Quantos anos dura o seguro de automóvel ?

Conseguir comprar o seu próprio carro é um desejo comum a grande parte dos brasileiros, e um desafio que requer muito planejamento e economia, uma vez que este é um dos bens mais caros que se pode conseguir atualmente. Dessa maneira, é natural que, ao comprar seu veículo, se queira proteger este patrimônio de qualquer tipo de dano.

Dessa forma, o ideal é contar com um seguro de automóvel, para que se possa ter a cobertura em caso de danos, para que, além de pagar o seu carro com um valor bastante considerável, você não tenha que arcar com outros prejuízos.

Em geral, as coberturas de seguros de automóveis são bastante completas, e possuem, entre outros detalhes, garantia contra acidentes, necessidade de reparos, serviços mecânicos, roubos e furtos e outras possibilidades que possam gerar prejuízo ao proprietário.

Assim, é sempre recomendado que se tenha um seguro de automóvel o mais rápido possível após a compra de seu veículo, pois o trânsito expõe todas as pessoas ao risco de acidentes e prejuízos. No entanto, é comum que muitas pessoas tenham algumas dúvidas com relação ao seguro de automóvel, de forma que não saibam, exatamente, como este serviço lhe pode ser útil.

Entre as principais dúvidas com relação a este tipo de seguro, algumas das mais comuns são aquelas relacionadas à duração do seguro contratado para o seu veículo, bem como os passos necessários para a renovação deste veículo. Com isso, é importante solucionar essas dúvidas para que você veja a importância do seguro de automóvel e contrate aquele que melhor atender às suas necessidades.

Confira a resposta para suas dúvidas sobre veículo de automóvel

Embora sejam dúvidas bastante comuns a muitas pessoas, os questionamentos a respeito da duração de um seguro de automóvel, bem como a sua renovação são informações bastante simples e não possuem nenhum tipo de complexidade para que sejam compreendidas.

De uma maneira geral, a duração dos contratos de seguros de automóveis possui uma limitação de 12 meses. Ou seja, ao contratar um seguro para o seu carro, este contrato poderá ter validade de até um ano, e seu pagamento pode ser feito tanto à vista, em busca de maiores descontos, ou com parcelas mensais durante este período.

Assim, é importante avaliar qual tipo de pagamento é o mais atraente para você, de acordo com o seu orçamento familiar e a forma como este custo irá impactar a sua vida financeira. No entanto, independentemente de qual seja a opção escolhida, o custo-benefício do seguro de automóvel é muito positivo, pois pode lhe evitar grandes prejuízos caso o seu carro seja alvo de roubos e furtos, ou mesmo que se envolva em acidentes no trânsito.

Este prazo de duração do seguro de automóvel de doze meses se deve, em especial, ao fato de que o valor do seguro pode ser reajustado no período de sua renovação. Estas alterações se devem, por exemplo, ao comportamento do motorista no trânsito, se o dono é casado, possui filhos, entre outros fatores levados em consideração pelas seguradoras.

Estes fatores são levados em consideração por fazer com que, por exemplo, o veículo tenha maiores chances de se envolver em acidentes, ou mesmo que sua manutenção não seja a ideal, ou que o veículo se desgaste mais rapidamente. Desse modo, o valor a ser pago para que seu carro seja segurado, com todas as coberturas necessárias, pode ser maior ou menor, de acordo com estes fatores.

Porém, mesmo que possa ser alvo de atualizações financeiras, a renovação do seguro de automóvel não costuma trazer muitas dificuldades ou problemas para os donos de veículos. Com o uso da tecnologia, cada vez mais presente em todas as empresas, esta renovação é ainda mais facilitada, e pode ser feita sem que se precise ir até um dos pontos de atendimento de sua seguradora.

Isso porque, a maioria das empresas permite que esta renovação seja feita de forma praticamente automática, apenas com o contato por telefone ou pela internet com o dono do veículo segurado. Esta possibilidade também permite que a renovação seja feita de forma mais rápida, para evitar que o seu veículo fique exposto a riscos de prejuízo pela falta desta renovação.

Este também é outro ponto a ser levado em consideração no que diz respeito à duração do seguro de seu veículo, mas que muitas pessoas não se atentam e podem ter problemas por conta disso. Isso porque a duração do seguro de seu automóvel possui uma validade bastante limitada com relação às datas de seu contrato.

De uma forma bem clara, o seguro começa a valer às 00h do dia em que o serviço é contratado, e vale até às 23h59 do dia em que o contrato se encerra. Ou seja, caso você sofra um acidente apenas algumas horas depois do vencimento de seu contrato de seguro, você poderá ter que arcar com este prejuízo.

Isso torna ainda mais importante se atentar ao prazo de validade de seu seguro, para buscar a renovação antes desta data e evitar que exista qualquer intervalo de tempo sem garantia de segurança para o seu veículo. Este é um cuidado simples, mas que pode lhe garantir uma grande economia caso seja algo de qualquer tipo de imprevistos e inconvenientes que afetem o seu carro.

Além disso, se você, por qualquer motivo não necessitar mais do seguro de seu veículo, por tê-lo vendido, por exemplo, é importante solicitar, junto à seguradora, o encerramento de seu contrato. Ou seja, se você não possuir mais o seu veículo, não é necessário esperar que estes doze meses se encerrem para deixar de pagar o seguro contratado.

Agora que você pode ter suas dúvidas esclarecidas a respeito da duração de um contrato de seguro de automóvel, busque por empresas seguradoras que lhe ofereçam as melhores condições de serviço e coberturas para o seu veículo, e escolha a que melhor atender às suas necessidades cotidianas.

Dessa maneira, você poderá utilizar o seu veículo com segurança e tranquilidade de que não precisará arcar com prejuízos causados por danos causados por terceiros, ou situações acidentais que venham a acometer o seu veículo.

Saiba ainda mais sobre o seguro de automóveis e todas as demais modalidades de seguros ao visitar a página da AnjoCred e navegar por nossas publicações sobre estes e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, consórcios, controle de gastos, economia doméstica e educação financeira em geral.

Com estas informações, você poderá descobrir maneiras de cuidar muito melhor do seu orçamento, fazer com que o seu dinheiro renda muito mais e praticamente eliminar as chances de problemas relacionados à sua vida financeira!