Um dos desejos ou necessidades comuns a muitas pessoas é o de realizar compras de maneira parcelada ou a obtenção de crédito no mercado, o que lhes permite um conforto financeiro muito maior. No entanto, existem alguns pontos muito importantes que podem comprometer essa possibilidade, como a consulta das empresas e credores a órgãos de proteção ao crédito, como SPC Serasa, por exemplo.
Essa consulta a instituições de proteção ao crédito é bastante conhecida do público em geral, mas o que muitas pessoas não sabem, ainda, é que um dos principais pontos para a aprovação de crédito é o Serasa Score. Nele, além de possíveis restrições em seu nome, todo o seu histórico de pagamento pode afetar a sua pontuação.
A importância do Serasa Score
Por não conhecer exatamente o que é o Serasa Score e o seu funcionamento, muitas pessoas deixam de acompanhar este importante indicador e passam, desta maneira, a encontrar dificuldades muito maiores em conseguir crédito no mercado, enfrentando complicações financeiras por perderem esta possibilidade de pagamentos parcelados, empréstimos ou outros tipos de serviços.
Além disso, o não acompanhamento do seu Score Serasa dificulta a realização de ações que ajudem a elevar a sua pontuação nos rankings dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, por exemplo. Sem esse cuidado, é muito mais provável que se tenha pontuações baixas, que diminuem as chances de aprovação ao crédito para qualquer finalidade e geram um perfil negativo perante as empresas que você pode buscar pela utilização dos serviços.
Dessa maneira, conhecer as instituições de proteção ao crédito, bem como o Score Serasa, seu funcionamento e como consultar o Score nesses órgãos é um importante diferencial para manter uma pontuação mais elevada e aumentar as suas chances de ter seu crédito aprovado.
Entenda o que é o SPC e Serasa
O primeiro passo para compreender o que é o Score Serasa é saber o que são o SPC e o Serasa, o que representam e o seu real objetivo, o qual está diretamente relacionado ao seu Score.
De uma forma simples, estes órgãos podem ser definidos como instituições que geram uma maior segurança para as empresas e credores do mercado. São uma importante ferramenta para que estas empresas não sofram prejuízos por conta da inadimplência de seus clientes.
Isso porque tanto o SPC quanto o Serasa são órgãos que possuem uma lista completa e constantemente atualizada sobre os históricos de pagamentos dos clientes. Assim, qualquer problema relacionado à inadimplência e contas que não foram pagas fazem com que um cliente tenha seu nome inserido nas listas desses órgãos.
Com o nome nesta lista de inadimplentes, o consumidor pode contar com diversas restrições, o que o impedirá de realizar compras parceladas e obter crédito em qualquer empresa que realize consultas a estes órgãos. Essas restrições são popularmente conhecidas como ter o nome sujo no mercado, algo que gera grandes prejuízos e dores de cabeça para todos que possuem seu nome nas listas desses órgãos.
Assim, ao ter seu nome inserido nas listas de SPC Serasa, quaisquer empresas que consultem estas instituições antes de liberar crédito para seus clientes podem realizar uma avaliação mais adequada e identificar maiores chances de prejuízo, o que permite uma escolha muito melhor sobre quais clientes terão ou não o seu pedido de crédito aprovado.
Ou seja, SPC e Serasa são instituições que servem como proteção para as empresas não liberarem crédito a pessoas que já possuem um histórico de dívidas não pagas, de forma que não tenham prejuízo ao emprestar dinheiro ou vender produtos parcelados a estes mesmos clientes que já demonstraram problemas anteriormente.
O que é o Serasa Score?
Embora as listas de restrições sejam uma excelente ferramenta para que as empresas saibam quais clientes representam maiores riscos de prejuízo e inadimplência, apenas elas podem não ser suficientes, pois estas restrições podem ser regularizadas por pagamentos tardios ou pelo tempo passado após a dívida.
