Saiba como fazer o refinanciamento de um imóvel

Algo bastante comum na vida de muitas pessoas é a necessidade de conseguir dinheiro de forma rápida, para que se possa realizar os mais diversos tipos de atividades, desde pagar suas dívidas até investir em um negócio próprio.

Esta necessidade faz com que estas pessoas busquem pelo empréstimo para que possam obter este dinheiro desejado, uma vez que este serviço conta com pouca burocracia e pode liberar o valor de forma rápida.

Em alguns casos, porém, algumas pessoas podem precisar de quantias maiores de dinheiro, por diversos motivos. Nestas situações também é possível que se consiga este valor por meio de um empréstimo, embora precisem ser utilizadas outras modalidades, diferentes do tradicional empréstimo pessoal ou consignado.

Um dos tipos de empréstimo que pode beneficiar estas pessoas e permitir que se consiga o dinheiro desejado é o refinanciamento de imóvel. Conhecer esta modalidade de empréstimo é fundamental para que se avalie se este serviço é o ideal para você, de modo que possa ser utilizado sem comprometer a sua saúde financeira.

Boa leitura!

O que é o refinanciamento de imóvel

De forma bastante simples, o refinanciamento de imóvel funciona como um empréstimo com garantia. Nele, caso o cliente não pague as parcelas de quitação do seu empréstimo, a empresa credora pode tomar o bem colocado como garantia, neste caso o imóvel, e realizar um leilão para obter o seu dinheiro de volta.

Justamente por esta característica é que o refinanciamento de imóvel deve ser muito bem planejado, pois é preciso que se saiba que você terá totais condições de arcar com o seu pagamento. Caso contrário, você poderá ter um prejuízo muito grande, e perder um bem de valor bastante elevado.

É importante que se saiba, também, que o refinanciamento do imóvel não modifica em nada o seu uso. Ou seja, assim como quando um imóvel é financiado, você poderá utilizar este local como moradia enquanto realiza o pagamento das parcelas de quitação do refinanciamento, sem qualquer tipo de alteração quanto a isso.

O que é preciso para fazer um refinanciamento de imóvel

Para que se possa fazer o refinanciamento de seu imóvel, é necessário que o cliente que busca por este serviço tenha um imóvel completamente quitado em seu nome. Este imóvel não pode possuir nenhum tipo de pendência ou problemas legais, pois isso faria com que o refinanciamento fosse negado pelas empresas credoras.

Caso você possua um imóvel nas condições exigidas, basta que se procure por um banco ou instituição financeira que oferece o serviço de refinanciamento de imóvel. Assim você poderá solicitar este serviço e conhecer as condições oferecidas pela empresa credora, como o limite disponibilizado de acordo com o seu imóvel, taxa de juros aplicada, entre outros detalhes.

Se o serviço for aprovado, será feita, então a alienação fiduciária do imóvel, o que significa, na prática, que a empresa credora terá a posse deste imóvel até que o refinanciamento seja completamente quitado. Desta forma, este imóvel não poderá ser vendido pelo proprietário, ou repassado para o nome de terceiros, uma vez que o controle estará com a empresa credora.

No entanto, além de poder morar no imóvel refinanciado, o proprietário ainda pode alugar este imóvel enquanto realiza o pagamento de suas parcelas. Isso pode fazer, por exemplo, com que este imóvel continue como uma fonte de renda alternativa para seus proprietários durante o refinanciamento.

Os benefícios do refinanciamento de imóvel

Para que se possa decidir de maneira ainda mais correta sobre a utilização do refinanciamento de imóvel, é importante que se conheça os benefícios que este serviço pode lhe trazer. Assim, confira a seguir quais são os maiores benefícios gerados pela opção por esta modalidade de empréstimo:

1. Obtenção de valores mais elevados

Certamente o motivo que pode fazer com que mais pessoas optem pelo refinanciamento de seu imóvel é a possibilidade de conseguir maiores quantias emprestadas pelas empresas credoras. De uma maneira geral, é possível obter até 60% do valor total de seu imóvel como empréstimo em um refinanciamento.

Ou seja, se utilizado um exemplo de um imóvel que tenha um valor de mercado de 300 mil reais, ao realizar o refinanciamento é possível que o cliente consiga um limite de crédito de 180 mil reais. Isso poderia te permitir a realização de muitas ações diferentes, uma vez que o uso do dinheiro é completamente livre, como o início de um negócio próprio, por exemplo.

2. Taxas de juros mais baixas

Outro grande benefício do refinanciamento de imóvel são as taxas de juros mais baixas aplicadas pelas empresas credoras a este tipo de serviço. Isso impacta diretamente o valor das parcelas a serem pagas, que poderão ser mais fáceis de encaixar em seu orçamento por conta da taxa de juros reduzida.

Em especial, este tipo de taxas de juros mais baixas do refinanciamento de imóvel se deve ao fato de que as empresas credoras possuem um risco nulo de prejuízo. Caso o cliente não arque com o pagamento de suas parcelas, estas empresas estarão em posse do imóvel, o que lhes garante que não perderão dinheiro de forma alguma.

Com isso, estas empresas não precisam utilizar taxas de juros mais altas para que tenham uma compensação de riscos assumidos. O resultado é um serviço mais barato ao cliente e que gera benefícios a todos os envolvidos nesta negociação.

3. Prazos estendidos para o pagamento da dívida

Para complementar os benefícios que o refinanciamento de imóvel pode gerar, também deve ser citado o prazo de pagamento em que este serviço pode ser quitado. A exemplo dos próprios financiamentos, estes prazos podem ser bastante estendidos, o que leva a uma redução no valor das parcelas a serem pagas e permite que se tenha uma facilidade de pagamento ainda maior.

De maneira geral, o prazo para que o seu refinanciamento possa ser completamente quitado pode chegar a até 20 anos. Obviamente, este prazo pode variar de acordo com a empresa em que o serviço é realizado e a quantia obtida por meio do seu refinanciamento.

Agora que você conhece melhor o refinanciamento de imóvel e sabe quais são os benefícios que este serviço pode lhe trazer, faça um planejamento completo para saber se esta é a melhor alternativa para lhe ajudar financeiramente. E, caso opte pela realização do serviço, avalie quais empresas credoras oferecem as melhores condições para o seu refinanciamento.

Para saber ainda mais sobre o refinanciamento e todas as demais modalidades de empréstimos oferecidas atualmente, visite a página da AnjoCred e acompanhe a todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, os quais lhe ajudarão a cuidar ainda melhor do seu dinheiro!