Seguro de vida: o nascituro pode ser um beneficiário?

Existem diversas situações nas quais um acidente, doença ou qualquer tipo de imprevisto pode fazer com que se venha a originar o falecimento de alguma pessoa. É bastante comum que essa pessoa deixe outras pessoas, as quais poderiam depender de sua renda para a sua sobrevivência, sendo a pessoa falecida a principal provedora de renda familiar.

Dessa maneira, cônjuge e filhos podem se ver, de maneira repentina, sem o principal responsável por seu sustento, o que pode gerar uma enorme dificuldade financeira, colocando a família até mesmo próxima a situações de necessidade.

Para garantir que a família e seus dependentes tenham uma maior tranquilidade para superar, financeiramente, esse período de dificuldades, uma das melhores opções é o seguro de vida. Este tipo de seguro garante que a família e todos os dependentes da pessoa falecida recebam uma determinada quantia em dinheiro.

Desse modo, o seguro de vida pode garantir que esses dependentes não enfrentem dificuldades financeiras em um momento que, naturalmente, traz consigo uma enorme carga emocional, que pode fazer com que se leve algum tempo para a volta das atividades normais, como o trabalho e qualquer fonte de renda.

Existe, porém, um tipo de situação que pode causar uma grande quantidade de dúvidas no momento de se realizar um seguro de vida, que é relacionado ao nascituro. Muitas pessoas, quando descobrem que terão um filho, pensam em fazer um seguro de vida, buscando garantir um maior conforto e tranquilidade para a criança, em caso de acidentes que possam fazer com que o pequeno perca os pais.

Nesse momento, essas pessoas se deparam com a dúvida sobre o fato de o nascituro poder ser um beneficiário do seguro de vida, mesmo quando este precise ser colocado em uso antes do nascimento da criança. Assim, é preciso que se busque pelas informações corretas, evitando que se deixe o nascituro em condições de dificuldade em qualquer circunstância.

Para evitar esse tipo de dúvida, vamos esclarecer de uma vez por todas que sim, o nascituro pode ser beneficiário de um seguro de vida, permitindo, assim, que os pais realizem um seguro de vida mesmo antes de seu nascimento, para cobrir o filho em casos de necessidade.

Acompanhe!

Os motivos que fazem com que o nascituro possa ser beneficiário de seguro de vida

O direito de que o nascituro possa ser beneficiário de um seguro de vida não parte apenas de uma regularidade moral que visa resguardar o direito da pessoa, mesmo antes de seu nascimento, mas conta, também, com um apoio jurídico para isso.

De acordo com o código civil brasileiro, mais precisamente em seu artigo segundo, todas as pessoas passam a ter uma personalidade jurídica a partir do momento de seu nascimento, porém, seus direitos são resguardados desde o momento da concepção.

Isso significa que, mesmo antes de nascer, uma pessoa pode ter seus direitos garantidos de acordo com a lei, o que torna possível que um nascituro possa ser beneficiário de um seguro de vida, tendo direito, por meio de seu representante legal, a receber o valor estipulado pela cobertura do seguro de vida contratado.

Ainda de acordo com o código civil, o aborto de um nascituro decorrente de acidentes pode ser passível de indenização e cobertura por seguros, fazendo com que os direitos adquiridos desde o momento da concepção sejam muito mais amplos, e que as indenizações em caso de morte não se resumam apenas às pessoas já nascidas.

Tudo isso visa garantir que, mesmo antes de seu nascimento, o nascituro possa contar com toda a cobertura a que um seguro de vida possa lhe garantir, para que não venha a sofrer com as dificuldades financeiras que a perda de seu genitor poderia representar, oferecendo-lhe, assim, a oportunidade de contar com o conforto financeiro necessário em seus primeiros anos de vida.

Para tornar essa cobertura ainda mais completa, é importante que se atente aos tipos de seguros escolhidos, bem como as empresas que oferecem esse tipo de serviço, que podem oferecer uma maior cobertura e um melhor custo-benefício para os contratantes e segurados.

Essa possibilidade de cobertura, que torna o nascituro um beneficiário, complementa a importância de se contar com um seguro de vida, uma vez que esse é um dos tipos de seguro mais importantes atualmente, pois oferece um serviço em momentos muito delicados, nos quais o aspecto financeiro, embora seja de grande importância, não deve ser o primeiro observado pelos clientes, que se preocupam e sofrem com a perda de seu ente.

Assim, desde o momento em que uma gravidez é diagnosticada, realizar a contratação de um seguro de vida é uma possibilidade que deve ser fortemente considerada, pois pode garantir que o nascituro esteja seguro em situações inesperadas. Isso significa dizer que não é necessário esperar que um filho nasça para começar a se preocupar com seu futuro, segurança e conforto, fatores que podem ser garantidos ao se realizar a contratação desse tipo de serviço.

Tipos de seguro

Além disso, é importante considerar, também, outros tipos de seguros, como os seguros de imóvel, contra acidentes entre outras modalidades de seguros que são oferecidos pelas empresas desse segmento, pois podem complementar a cobertura contra imprevistos, evitando que o nascituro chegue ao mundo durante uma situação delicada por conta de qualquer tipo de incidentes e imprevistos.

Além de oferecer uma garantia para o nascituro, os seguros também podem garantir uma maior tranquilidade e segurança a todos os familiares, evitando que a falta de dinheiro derivada de qualquer tipo de situação coloque em risco a estrutura financeira familiar, que pode levar até problemas muito maiores.

Agora que você já sabe que o nascituro pode ser beneficiário de um seguro de vida, escolha cuidadosamente a empresa na qual irá contratar este serviço, de modo que seu investimento seja bem realizado e possa oferecer segurança para você e toda a sua família, garantindo a prestação de serviço para seus dependentes, se necessário.

Para continuar se informando ainda mais sobre os diversos tipos de seguros, acesse a página da AnjoCred e leia os nossos artigos sobre este e outros diversos tipos de seguros, bem como a melhor maneira de escolher a seguradora ideal para contratar esses serviços.

Aproveite também para acessar os artigos da AnjoCred a respeito de diversos outros temas como economia, financiamentos, consórcios, empréstimos e muitos outros tipos de serviços financeiros que poderão lhe ajudar a saber não apenas como cuidar melhor do seu dinheiro, mas a identificar as melhores oportunidades para investir ou adquirir bens, de forma que seu orçamento não seja comprometido e você consiga não apenas realizar estas ações, mas também manter a sua saúde financeira e economizar dinheiro para situações de emergência.