Assim, uma maneira de tornar ainda melhor a avaliação de cada cliente e seu histórico de pagamento é o Serasa Score, ou seja, uma pontuação concedida a cada pessoa de acordo com o seu histórico de pagamentos. Dessa maneira, as pessoas que possuem um histórico melhor, com pagamentos regulares e realizados dentro da data de vencimento de suas contas obterão maiores pontuações, enquanto aqueles que costumam atrasar seus pagamentos apresentarão uma pontuação bem mais baixa.
Isso permite que a avaliação da empresa a respeito de seus clientes seja feita de uma maneira muito mais completa, pois se torna mais fácil avaliar se uma pessoa tem problemas constantes relacionados a dívidas ou se qualquer problema anterior foi apenas um imprevisto, por exemplo.
Desta forma, o Serasa Consumidor Score é, também, uma importante ferramenta para os clientes, pois uma pessoa que tenha uma conta em atraso de forma pontual ainda possuirá um score alto, o que aumentará as suas chances de aprovação de crédito, de forma que possa regularizar seus débitos sem um grande prejuízo para o seu nome.
Tudo isso faz com que o Score Serasa seja uma evolução do serviço destas instituições, para que a relação entre empresas e consumidores seja muito mais positiva e segura para todos, com menores riscos de inadimplência e prejuízos para as empresas. Ao mesmo tempo, possibilita maiores chances de aprovação de crédito para aqueles clientes com um bom histórico de pagamentos em suas compras anteriores.
O que é o Score do CPF?
Todas as informações referentes ao seu histórico de pagamentos são registradas por meio de seu documento pessoal, o CPF, por isso, todas as consultas realizadas por qualquer empresa são feitas por meio do número deste mesmo documento.
Com isso, as informações referentes ao seu Score geram um histórico para o seu CPF, independente da plataforma que a empresa utilize para esta finalidade, seja o SPC ou Serasa, por exemplo. Assim, todas as pontuações referentes ao seu CPF geram uma pontuação específica para o seu histórico de pagamento, para que as informações sejam as mais precisas possíveis.
Dessa maneira, seu CPF passa a contar com uma pontuação única para você: o seu Score do CPF é um registro independente, para descobrir o seu histórico de uma maneira geral. Isso é muito importante, pois existem empresas que utilizam diferentes órgãos para cadastrar débitos de seus clientes.
Assim, é possível que uma pessoa que possua débitos em aberto tenha seu Score Serasa afetado, enquanto o seu Score em outras plataformas, como o SPC, por exemplo, não seja diminuído. Por isso, é essencial uma consulta ao Score do CPF para uma melhor visão da sua real situação financeira de acordo com seu histórico de pagamentos.
Como funciona o Score Serasa
Um dos pontos que mais gera dúvidas entre as pessoas é a forma como o Score Serasa funciona, pois, muitas pessoas ainda não sabem quais são as pontuações possíveis dentro deste ranking, o que representam estes pontos para o consumidor e como podem afetar a sua possibilidade de crédito no mercado.
Para um bom entendimento do funcionamento do Serasa Score, o primeiro ponto a ser compreendido é que este Score possui uma pontuação delimitada, que vai de 0 a 1000 pontos. Esses pontos são divididos em dez faixas de cem pontos cada, em que cada faixa de pontos representa um risco de pagamentos de contas em atraso e inadimplência.
Confira, a seguir, as faixas de pontos e o risco que elas representam:
- 0 a 99 pontos: 96% de risco de atraso;
- 100 a 199 pontos: 93% de risco de atraso;
- 200 a 299 pontos: 83% de risco de atraso;
- 300 a 399 pontos: 45% de risco de atraso;
- 400 a 499 pontos: 33% de risco de atraso;
- 500 a 599 pontos: 25% de risco de atraso;
- 600 a 699 pontos: 19% de risco de atraso;
- 700 a 799 pontos: 15% de risco de atraso;
- 800 a 899 pontos: 10% de risco de atraso;
- 900 a 1000 pontos: 5% de risco de atraso.
Para chegar a essa pontuação, o Serasa Score utiliza diferentes pontos de análise para definir o risco que você representa para as empresas como pagador. Entre esses pontos, os principais são as negativações em seu nome, ou seja, as inadimplências, número de consultas realizadas por empresas, pagamentos em atraso, utilização de créditos como cartões ou financiamentos, entre outros.
