Qual a diferença para DOC e TED no PIX?

O assunto que dominou qualquer tipo de discussão e conversa financeira nos últimos tempos foi a chegada e a implementação do Pix, uma ferramenta que permite enviar ou receber dinheiro de forma instantânea e com total segurança. Este tipo de serviço é utilizado por meio de uma chave, que deve ser cadastrada em seu banco, para que possa, por meio dela, fazer transações de envio ou recebimento de dinheiro a qualquer hora e em qualquer dia.

Porém, a chegada do Pix gerou uma dúvida muito grande em quase todas as pessoas no que diz respeito ao funcionamento desta ferramenta em substituição aos serviços de transferências tradicionais, que são o TED e o DOC. Embora estes serviços não sofram alterações e continuem disponíveis, as diferenças positivas do Pix fazem esta ferramenta ser uma escolha muito mais atraente a qualquer pessoa.

Desta maneira, é essencial que se saiba quais são as diferenças que o Pix proporciona para o TED e o DOC, e os motivos que tornam muito mais vantajoso optar por este serviço quando precisar enviar ou receber dinheiro a qualquer momento.

Conheça as diferenças entre o Pix e o TED

Antes da chegada e da implementação do Pix, o TED era o principal meio de transferência de dinheiro entre contas bancárias, uma vez que permitia o envio do dinheiro em apenas algumas horas. No entanto, estas transferências devem acontecer apenas em horários comerciais para que o dinheiro fosse recebido ainda no mesmo dia pelo destinatário.

Caso esta transferência fosse realizada durante a noite, ou em um fim de semana, por exemplo, o dinheiro seria recebido apenas no dia útil seguinte, o que poderia gerar muitas dificuldades e complicações, especialmente quando o dinheiro é necessário para alguma compra ou pagamento emergencial, por exemplo.

Além disso, as instituições financeiras podem cobrar algumas taxas de serviço pelo uso do TED para a realização de transferências financeiras. Em especial para as pessoas que realizam muitas transferências ao longo do mês, estas taxas podem representar um valor muito alto a ser descontado de seu orçamento e gerar algum prejuízo.

Ao passar a utilizar o Pix, qualquer pessoa torna desnecessário aguardar por algumas horas para o envio ou recebimento de seu dinheiro, uma vez que esta compensação acontece de forma instantânea, com um prazo máximo de demora de até dez segundos, independentemente da instituição financeira na qual se possui uma conta bancária.

Esta agilidade na transferência de dinheiro também acontece em horários fora do período comercial, o que significa que você pode fazer transferências e pagamentos mesmo durante a noite, ou nos fins de semana. Nestes dias e horários o Pix funciona da mesma forma, diferentemente do TED, que é agendado para o dia útil seguinte.

Outra diferença importante é que o Pix é gratuito, o que pode fazer com que se economize um bom dinheiro no que tange ao pagamento de taxas existentes na realização de TED. Isso faz este serviço ser ainda mais atraente a qualquer pessoa no que diz respeito às transferências convencionais, de modo que seja uma escolha natural em qualquer situação na qual se precise enviar ou receber dinheiro.

Saiba quais são as diferenças entre o Pix e o DOC

Além da possibilidade de se transferir dinheiro com o TED, antes da chegada do Pix, também era possível utilizar um outro tipo de serviço para enviar dinheiro a outras pessoas. Trata-se do DOC, um serviço que permitia aos clientes enviar dinheiro para qualquer pessoa, desde que esta transferência não ultrapassasse o limite de 4.999 reais.

Porém, o DOC não é um dos serviços mais atraentes aos clientes de instituições bancárias, pois possui algumas taxas bastante elevadas, as quais podem variar de acordo com os bancos em que o cliente possui conta. Isso faz com que transferir dinheiro com o DOC possa ser definido como uma operação cara e pouco atrativa, especialmente para quem utiliza o serviço várias vezes por mês.

Entretanto, este não é o único fator que pesa contra o DOC em comparação com o Pix, pois um dos seus maiores problemas é o tempo que o DOC demora a ser compensado. Em geral, este tipo de transferência leva um dia útil a mais, a partir do dia de sua realização, para ser depositado na conta de destino.

Este procedimento pode ser ainda mais demorado se o DOC for realizado durante a noite ou durante um final de semana, com dois dias úteis a mais a partir de sua realização. Desse modo, é um tipo de transferência que demora muito a se concretizar, e pouquíssimo atraente a qualquer pessoa, tanto para quem deseja receber quanto para quem quer pagar por um serviço.

Com isso, a principal diferença entre o Pix e o DOC está em seu tempo de concretização, com uma vantagem muito clara para o serviço do Pix, que acontece de forma automática. Desta maneira, com a chegada do Pix, a utilização do DOC se torna ainda menos atrativa, de forma que cada vez mais pessoas passem a optar pelo serviço implementado recentemente.

No entanto, mesmo que o Pix seja muito mais atrativo quanto às transferências feitas com o DOC e com TED, isso não significa que estas alternativas serão eliminadas pelas instituições financeiras. Isso se deve, em especial, ao fato de que algumas empresas e instituições ainda podem necessitar dos serviços para realizar pagamentos a funcionários ou fornecedores, por exemplo.

Entretanto, é natural que isso se altere no futuro, pois o Pix é uma ferramenta muito mais atrativa, tanto para as pessoas quanto para as empresas, e pode fazer você obter tenha maiores facilidades e segurança em todas as suas transações financeiras.

Agora que você conhece melhor as diferenças entre o Pix, TED e DOC, cadastre as suas chaves do Pix agora mesmo em seu aplicativo de internet banking e passe a usufruir de todas as vantagens, benefícios e segurança proporcionados por esta nova ferramenta em todas as suas transações financeiras, seja para enviar ou receber dinheiro a qualquer momento e em todos os dias da semana.

Para saber ainda mais sobre o Pix e ficar por dentro de todas as novidades e como utilizar este serviço, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, taxas de juros, controle de gastos e educação financeira em geral.

Isso permitirá a você saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e realizar investimentos muito mais positivos de acordo com a sua realidade financeira, além de ajudar você a se manter longe de quaisquer tipos de problemas financeiros, como as dívidas, inadimplências e suas terríveis consequências!