A necessidade de garantir a segurança de um bem material, ou mesmo para proteger as pessoas próximas a você e ter uma maior tranquilidade financeira, faz com que os seguros sejam alguns dos serviços mais procurados pelos clientes de instituições financeiras.
Seguros de Carros e Automóveis, Seguro Residencial, Seguro de Vida, Seguro de Viagem e outras modalidades de seguros são os responsáveis por transmitir aos clientes esta sensação de segurança, inclusive com relação ao aspecto financeiro, com menos riscos de prejuízos.
No entanto, existem diversos motivos que podem fazer com que seja preciso pedir o cancelamento do serviço de seguro, algo muito pouco usual e que pode gerar muitas dúvidas aos cientes sobre como este tipo de procedimento pode ser feito.
Assim, é importante que os clientes saibam que o seguro, seja ele qual for, não é uma obrigatoriedade para toda a vida, e pode sim, ser cancelado a qualquer momento, de acordo com a sua necessidade.
Desta forma, assim como em qualquer outro tipo de contrato, se você for realizar um seguro, é importante conhecer as condições de cancelamento e como este pode ser feito se isto for necessário.
Porém, muitas pessoas que já possuem um seguro não sabem como proceder com relação ao seu cancelamento, uma vez que este tipo de informação é pouco difundido e ainda causa muitas dúvidas aos clientes que pensam em realizar seus cancelamentos.
Como cancelar seu seguro a qualquer momento
Independente de qual seja o tipo de seguro contratado, o procedimento de cancelamento é bastante semelhante, com pouca ou nenhuma diferença entre diferentes empresas.
Desta forma, ao conhecer o procedimento básico, você poderá realizar o cancelamento de seu seguro sem nenhum tipo de problema e em pouco tempo, para que possa reorganizar a sua situação financeira, sem o pagamento de mensalidades ou com o recebimento de premiação de seu seguro.
Assim, confira a seguir, quais são os procedimentos necessários para a realização do cancelamento de seu seguro, independentemente do tempo de seu contrato:
1 – Comunicação com o seu corretor
O primeiro passo para conseguir cancelar o seu contrato de seguro, seja de qual modalidade for, é o contato com o seu corretor de seguros, para informar à empresa sobre o seu desejo de rompimento do contrato. Desta forma, nenhum outro tipo de ação deve ser realizado antes deste contato inicial.
É importante também garantir que os pagamentos de seu contrato estejam em dia, para que não se tenha nenhum problema no cancelamento de seu seguro, pois as dívidas podem gerar impactos no recebimento de prêmios, se este for o caso, ou a necessidade de que os débitos sejam quitados antes de se cancelar o seu contrato de seguro.
2 – Enviar a carta de cancelamento de seu seguro
Um passo importante para que o seu seguro possa ser cancelado de forma segura é o envio da carta de cancelamento, na qual o próprio cliente deve expor o seu desejo de encerrar o contrato. Esta carta deve ser escrita e assinada pelo cliente, para que assim, a empresa saiba que o próprio titular pede o cancelamento, o que impede que outras pessoas interfiram em seu relacionamento com a empresa.
Após escrever e assinar esta carta com a solicitação de cancelamento de seu seguro, a mesma deve ser entregue ao seu corretor ou ao setor responsável da empresa contratada.
Embora isso possa ser feito pessoalmente ou por correio, a carta também pode ser enviada por e-mail, digitalizada, o que permite que o procedimento seja realizado de maneira muito mais rápida, com o cancelamento feito em um período menor de tempo e, se houver pagamento de prêmio, o recebimento mais rápido de seu dinheiro.
3 – Restituição de valores
Em alguns casos, após o pedido de cancelamento de seu seguro, pode haver o pagamento de algum valor referente ao seu seguro, especialmente em casos nos quais o seguro é feito em poucas parcelas ou pago à vista. Assim, você terá pagado pelo seguro por um período muito maior e usufruído do serviço por menos tempo até o cancelamento, de forma que uma parte do valor pago deva ser devolvido pela empresa.
Esta restituição de valores, no entanto, é feita de maneira proporcional, com o pagamento de uma parte do valor pago. Assim, o dinheiro não será devolvido de maneira completa, mas não haverá prejuízo ao cliente com o cancelamento do contrato de seu seguro, uma vez que o período em que o serviço não foi utilizado não será pago.
Com estes poucos passos, o seu seguro pode ser facilmente cancelado, sem nenhum tipo de multa ou prejuízo por esta escolha. No entanto, é preciso saber que a empresa seguradora também pode optar por realizar o cancelamento do contrato de seguro, para evitar situações que levem a empresa a esta ação sem o seu desejo de encerrar o contrato.
O primeiro caso em que a empresa pode solicitar o cancelamento do contrato do seguro é na falta de pagamento das parcelas do contrato, ou seja, devido à inadimplência do cliente e o não pagamento do serviço de seguro.
Caso uma parcela apresente atraso de mais de 90 dias corridos, é direito da empresa encerrar o contrato, bem como acionar o cliente nos órgãos de proteção ao crédito, o que pode levar a consequências negativas, como restrições ao nome do cliente e cadastros em órgãos como o SPC e o Serasa.
Outra situação na qual a empresa encerra o contrato, mas que é bastante comum e não apresenta nenhum tipo de conflito entre a empresa e o cliente, é o no caso de pagamento total da apólice do seguro.
Por exemplo, no caso de um Seguro Automotivo, quando um carro é roubado ou furtado, a seguradora paga ao cliente a indenização total de seu seguro e este contrato é finalizado após este pagamento. O mesmo acontece em casos de Seguros de Vida, quando após o falecimento os beneficiários recebem a indenização completa e não há mais um serviço a ser prestado.
Agora que você sabe o que fazer para cancelar um seguro a qualquer momento, se esta for uma necessidade, realize os procedimentos descritos e tenha o seu contrato encerrado de forma simples e rápida, para conseguir usufruir de seus direitos e reorganizar sua vida financeira sem este serviço.
Para saber ainda mais sobre o funcionamento de seguros e seus contratos, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas, como financiamentos, empréstimos, taxas de juros, consórcios, planilhas de gastos, educação financeira e muito mais. Assim, você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e identificar as melhores oportunidades de investimentos.