Com base nestes dados, o Score Serasa chega a uma determinada pontuação que permite às empresas o visualizar como um cliente com maior ou menor risco de prejuízos, de forma que seja mais ou menos interessante lhe fornecer crédito e permitir que você faça seus pagamentos de forma parcelada.
Como funciona a análise de crédito?
A análise de crédito é fundamental para que uma empresa possa aceitar a liberação de serviços relacionados ao crédito para os seus clientes, pois somente por meio desta análise é possível identificar quais são os clientes mais propícios a bons pagamentos, bem como aqueles que representam maiores riscos de inadimplência e prejuízo para a empresa.
Porém, muitas pessoas não sabem do que se trata esta análise de crédito e como uma empresa busca informações a respeito de seus clientes, o que leva o processo a ter uma duração mais elevada. Esse é um dos principais cuidados para que a empresa não venha a perder dinheiro em uma prestação de serviço a seus clientes.
O primeiro passo para a realização da análise de crédito é a avaliação dos documentos, os quais devem ser fornecidos para comprovar a identidade do cliente que busca os serviços de crédito. Estes mesmos documentos são utilizados na avaliação do histórico de pagamentos do cliente, pois com base no número do CPF a empresa pode verificar se há alguma restrição em seu nome que impeça o crédito, como o cadastro em listas de inadimplentes no SPC, Serasa ou qualquer outro órgão de proteção ao crédito.
Em seguida, caso não haja nenhuma restrição no nome do cliente, a empresa pode, ainda, consultar o Serasa Score, para que, mesmo que não haja restrições, se possa avaliar o risco que o cliente representa para a empresa. Caso seja um risco elevado, causado por um Score com uma pontuação muito baixa, é possível que a empresa recuse a sua solicitação de crédito, mesmo que seu nome não tenha nenhuma restrição.
Assim, o funcionamento da análise de crédito é um procedimento bastante simples, mas que exige cuidado e deve ser feito de maneira cuidadosa para que as empresas tenham total segurança em lhe fornecer crédito com riscos mais baixos de prejuízo.
Como é gerado o Score
Tão importante quanto saber o que é o Serasa Score e o seu funcionamento é saber como este é gerado, e o que faz com que a sua pontuação seja definida. Isso permite saber o que leva sua pontuação a ser mais baixa ou mais alta, assim como a identificar pontos a serem melhorados em sua vida financeira para que consiga aumentar o seu Score e as suas chances de obter crédito no mercado.
O Serasa Score é gerado com base em quatro tipos de informações centrais, que são as seguintes: negativações, consultas, crédito e pagamentos. De acordo com a sua relação com esses serviços, você obterá uma determinada pontuação, que pode ser mais alta, caso se mantenha uma boa utilização destes serviços ou mais baixa com o seu histórico.
As negativações são todas as dívidas, protestos ou ações judiciais que geraram restrições em seu nome, de modo que, quanto mais negativações, menor será seu score. No caso de regularizações após seu nome ter ficado com alguma restrição, será necessário esperar um período para que seu score aumente gradativamente.
Já as consultas são o número de vezes em que alguma empresa buscou por suas informações, inclusive o Score, para analisar pedidos de créditos ou serviços financeiros. Quanto mais consultas houver, mais baixo será seu Score, pois se entende que houve uma busca muito grande por crédito, o que pode gerar dificuldades de pagamentos e dívidas no futuro.
O crédito utilizado para gerar seu Score é a forma como você utiliza os serviços de crédito ou financiamentos, por exemplo. Caso você já tenha um destes serviços em utilização, é mais improvável que consiga novas liberações de crédito.
Por fim, os pagamentos são importantes pelo acompanhamento das datas de vencimento. Ou seja, se você paga suas contas em dia, haverá uma chance maior de um Score Serasa mais alto, mas seus pontos podem sofrer baixas se você costuma pagar suas dívidas com atraso.
Como saber o meu Score
De nada adiantaria saber o que é o Serasa Score, ou como este medidor é gerado, se você não souber como acompanhar o seu Score e buscar maneiras de melhorar a sua pontuação. Assim, é essencial aprender como acessar a plataforma do Serasa e realizar a sua Score Serasa consulta.
