Seguro de vida no esporte: quando é obrigatório?

O seguro de vida é um serviço muito importante, pois previne que uma morte repentina cause danos ainda maiores aos dependentes da pessoa falecida, garantindo, ao menos, um conforto financeiro em um momento que é bastante delicado e no qual o aspecto financeiro não é a prioridade dos familiares e dependentes.

seguro de vida esportes radicais

Embora seja um serviço que qualquer pessoa possa contratar de maneira fácil e rápida, existem algumas situações nas quais o seguro de vida é obrigatório, sendo uma destas situações a prática de algumas atividades esportivas.

No esporte profissional o seguro de vida é obrigatório em uma grande variedade de esportes, como o futebol, esportes olímpicos, artes marciais, diversos tipos de lutas, entre outros. Este seguro de vida é contratado pelas organizações dos eventos esportivos e clubes que participem destas competições, garantindo assim que todos os esportistas presentes em seus eventos estejam segurados.

Esta obrigatoriedade se intensificou após casos de atletas que perderam a sua vida durante a prática de esportes profissionais na década passada, dentre os quais estão os casos do jogador camaronês Marc-Vivien Foé e do jogador brasileiro Serginho, sendo estes os mais famosos, embora não os únicos. Após estes casos a importância do seguro de vida no esporte se tornou muito mais visível, sendo inclusive regulamentada por lei.

Outro caso de bastante notoriedade foi o acidente da atleta Laís Souza, que ficou tetraplégica em função de um acidente ocorrido durante os treinos. Embora não tenha levado a atleta ao óbito, reforçou a importância deste tipo de seguro não apenas durante as competições oficiais, mas também durante a prática do esporte na realização de treinamentos.

No entanto, se engana quem pensa que o seguro de vida no esporte é obrigatório apenas no caso de competições profissionais ou para atletas que atuem em competições de alto nível. No caso de competições amadoras que são desenvolvidas por clubes ou organizações, o seguro de vida também deve garantir que os praticantes de esporte estejam segurados durante a realização destes esportes.

Além disso, no caso de esportistas amadores, é possível também realizar a contratação individual do seguro de vida, garantindo uma cobertura completa para a prática de esportes. Embora neste caso o seguro de vida não seja obrigatório, é muito recomendado que se tenha sempre em seguro de vida contratado, evitando que uma situação de acidentes ou problemas de saúde decorrentes da prática de esporte que possa levar ao óbito gere um problema ainda maior aos seus dependentes.

O seguro de vida e os esportes radicais

Dentre todos os tipos de esporte, os esportes radicais despertam uma atenção maior com relação à importância do seguro de vida para os praticantes deste tipo de esporte, uma vez que há um risco constante e muito maior de acidentes em comparação aos demais tipos de esportes.

Nas competições oficiais, o seguro de vida para os competidores é obrigatório, devendo ser contratado pela organização do evento ou pelas confederações participantes, desde que seja uma competição que reúna os atletas confederados de um determinado país, por exemplo. Neste caso se incluem as competições como as olimpíadas de inverno, que contam com modalidades esportivas como esqui, snowboard, entre outros.

Porém, não são apenas os atletas profissionais que devem possuir um seguro de vida para a realização de esportes radicais, pois, como dito anteriormente, este tipo de esporte gera um risco muito maior e constante, que não se encontra em outras modalidades esportivas, como o futebol e o vôlei, por exemplo.

Assim, mesmo as pessoas que não possuam uma profissionalização, mas que gostem de praticar algum tipo de esporte radical em seu tempo livre, seja em competições ou não, devem contratar um seguro de vida que possa cobrir seus dependentes em qualquer situação de necessidade.

Neste ponto surge um ponto que deve ser muito bem destacado, que é, no momento da contratação de um seguro, é importante que se informe a empresa prestadora de serviço da qual o seguro será contratado, que a pessoa é praticante de esportes radicais. Muitas vezes esta informação é omitida, pois a prática de esportes radicais pode elevar o valor pago pelo seguro.

Porém, ao se omitir esta informação para pagar um valor menor, é possível que o seguro não seja pago no caso de um acidente fatal ocorrido durante a prática de um esporte radical, uma vez que isto passa a ser visto como uma forma de contratação ilegal, na qual não são fornecidas informações verdadeiras sobre a pessoa segurada.

Desta maneira, todas as informações devem ser passadas à empresa, mesmo que isto eleve o valor pago pelo seguro, evitando que qualquer acidente possa configurar uma fraude no contrato e fazer com que seus dependentes não recebam o valor do seguro contratado, ficando em uma situação ainda mais delicada em um possível momento muito difícil de ser enfrentado pelos familiares da pessoa que contratou o seguro.

Para tornar ainda mais claras as informações, as principais categorias que são consideradas esportes radicais pelas empresas de seguro são as seguintes:

  • Bungee Jump
  • Alpinismo
  • Mergulho
  • Montanhismo
  • Rapel
  • Paraquedismo
  • Parapente
  • Rafting
  • Corrida de aventura
  • Surf
  • Voo Livre

Assim, se você pratica algum tipo de esporte, procure se informar sobre a obrigatoriedade do seguro de vida garantido por organizações ou confederações, mas se você é um esportista de final de semana, procure por um seguro de vida que atenda a todas as suas necessidades, com uma cobertura completa para todas as suas atividades, podendo assim praticar esportes com uma maior tranquilidade.

Além disso, é possível também contratar seguros ainda mais específicos, como seguros contra acidentes ou seguros para viagens esportivas, todos eles visando proporcionar uma prática de esportes ainda mais segura e tranquila, para que você possa voltar todas as suas atenções para o esporte e tenha um desempenho muito mais satisfatório, sem se preocupar com nenhum tipo de problema exterior que comprometa o seu desempenho e a sua tranquilidade durante a prática de qualquer esporte, independentemente de sua modalidade preferida.

Para saber ainda mais não apenas sobre os diferentes tipos de seguros disponíveis para a prática de esportes, mas também sobre todas as outras opções de seguro, informações sobre como investir seu dinheiro, as melhores opções de financiamentos, consórcios, empréstimos, taxas de juros e muitos outros assuntos referentes ao universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia os nossos artigos. Desta forma você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro, organizar o seu orçamento familiar e até mesmo como economizar dinheiro para situações de emergência, como acidentes ou problemas de saúde, por exemplo, garantindo uma saúde financeira muito melhor para você e toda a sua família.