3 passos para consultar seu CPF na receita federal

Os documentos de identificação pessoal são de fundamental importância, pois não apenas eles podem comprovar a sua identidade, como armazenam informações a seu respeito, seja financeiramente, juridicamente, ou em qualquer aspecto. Dentre estes documentos, um dos mais importantes é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), que é gerado pela Receita Federal e reúne informações a respeito de todos os contribuintes brasileiros.

A importância do CPF é tão grande que o número deste documento se faz presente até mesmo em outros documentos pessoais, sempre com a intenção de facilitar o acesso a esta informação. Assim, mesmo que uma pessoa perca o seu CPF, o número ainda pode ser consultado, e comprovado, por meio destes documentos alternativos.

Nestes casos de perda de documentos, é importante que seja feito um boletim de ocorrência e que o contribuinte compareça até uma das agências de atendimento da Receita Federal para solicitar a emissão de um novo documento.

Porém, existem alguns casos em que pode ser preciso consultar o seu CPF, seja para saber se há alguma irregularidade, ou se o mesmo está suspenso, caso tenha sido dado como perdido, por exemplo. Esta consulta pode evitar uma série de transtornos e garantir maior tranquilidade ao seu portador.

No entanto, muitas pessoas não sabem como realizar a consulta de seu CPF na Receita Federal pela internet, o que faz com que tenham muitas dúvidas, questionamentos, ou mesmo que deixem de usar este serviço.

Os passos necessários para consultar seu CPF na Receita Federal

Para tornar mais fácil a utilização deste recurso, e permitir que você saiba como consultar seu CPF na Receita Federal sempre que necessário, confira a seguir quais são os passos necessários para realizar este tipo de consulta:

– Acesse o site da Receita Federal

Obviamente, o primeiro passo para a consulta de seu CPF na Receita Federal é acessar a página oficial deste órgão na internet, o que pode ser feito por meio do link https://receita.economia.gov.br/.
Uma vez acessada esta página, é preciso que você busque pela opção de consulta ao Cadastro de Pessoa Física. Ao clicar sobre esta opção, você será redirecionado a uma página de comprovação de situação cadastral.

– Preencha os seus dados na página de consulta

Ao chegar até a página principal de consulta à situação cadastral, você encontrará uma caixa de informações a serem preenchidas. Estas informações são necessárias para que se possa realizar esta consulta e saber qual a situação atual de seu CPF.

Estas informações, que devem ser preenchidas nos seus respectivos espaços são:

– Número do CPF;
– Data de nascimento.

Além disso, é preciso clicar sobre a opção de confirmação de que não é um robô, para que a página possa autenticar a sua consulta e fornecer as informações solicitadas.

Por fim, clique na opção consultar, na parte direita inferior desta caixa de informações, o que o levará até a página final, com as informações a respeito de seu Cadastro de Pessoa Física.

– Verifique as informações de seu CPF

Caso o seu CPF esteja regularizado, serão apresentadas todas as informações a respeito do contribuinte, além de sua situação cadastral. Assim, não será necessário realizar nenhuma ação de atualização cadastral referente a seu CPF, de modo que possa ficar completamente tranquilo.

No entanto, caso exista alguma inconsistência em seu cadastro, esta página irá lhe orientar a fazer a solicitação de regularização de seu CPF, para evitar qualquer tipo de problema relacionado à falta deste documento, ou por seu bloqueio.

Como regularizar seu CPF no site da Receita Federal

Após a realização da consulta de seu CPF na Receita Federal, caso haja a necessidade de regularização deste documento, a própria página de consulta enviará o contribuinte para a página de regularização deste documento.

Nesta página será fornecido um novo formulário a ser preenchido pelo contribuinte, este um pouco mais completo, que deve ser preenchido com as seguintes informações:

– Número do CPF;
– Nome completo;
– Data de nascimento;
– Sexo;
– Naturalidade;
– Unidade federal;
– Número do título de eleitor;
– Nome completo da mãe do contribuinte;
– Documento (a ser escolhido);
– Endereço completo;
– Número de telefone para contato.

Depois de preenchidas todas estas informações, basta que este formulário seja enviado, com um clique nesta opção na parte inferior direita da caixa de informações.

Após este pedido de regularização, basta que o contribuinte aguarde pelo contato da Receita Federal, com a informação da regularização de seu documento. Em alguns casos, pode ser necessário que o contribuinte compareça a um dos pontos de atendimento presenciais da Receita Federal.

Caso este comparecimento seja solicitado, o contribuinte terá um prazo de até 90 dias para comparecer ao local indicado. Se o comparecimento não acontecer, o pedido de regularização pode ser cancelado e o documento seguirá suspenso, o que pode gerar diversas complicações e problemas para o contribuinte com este tipo de irregularidade.

Entre os problemas que as pessoas podem enfrentar pela suspensão de seu CPF estão o bloqueio de ações, como a compra de imóveis, participação em concursos públicos, impossibilidade de realização de empréstimos financeiros e muitas outras dificuldades em seu cotidiano.

Assim, o ideal é que o seu CPF seja regularizado o mais rápido possível, exatamente para evitar que se tenha qualquer tipo de problema relacionado ao bloqueio do documento junto à Receita Federal. Em caso de perda do documento, este pedido deve ser ainda mais rápido, juntamente com a realização do Boletim de Ocorrência para evitar dores de cabeça maiores no futuro.

Agora que você sabe como consultar o seu CPF na Receita Federal, bem como realizar a regularização do documento, quando necessário, utilize este conhecimento para garantir que seu documento esteja sempre regularizado. Embora possa parecer um cuidado simples, isso pode evitar o uso indevido de seu documento por pessoas mal intencionadas, ou problemas na utilização de serviços ou na posse de cargos públicos, por exemplo.

Desta maneira, você poderá ter uma tranquilidade muito maior em seu dia a dia, para poder voltar sua atenção para pontos mais importantes, como um bom planejamento financeiro e regularização de dívidas, por exemplo.

Para saber ainda mais sobre a consulta e regularização de seus documentos, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, seguros, financiamentos, serviços bancários, taxas de juros, consórcios e educação financeira em geral.

Com isso, você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar qualquer tipo de problema relacionado à sua vida financeira, como dívidas e inadimplência, por exemplo, além de poder começar a identificar melhores oportunidades de investimento que lhe garantem uma saúde financeira ainda melhor!