O primeiro passo é, obviamente, o acesso à plataforma, que deve ser feito por meio do site Serasa Consumidor, uma plataforma bastante simples e de utilização interativa. Neste site, é preciso realizar um pequeno cadastro, que pode ser feito com o seu e-mail, número do CPF e a criação de uma senha de acesso.
Após a realização desse cadastro, basta fazer o login na plataforma e buscar por Meu Score Serasa. Em poucos instantes você será direcionado para a plataforma personalizada com o seu Score Serasa e todas as demais informações referentes ao seu histórico de pagamentos, além de dados sobre qualquer restrição que se possua em seu nome.
Além dos seus pontos na consulta ao Score Serasa, você pode se informar sobre outros dados, como as restrições que influenciaram a sua pontuação, o número de consultas ao seu Score nos últimos meses e todas as demais informações que possam influenciar seu Score positiva ou negativamente.
Assim, em poucos minutos você pode realizar uma consulta ao Score Serasa e visualizar de maneira simples a sua realidade financeira e as chances de conseguir aprovação de serviços de crédito, além de identificar como seu Score chegou à pontuação atual. Também é possível saber as melhores maneiras de melhorar seu Score, seja com o pagamento de débitos em atraso, com a diminuição do número de pedidos de crédito que geram consulta ao seu Score, entre outras ações que ajudem a melhorar seu histórico como consumidor.
Como consultar minha pontuação do Serasa Consumidor Score
Para saber ainda mais detalhadamente como consultar a sua pontuação do Serasa Consumidor Score, confira a seguir os passos que devem ser seguidos para que você chegue até a página personalizada com o seu Score:
1 – Acesse o site do Serasa Consumidor e faça o seu cadastro
O primeiro passo para conseguir consultar o seu Serasa Consumidor Score é acessar o site do Serasa e, dentro desta plataforma, realizar o seu cadastro, que pode ser feito em poucos passos, com os seguintes dados:
- E-mail;
- Número de CPF;
- Criação de senha pessoal.
Com o preenchimento destes dados, seu cadastro estará feito e você poderá realizar o seu login na plataforma do Serasa Consumidor em poucos segundos.
2 – Faça seu login no Serasa Consumidor e consulte seu Score
Após a realização do login na plataforma do Serasa Consumidor, você será diretamente levado para a sua página na plataforma, a qual apresentará os seus dados, inclusive com a sua pontuação no Serasa Score.
Porém, mais do que apenas os seus pontos neste medidor, você pode acessar outras informações, como quais negativações há em seu nome, contato com as empresas para regularização de seu CPF, quantas vezes seu Score foi consultado nos últimos meses e muitos outros detalhes que moldam o seu perfil de consumidor e geram a sua pontuação no Score Serasa.
Além disso, é possível encontrar, no Serasa Score, informações úteis a respeito de cuidados financeiros e comparativos para que você avalie a sua situação financeira, como o comparativo entre o seu Score e o de pessoas da mesma região ou com a mesma idade que você. Dessa maneira, acessar o Serasa Score é uma tarefa bastante fácil e que pode render muitas informações pertinentes para que você cuide ainda melhor da sua vida financeira.
Quem consulta meu Score?
Como você já pode notar, o Serasa Score é um medidor de grande importância para a análise de crédito, controle da sua vida financeira e para identificar pontos a serem melhorados, ou mesmo débitos existentes em seu nome, o que o torna uma ferramenta financeira essencial.
No entanto, é comum que algumas pessoas tenham muitas dúvidas sobre como são feitas as consultas ao seu Score e quem são as pessoas que podem consultar a sua pontuação, o que pode gerar algum receio com relação a essa ferramenta e a toda a plataforma do Serasa de maneira geral.
No entanto, essa é uma preocupação que você não precisa manter, pois consultar Score no Serasa é uma tarefa bastante segura, que mantém os seus dados completamente protegidos pela própria instituição. Apenas empresas cadastradas podem utilizar o serviço e analisar suas condições financeiras para poderem optar por liberar, ou não, serviços de crédito para você.
