Saiba o que fazer em caso de sinistro e quando recorrer ao seguro

A utilização de um carro é, atualmente, algo extremamente necessário para muitas pessoas, seja por motivos de facilidade de locomoção, maior rapidez de transporte, ou até mesmo para o desempenho de algumas atividades profissionais, as quais exigem o uso de um veículo.

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Esta importância de se contar com um carro, faz também com que seja muito importante possuir um seguro para o veículo, de forma que se tenha cobertura contra uma série de problemas, dentre os quais estão os acidentes de trânsito, roubos, furtos, entre outros possíveis problemas.

Nestes contratos de seguro, é comum que situações que são cobertas pelo seu seguro sejam descritas como sinistros, o que levanta algumas dúvidas nos clientes, especialmente sobre o que, exatamente, pode ser definido como sinistro e quando entrar em contato com a seguradora nestas situações.

Primeiramente é preciso compreender o que são os sinistros, que são, de uma maneira geral, todos os incidentes que podem causar danos ao veículo. É possível ainda dividir os sinistros entre sinistros parciais, os quais causam avarias de até 75% do valor do carro, ou os sinistros integrais, que são mais conhecidos como perda total, ou simplesmente pela sigla PT.

Os sinistros geram também a realização de um procedimento padrão, no qual é determinado se este incidente irá render o pagamento da apólice de seguro ao proprietário do veículo ou não. Este procedimento é dividido em três partes, que são:

  1. Apuração dos danos: Avaliação das causas e natureza do incidente, feita principalmente por meio dos registros policiais e vistorias;
  2. Regularização: Análise do incidente, com a verificação da existência ou não da cobertura do seguro para este sinistro;
  3. Liquidação: ação que encerra o procedimento, seja com o pagamento de indenização ao segurado ou sem o direito à indenização.

Os principais sinistros e como lidar com o seguro em cada caso

Confira a seguir quais são as principais situações que podem representar sinistros de acordo com o seguro de seu carro e a melhor maneira de proceder para entrar em contato com o seguro em cada caso:

1 – Bateram no seu carro e o responsável não foi identificado

Uma situação bastante comum no trânsito é quando ocorre uma colisão, mas não há uma declaração de culpa por parte de nenhum motorista, ou mesmo quando não é possível identificar o responsável pela causa da colisão. Assim, seu carro precisará passar por reparos, mas não se pode acionar o seguro do responsável pelo acidente.

Neste caso é preciso que se acione o seu seguro de forma imediata, para que o sinistro seja registrado pela empresa. Neste contato também deve ser agendada a vistoria no veículo, que pode ser feita na própria oficina em que o veículo será reparado. Esta vistoria será a responsável para definir se há ou não a cobertura do seguro, com o pagamento da indenização, o que evita o prejuízo para você após ter seu carro atingido.

O contato com a seguradora de forma rápida pode garantir ainda outros benefícios, como a indicação de oficinas credenciadas em seu seguro, com descontos no serviço de reparos, ou ainda a solicitação de um carro reserva para que você não seja prejudicado pela falta de veículo durante o tempo em que seu carro estará na oficina.

2 – Bateram no seu carro por culpa de outro motorista identificado

Da mesma maneira que os acidentes podem acontecer sem a identificação do responsável, também existem situações nas quais o motorista responsável assume a sua culpa pelo incidente. Neste caso, quando você não teve culpa pela colisão, os reparos em seu carro são garantidos pela seguradora do motorista que causou o acidente.

Assim, é muito importante que se pegue todos os dados deste motorista, como seu nome completo e os dados de seu seguro, para que possa ser feito um Boletim de Ocorrência que servirá para a documentação do sinistro. Após estas providências, o boletim de ocorrência e os demais documentos devem ser apresentados à seguradora, que lhe indicará qual oficina irá reparar o seu carro, sem nenhum prejuízo para você.

3 – Você bateu o seu carro

Ninguém está livre dos acidentes de trânsito, de forma que você também pode, por diversos motivos, bater o seu carro sem a influência de nenhum outro motorista. Caso seu carro não possa ser ligado após a colisão, o contato com a seguradora deve ser imediato, de forma que se possa solicitar que o carro seja guinchado imediatamente.

As informações sobre o incidente também devem ser passadas para a seguradora, com o agendamento da vistoria de seu veículo também feito na oficina em que passará por reparos. Após a análise das informações e da vistoria do veículo, seu carro poderá ser liberado para os reparos por parte da seguradora, que definirá se este acidente tem ou não cobertura do valor de reparos necessários.

4 – Seu carro foi roubado

Os roubos e furtos de carro são um dos maiores problemas enfrentados pelos donos de veículo no Brasil, pois é um tipo de crime que apresenta números muito altos em todo o país. No caso de roubo de seu carro, a primeira providência é o contato com a Polícia Militar por meio do telefone de emergência, 190.

Em seguida deve ser realizado o Boletim de Ocorrência, o qual asseguradora deverá ser informada sobre o sinistro. Assim, o Boletim de Ocorrência e os demais documentos solicitados poderão ser enviados para a seguradora, de forma que a situação seja analisada e o pagamento de sua indenização seja feito o mais rápido possível após esta análise.

Em geral, o pagamento é feito de forma rápida, com o dinheiro creditado diretamente na conta corrente informada pelo cliente à seguradora no momento da contratação de seu seguro.

Com estas informações e um maior conhecimento sobre os sinistros e sobre como recorrer ao seu seguro, você poderá se preparar para qualquer situação, sem a necessidade de arcar com prejuízos em situações nas quais o seu seguro oferece a cobertura para o seu carro. Assim, sua vida no trânsito poderá ser muito mais tranquila, bem como a utilização de seu carro, seja para fins de lazer ou realização de atividades profissionais que necessitem de seu carro.

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