O empréstimo pessoal é um dos serviços financeiros mais importantes, pois permite que se consiga dinheiro de forma rápida, com pouca burocracia e com uma utilização livre deste valor obtido. Porém, algumas pessoas podem encontrar algumas dificuldades na contratação deste tipo de serviço, as quais os impedem de ter acesso ao dinheiro necessário.
Uma destas dificuldades, e que, infelizmente, atinge a muitas pessoas em todo o país é o desemprego. Pessoas que não estejam empregadas podem ter uma dificuldade muito grande na contratação de um empréstimo pessoal, com os seus pedidos negados por diferentes bancos ou instituições financeiras.
Muito desta dificuldade se deve ao fato de que, para as empresas credoras, emprestar dinheiro para pessoas desempregadas é um risco muito grande. Assim, para evitar prejuízos por inadimplência, é muito comum que estas empresas simplesmente neguem os pedidos de empréstimos por parte de pessoas desempregadas.
Porém, isso não significa que as pessoas desempregadas não podem conseguir um empréstimo. Muito por conta do elevado número de desempregados no Brasil atualmente, algumas empresas oferecem empréstimos que podem ser feitos por estas pessoas, embora com condições diferentes e que devem ser levadas em consideração.
Assim, confira a seguir quais são as diferentes formas de se realizar um empréstimo, mesmo que você não esteja empregado atualmente:
– Microcrédito
O microcrédito é um tipo de empréstimo pensado justamente para pessoas que estejam com algum tipo de dificuldade financeira momentânea, como o desemprego. Neste caso, as empresas credoras oferecem aos desempregados a possibilidade de conseguir um determinado valor emprestado, mas com uma limitação de seu crédito muito mais reduzida em comparação com um empréstimo tradicional.
Ou seja, o microcrédito é um empréstimo pontual, que pode lhe ajudar em um momento de dificuldade, até que possa se restabelecer, com o encontro de uma nova oportunidade de trabalho, por exemplo. Assim, o uso deste dinheiro não é indicado para objetivos maiores, como poderia acontecer com um empréstimo pessoal tradicional.
Embora se consiga menos dinheiro com o microcrédito, isso também pode trazer algumas facilidades para o uso deste serviço. Em especial, as taxas de juros do microcrédito costumam ser bem mais reduzidas, uma vez que são aplicadas sobre o valor obtido no empréstimo, o que diminui o impacto do pagamento das parcelas em seu orçamento.
O prazo de pagamento do microcrédito é outro ponto que pode facilitar o seu uso por parte das pessoas desempregadas. Mesmo que o pagamento seja feito em poucas parcelas, o prazo para o início deste pagamento oferecido pelas empresas credoras é um pouco mais longo, o que lhe dá o tempo necessário para a reorganização de sua vida financeira.
– Empréstimo sem comprovação de renda
Outra forma de que os desempregados tenham acesso ao empréstimo pessoal é com o empréstimo sem comprovação de renda, que é oferecido por algumas empresas credoras. Neste caso, o fato de que o cliente está desempregado não interfere na contratação do serviço, uma vez que o comprovante de renda não é exigido para a contratação do serviço.
De maneira geral, o funcionamento e a contratação deste tipo de empréstimo são idênticos ao de um empréstimo convencional, somente sem a necessidade da sua comprovação de renda. Porém, é importante compreender que se trata de uma modalidade específica de empréstimo, e que conta com diferenças significativas em seus detalhes.
A principal diferença entre o empréstimo comum e o empréstimo pessoal sem comprovação de renda está na taxa de juros aplicada pela empresa credora. Ao não exigir o comprovante de renda, esta empresa assume um risco maior, o que é recompensado com uma taxa de juros mais elevada, o que torna o pagamento deste empréstimo mais caro.
Além disso, também para minimizar o risco assumido pela empresa credora, é possível que o prazo de quitação do empréstimo seja um pouco menor. Isso significa que, com um pagamento em menos parcelas, estas podem ter um valor mais elevado, de forma que haja um impacto maior em seu orçamento.
Desta forma, o empréstimo sem comprovação de renda é uma boa opção para desempregados que precisem de dinheiro emprestado de forma rápida, mas é preciso que haja um bom planejamento a respeito de seu uso. Com este cuidado, é possível utilizar o serviço sem comprometer a sua saúde financeira.
– Empréstimo com garantia de imóvel ou automóvel
Para complementar as formas de se conseguir um empréstimo pessoal mesmo desempregado, também é preciso mencionar o empréstimo com garantia. De forma geral, este é o meio mais fácil para que se consiga a aprovação de seu pedido de empréstimo, pois o pagamento é garantido pela oferta de algum bem material que esteja em seu nome.
Isso significa que, caso a dívida não seja paga, o banco pode tomar posse do bem colocado como garantia para o pagamento deste serviço, como um automóvel ou mesmo um imóvel. Isso faz com que o uso desta opção de empréstimo deva ser feito com o máximo de cuidado e planejamento, para que não haja o risco de perder seus bens por conta da dívida.
Caso haja este cuidado e este planejamento, o uso do empréstimo pessoal com garantia pode ser bastante positivo, pois garante alguns benefícios ao cliente. Um deles é a possibilidade de conseguir limites de créditos mais altos, desde que estejam dentro do valor de mercado coberto pelo bem colocado como garantia.
Além disso, as taxas de juros podem ser bem menores, uma vez que a empresa credora não corre risco algum de prejuízo ao oferecer este tipo de empréstimo a seus clientes. Isso pode facilitar o pagamento e minimizar o impacto que o pagamento das parcelas terá em seu orçamento familiar.
É importante que se ressalte sempre, que qualquer que seja o tipo de empréstimo feito por uma pessoa desempregada, é preciso um planejamento muito cuidadoso e preciso. Isso porque, caso não se consiga uma recolocação imediata no mercado de trabalho, esta dívida pode gerar uma dificuldade ainda maior no futuro, caso não seja muito bem planejada.
Agora que você sabe como é possível realizar um empréstimo pessoal, mesmo que esteja desempregado, aproveite para saber mais sobre todos os demais tipos de empréstimos oferecidos pelas instituições financeiras. Visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.
Em nossos artigos, você poderá encontrar informações sobre como definir quais os melhores serviços financeiros que você pode contratar, descobrir como começar a economizar e fazer com que o seu dinheiro renda mais, otimizar o uso de seu orçamento doméstico ou mesmo como se livrar do acúmulo de dívidas e da inadimplência, para que possa ter uma vida financeira muito mais saudável!