Assim, quem pode realizar a consulta Score Serasa é, primeiramente, você mesmo, por meio do uso de seu documento pessoal e a senha gerada em seu primeiro acesso a essa plataforma, o que ajuda a identificar problemas financeiros e melhorar a sua condição em relação a dívidas.
Além de você, apenas empresas cadastradas podem solicitar acesso ao seu Score, porém, este acesso lhes fornece apenas a pontuação do cliente em questão e se há restrições em seu nome. Este acesso, no entanto,é feito para uma avaliação de serviços de crédito, ou seja, apenas empresas nas quais você solicitar empréstimos ou pagamentos parcelados de compras, por exemplo, poderão consultar seu Score para que possam realizar a avaliação de crédito e os riscos presentes em uma determinada transação financeira.
Assim, a consulta Score Serasa é bastante restrita, de modo que se tenha uma segurança muito grande na utilização da ferramenta, o que garante maior tranquilidade tanto para empresas como para clientes.
Quantos pontos de Score é bom?
Como você já pôde conferir anteriormente, o Serasa Score é um medidor que possui a pontuação delimitada entre 0 e 1000 pontos, de forma que não existem pessoas com pontuação negativa ou maior do que este limite. Assim, todas as pessoas estão classificadas nesta faixa, com mais ou menos pontos, para indicar o seu histórico de pagamentos. Além disso, cada faixa de cem pontos indica um risco para as empresas de que um cliente não pague as suas contas em dia.
Pessoas com menos pontos estão mais sujeitas a pagar suas contas com atraso, ou mesmo entrar em listas de inadimplentes, enquanto aquelas que possuem pontuação maior apresentam mais chances de manter seus pagamentos em dia. Assim, obviamente, quanto mais pontos você possuir em seu Serasa Score, melhor será este indicador para qualquer empresa de que você é um bom pagador e que apresenta baixo risco de inadimplência.
Mas, para que seja mais fácil compreender quando seus pontos estão bons no Score Serasa, confira abaixo uma divisão média das faixas de pontuação: 0 a 299 pontos: Score ruim; 300 a 699 pontos: Score regular; 700 a 1000 pontos: Score bom. Desta maneira, busque manter seu Score sempre acima de 700 pontos e o mais perto possível do limite de 1000 pontos, para que seu histórico de pagamentos seja positivo e você tenha chances muito maiores de conseguir crédito em qualquer empresa que desejar ou em casos que se tenha necessidade de crédito.
No entanto, não se preocupe se seu Score não estiver nessa faixa de pontos, pois este é um medidor constante. Manter pagamentos dentro do prazo é essencial para melhorar sua pontuação, o que pode demorar para acontecer, mas indica regularidade e comprometimento como cliente.
Posso conseguir crédito com um Score baixo?
O Serasa Score é um dos principais dados utilizados pelas empresas para analisar o crédito de seus clientes, o que o torna essencial para quem busca conseguir créditos e serviços financeiros. Assim, é muito importante tentar sempre manter a sua pontuação alta, para melhorar as suas chances de aprovação por parte das empresas credoras.
No entanto, isso está longe de ser uma regra, pois o Serasa Score não é uma determinação para que as empresas forneçam ou não o crédito a seus clientes. Existem muitos outros dados a serem analisados, como a regularização recente de débitos anteriores, a busca por uma melhor situação financeira, entre outros dados que levam muito tempo para surtir efeito na pontuação do Score Serasa.
Desta maneira, possuir um Score mais alto é um bom indicativo de conseguir a aprovação de seu crédito, embora não seja uma garantia de que isso vá acontecer. Da mesma maneira, possuir um Score mais baixo não quer dizer que você não conseguirá a aprovação de serviços financeiros, pois as empresas podem analisar outros fatores como mais importantes para ver você como um cliente muito bom em potencial, o que contribui para que liberem crédito para você.
