicionais, alguns dos mais conhecidos envolvem: casas com animais de estimação, seguro residencial para famílias que contam com diarista ou empregada doméstica e o seguro contra roubo.
Quais bancos trabalham com o serviço
Agora que você já está por dentro do que precisa levar em conta antes de escolher uma apólice de seguro para seu imóvel, é indicado conhecer quais são os bancos que oferecem o serviço. Em muitos casos, quando você já é correntista, fica muito prático adicionar o valor mensal do seguro como débito automático em conta.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil, através do BB Seguros oferece quatro diferentes tipos de cobertura para o seguro residencial: básica, vendaval, danos elétricos e responsabilidade civil familiar (que é uma apólice para quem tem pets em casa).
Os valores mudam de acordo com localização e tamanho do imóvel, porém, se quiser fazer uma cotação, é possível solicitar que um corretor ligue para você e ofereça mais informações sobre cada plano.
Segundo o Reclame Aqui, o BB Seguros tem nota 7, sendo considerado um banco que oferece um bom serviço. No entanto, vale lembrar que esta avaliação considera vários tipos de seguro e não apenas o residencial.
Caixa Econômica Federal
A CEF (Caixa Econômica Federal) também oferece o seguro residencial, através da Caixa Seguradora. O site é bastante intuitivo e ajuda você a encontrar uma apólice que mais se encaixa as suas necessidades. O primeiro passo é definir se o imóvel é uma casa ou apartamento. Depois, é só ir respondendo às perguntas do questionário.
O próprio site já redireciona você para saber mais sobre o plano e – caso deseje contratar – falar com um corretor, através do chat online. Na avaliação feita pelo Reclame Aqui, a CEF obteve nota 8.4, com atendimento considerado ótimo.
Itaú
O seguro da casa oferecido pelo banco Itaú cobre os serviços básicos (incêndio, raio e explosão), roubo ou furto, danos elétricos, conserto de eletrodomésticos, granizo e vendaval, quebra de vidros, desmoronamento, danos causados a terceiros de forma involuntária e rompimento de tubulação de água.
Cada uma das coberturas depende do plano escolhido. Como dito em uma das dicas de orientação sobre como escolher o seguro, muitas pessoas optam pelo básico e acrescentam os demais serviços, como por exemplo: roubo e furto ou danos elétricos.
Segundo o Reclame Aqui, o Itaú Seguros possui nota 7.8, sendo seu atendimento ao cliente considerado bom. A avaliação leva em conta o seguro para a casa e o seguro para o carro.
Bradesco
O Bradesco Seguros divide os seguros para imóveis de forma diferente: básico, classic, exclusive, prime e sob medida. Cada um dos planos oferece alguma vantagem. O prime, por exemplo, é voltado exclusivamente aos clientes Bradesco Prime.
No site da empresa é possível tirar dúvidas (através de um FAQ) e conhecer um pouco mais sobre cada um dos seguros oferecidos. Na avaliação do Reclame Aqui, o serviço tem nota 7.2, com seu atendimento sendo considerado bom.
Banco Inter
O Banco Inter também oferece o seguro residencial para seus clientes PF (pessoa física). A cobertura é simples e engloba roubo, danos elétricos e alguns serviços vinte e quatro horas. Também permite que o segurado possa participar de alguns sorteios – todos os meses – e concorrer a prêmios.
Não é um serviço tão completo como o oferecido por outros bancos, porém, já tem chamado a atenção de várias pessoas que possuem conta corrente no Inter.
Santander
O Banco Santander também traz diferentes opções de seguro para sua casa ou apartamento. Como grande vantagem em relação a outros, está a forma de contratação, que não necessita que a pessoa se dirija até uma agência. Basta ter o app Santander e contratar o seguro escolhido.
O site entra como uma orientação aos futuros clientes. Ali estão dados sobre a cobertura, que inclui até tumultos e greves que possam – de alguma maneira – acabar danificando o imóvel. Além da cobertura, conta também com assistências. No total são cinco tipos diferentes de apólices que podem ser contratadas.
Na avaliação feita pelo Reclame Aqui, o Santander conseguiu estar dentre os dez melhores, com nota de 7.7 e um bom atendimento aos seus clientes.
Encontrar o seguro residencial ideal é uma tarefa que exige pesquisa e paciência. Muitos bancos oferecem o serviço e o mais importante é não ter pressa e sempre escolher aquilo que é mais prático e melhor se encaixa às suas necessidades.
Se você já é correntista de algum banco que trabalha com o seguro para imóveis, se informe e procure saber mais sobre como funciona e quais são os valores pagos mensalmente pelas apólices.
Quer saber mais sobre outros assuntos que vão ajudar você a lidar melhor com as suas finanças? Não deixe de acessar o site da AnjoCred para ler outros artigos.