Assim, se você precisa de crédito por algum motivo, mas possui um Score baixo com uma pontuação regular ou ruim, não deixe de buscar por estes serviços, pois é completamente possível que você consiga utilizar os serviços de crédito sem problema algum, embora suas chances possam ser relativamente menores em relação a pessoas que possuem melhor pontuação no Serasa Score.
Porém, mesmo com a aprovação de seu crédito, não deixe de buscar melhorar o seu Score, pois a manutenção de pontuações baixas por muito tempo pode dificultar ainda mais a sua busca por crédito no futuro.
O que pode estar diminuindo o meu Score?
Continuar com um Score baixo por muito tempo pode ser um péssimo sinal para o seu histórico como pagador, o que leva a dificuldades para conseguir crédito ou serviços financeiros. Mas, isso pode ser ainda pior se o seu Score Serasa apresentar queda de pontos, pois isso representa ainda mais risco para as empresas do que anteriormente.
Assim, é muito importante saber quais fatores podem fazer o seu Score diminuir, e evitar ações que causem esse efeito, para não enfrentar maiores problemas no futuro. Desta maneira, confira a seguir quais são os principais fatores que podem fazer o seu Score diminuir:
Pagamentos de contas com atraso
Todas as contas geradas em seu nome possuem um peso sobre o seu histórico de pagamentos, e quando são pagas em atraso de maneira frequente, maiores são as chances de que impactem negativamente o seu Score.
Restrições em seu nome
Da mesma maneira que as contas em atraso, as restrições em seu nome podem fazer com que o seu Score Serasa caia drasticamente, pois é um dos piores indícios de risco para as demais empresas que se pode ter em seu histórico. Isso demonstra que você já está inadimplente com um débito adquirido anteriormente, de modo que as outras empresas dificilmente aceitarão lhe fornecer crédito.
Excesso de consultas
Todas as solicitações de crédito passam por uma análise para a sua aprovação, o que inclui a consulta Score Serasa, para que as empresas saibam qual o seu histórico. Se muitos pedidos de crédito forem feitos, haverá um grande número de consultas ao seu Score em pouco tempo, o que gera um impacto negativo e diminui os seus pontos.
Isso não inclui, porém, as suas consultas ao seu próprio Score, pois apenas consultas de empresas afetam a sua pontuação na plataforma. Desse modo, na consulta ao Score Serasa você pode conferir a sua pontuação quantas vezes quiser, sem medo que isso afete seus pontos.
Vantagens de ter Serasa Score alto
A principal vantagem de possuir um Serasa Score alto é, obviamente, a maior chance de aprovação de seu crédito, pois as empresas passarão a confiar muito mais em você como cliente com um histórico que indique que você é um bom pagador.
No entanto, as vantagens de ter uma pontuação alta em seu Serasa Score vão muito mais além do que apenas a maior chance de aprovação de seu crédito e podem contribuir ainda mais para uma melhora de sua realidade financeira.
Outra vantagem proporcionada pela pontuação mais alta em seu Score é a possibilidade de encontrar, na própria plataforma do Meu Serasa Score, serviços de crédito e financiamentos, os quais você pode solicitar por meio do próprio site. Com isso, uma pontuação alta abre uma janela muito maior de serviços, os quais são intermediados pelo próprio Serasa, de modo que a chance de aprovação seja quase total.
Além disso, uma vantagem muito grande relacionada a um Score alto é a de que, em caso de dívidas atrasadas, você possuirá uma chance ainda maior de renegociação com a empresa credora para que isso não se torne uma restrição ao seu nome. Esse é um recurso importante, uma vez que qualquer pessoa está exposta aos riscos de dificuldades financeiras que geram dívidas.
Desta forma, busque sempre manter uma pontuação alta em seu Score Serasa para que possa usufruir de todas suas vantagens que contribuem para manter os problemas financeiros ainda mais longe.
Perguntas frequentes sobre Serasa Score
Embora seja cada vez mais conhecido do público em geral, o Serasa Score ainda pode render algumas dúvidas comuns para muitas pessoas. Confira, a seguir, quais são as principais dúvidas relacionadas ao Serasa Score e as solucione de uma vez por todas:
Por que outras empresas, como o SPC, podem ter um Score diferente do Serasa?
Embora seja o mais conhecido e muito frequentemente utilizado, o Serasa Score não é o único medidor de pontuação para históricos de pagamentos de clientes. Outros órgãos de proteção ao crédito também possuem um próprio Score. Assim, SPC Serasa e outras instituições possuem Scores distintos, que podem apresentar pontuações diferentes com base nos dados utilizados por cada empresa para a definição destes valores.
A utilização de cartão de crédito pode afetar o Serasa Score?
Sim, o cartão de crédito pode influenciar o Score no Serasa tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. Negativamente, o cartão de crédito afeta a sua pontuação no caso de atraso no pagamento de sua fatura, o que, além de diminuição de seus pontos, pode gerar, ainda, o acúmulo de juros e uma dívida bastante alta.
Já positivamente, o uso do cartão de crédito pode influenciar seus pontos caso você tenha o cadastro positivo ativo, o que pode ser feito diretamente na plataforma do Serasa, para que o uso deste cartão comece a elevar a sua pontuação.
O meu Score é aberto para qualquer pessoa ou empresa?
Não, a consulta ao seu Score Serasa é feita somente por meio do uso de sua senha e documento pessoal, ou por empresas que desejam realizar uma análise de crédito por solicitação do cliente.
Assim, seus dados não estão disponíveis para qualquer pessoa, o que contribui para um serviço muito mais seguro e confiável, que ajuda tanto aos clientes, que podem obter informações importantes a respeito de sua condição financeira, quanto às empresas, que podem realizar uma análise de crédito mais detalhada.
Qual a pontuação que garante aprovação de crédito?
Embora seja um dos principais fatores que contribuem para que uma solicitação de crédito possa ser aprovada em caso de uma pontuação mais elevada, a pontuação do Serasa Score não garante que o cliente tenha crédito concedido por qualquer empresa do mercado.
Isso acontece porque cada empresa, de acordo com o seu próprio regulamento e análise de crédito para cada cliente, pode utilizar os métodos que melhor entender como critérios para aprovar ou recusar um pedido de crédito. Desta maneira, o Serasa Score pode ter um peso maior ou menor para que se tenha uma definição a respeito da aprovação do pedido.
Assim, é importante manter uma pontuação alta para que todas as empresas vejam em você um cliente com um bom histórico de pagamentos, o que ampliará as suas chances de ter o pedido de crédito aprovado a qualquer momento. Porém, é muito importante, também, entender que mesmo com um Score com pontuação excelente não significa que todas as empresas concederão crédito a você.
Ou seja, por melhor que seja seu Score, é importante cuidar de outros fatores, como o pagamento em dia de suas contas ou regularização de débitos existentes.
Cadastro Positivo
Um dos pontos que mais geram dúvidas nas pessoas com relação ao Serasa Score é o Cadastro Positivo, um registro que expõe para as empresas todo o seu histórico de pagamentos. Isso torna o cadastro positivo um documento diferente do cadastro negativo, existente há muito mais tempo, que expõe apenas os débitos e pagamentos atrasados dos consumidores com relação às empresas em que são clientes.
Com o cadastro positivo, além dos débitos e contas em atraso, as empresas podem visualizar a forma como você paga suas contas em dia ou com antecedência, de modo que tenham uma visão muito mais ampla a respeito de seu comportamento financeiro. Isso proporciona mais chances de que você seja visto como um cliente confiável para o qual as empresas podem oferecer crédito com baixo risco de prejuízo.
No entanto, no cadastro positivo não são considerados todos os tipos de contas, de modo que apenas alguns registros possam ser inseridos e utilizados para melhorar a sua imagem como um bom pagador. Entre estas contas estão as de cuidados básicos, como as contas de água, energia elétrica, internet e telefone, por exemplo, além de financiamentos e serviços de crédito, como crediários e cartões.
O número de pessoas que possuem o cadastro positivo ativo ainda é muito baixo, pois até pouco tempo apenas as empresas poderiam realizar a inclusão de clientes no cadastro positivo. Porém, recentemente, este registro passou por modificações, de modo que o próprio cliente pode solicitar a ativação de seu cadastro.
Para isso, basta que acesse o Meu Serasa Score e procure pelo link do Cadastro Positivo, para solicitar a inclusão de seus dados neste registro.
Outro benefício do Cadastro Positivo é a possibilidade de que esse registro de pagamento de contas em dia e antecipadas gere um consequente aumento de sua pontuação no Serasa Score, o que aumenta a chance de que você tenha crédito facilitado, caso precise realizar compras ou pegar empréstimos, por exemplo.
Tempo necessário para alteração do Score após quitar as dívidas
Um dos principais pontos que despertam interesse nas pessoas que desejam aumentar o seu Score Serasa por meio do pagamento de todas as suas dívidas e débitos pendentes é o tempo que leva para que este pagamento tenha um impacto em sua pontuação, uma vez que estas dívidas causam uma grande queda de seu Score.
Embora o interesse de quem precisa de um Score melhor para buscar crédito seja imediato, ou ao menos o mais rápido possível, a alteração de seus pontos não acontece de maneira muito rápida. De maneira geral, todas as suas ações financeiras são vistas por este medidor como ações de longo prazo, ou seja, todos os pagamentos e dívidas possuem impacto por um longo período em seus pontos.
Desta forma, é comum que, após quitar as suas dívidas, você demore algum tempo para começar a perceber a melhora de seu Serasa Score, sem um resultado imediato de elevação de seus pontos.
O mais comum é que seus pontos comecem a subir de forma gradativa após 180 dias, em média, do pagamento de seus débitos anteriores, especialmente nos casos em que estes débitos tenham resultado em restrições ao seu nome. Assim, em menos de seis meses é bastante difícil que se veja alterações muito grandes em seu Score, mesmo com a quitação de todas as suas dívidas.
O ideal para que se tenha melhores resultados em seu Score é que se consiga chegar a um total de 100% de suas contas pagas em dia em um período de doze meses. Desta maneira, sem nenhuma conta em atraso após o período de um ano, é muito mais fácil que seu Serasa Score apresente uma crescente de seus pontos, com números que possam ser facilmente visualizados, tanto por você quanto por empresas nas quais você pode solicitar créditos e serviços financeiros.
Assim, não tenha pressa para ver resultados em seu Serasa Score, pois este é um registro em longo prazo e que necessita de um bom comportamento financeiro por alguns meses para que apresente um crescimento de seus pontos e, consequentemente, mais vantagens e benefícios para você.
Conclusão
O Serasa Score é um dos mais importantes dados financeiros atualmente, o que significa que deve receber uma atenção especial de todas as pessoas, e não somente daquelas que desejam obter créditos agora ou em um futuro próximo.
O acompanhamento de seu Score, bem como a realização de consulta por meio do Meu Score Serasa, proporciona diversos benefícios para todas as pessoas que podem visualizar de maneira mais clara a sua realidade financeira, encontrar maneiras de melhorar o seu comportamento financeiro e evitar que as dívidas se acumulem e causem prejuízo a seu histórico de pagamentos.
Se você ainda não conhece ou não acompanha o seu Score, comece agora mesmo a utilizar essa plataforma simples e eficiente, na qual você poderá encontrar muitos detalhes e serviços que permitem melhorar o seu contato com o dinheiro e somar pontos para utilizar o Serasa Score a seu favor quando precisar de serviços financeiros.
Porém, não se iluda com a esperança de resultados imediatos, pois o Serasa Score deve ser visto como uma ferramenta que irá contribuir para que você modifique positivamente o seu comportamento financeiro e, em longo prazo, esse melhor comportamento possa render pontuações mais altas em seu Score e a abertura de novas possibilidades de serviços financeiros para você.
Para saber ainda mais sobre o Serasa Score e a utilização dessa ferramenta e da plataforma do Serasa, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, consórcios, seguros, taxas de juros, educação financeira e muito mais.
Desta maneira você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro, identificar oportunidades de investimento e se livrar de uma vez por todas das dívidas, inclusive com a possibilidade de conseguir manter uma reserva de emergência para contornar situações imprevistas, sem precisar entrar em um caminho de endividamento!