Como saber se o CPF está ativo?

O CPF é um dos documentos mais utilizados por todas as pessoas do Brasil, uma vez que este é o número de cadastro de pessoas físicas na Receita Federal do país. Ou seja, este documento ajuda a identificar as pessoas de maneira individual, bem como armazena informações a respeito de sua situação com o país, a qual pode estar regularizada ou não.

mulher computador

Em geral, a consulta ao CPF é bastante realizada por empresas, as quais visam buscar informações a respeito da situação de uma pessoa que se candidata a uma vaga de emprego, ou mesmo daquelas que solicitam serviços financeiros de crédito.

Por ser um dos documentos pessoais mais importantes de cada cidadão brasileiro, é essencial que o seu CPF se mantenha ativo, pois isso indica que não há nenhum tipo de pendência com a Receita Federal, e que a sua situação é completamente regular.

Embora muitas pessoas ainda não saibam, a consulta ao CPF, para saber se sua situação está regular ou não, é algo bastante simples e rápido de ser feito. Com a ajuda da internet, essa consulta não leva mais do que alguns minutos, e pode lhe garantir uma tranquilidade muito grande com relação à situação de seu documento pessoal.

Saiba como realizar a consulta de seu CPF

Para que se saiba se o seu CPF está ativo ou não, é necessário que seja feita uma consulta por meio do site da Receita Federal. Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, neste caso não há nenhum tipo de burocracia, e o resultado de sua consulta é disponibilizado instantaneamente, direto na tela de seu computador ou celular.

Os passos necessários para saber se o seu CPF está ativo ou não são os seguintes:

– Primeiramente, acesse o site da Receita Federal;
– Logo na página inicial, no canto esquerdo superior, passe o cursor do mouse sobre a lista pop-up de opções;
– Nesta lista, encontre a opção “Meu CPF” e clique sobre este link;
– Na tela seguinte, informe o número de seu CPF e realize a busca pela situação de seu documento;
– Aguarde alguns segundos e observe na tela a situação atual de seu CPF.

Caso a sua situação esteja regular e não existam pendências em seu nome, o resultado vai mostrar apenas a informação de que o seu CPF está regular e que nenhuma ação precisa ser realizada pelo titular deste documento.

No entanto, caso o CPF não esteja ativo, isso pode ser representado por diferentes situações, as quais podem exigir algum tipo de ação para que isso se corrija e o seu documento volte a estar ativo o mais rápido possível.

O que significa o CPF inativo?

Diferentemente dos casos em que o CPF está ativo e completamente regularizado, o CPF inativo, ou irregular, pode ser dividido em diferentes categorias, as quais indicam os possíveis motivos que levaram este documento a ser inativado pela Receita Federal.

A primeira destas possibilidades é a situação de CPF com pendências de regularização, ou seja, um CPF de uma pessoa que precisa realizar alguma ação para regularizar sua situação com a Receita Federal e, assim, evitar que se tenha qualquer tipo de problemas pela falta deste documento.

Em geral, o CPF com pendências de regularização indica que o seu titular deixou de apresentar algum tipo de documento necessário dentro dos últimos cinco anos, como a declaração do imposto de renda, por exemplo.

Outra possibilidade de CPF inativo que requer alguma ação por parte do titular é o CPF suspenso ou cancelado. Neste caso, esta situação indica que há algum erro no cadastro do CPF, como informações incorretas ou incompletas, por exemplo, que levaram à sua suspensão ou cancelamento na tentativa de impedir fraudes financeiras com este documento.

Assim, ao se deparar com esta situação em seu documento, é preciso buscar por um posto de atendimento da Receita Federal para corrigir qualquer erro e fazer com que o seu CPF volte a estar ativo e sem nenhum tipo de bloqueio que lhe cause problemas ou prejuízos.

Diferentemente destas situações, existe ainda o CPF nulo, que está permanentemente inativado por conta da constatação de tentativas de fraudes com este documento. Ou seja, se o documento é utilizado por estelionatários para tentarem se passar por outra pessoa, e esta situação é identificada, o CPF é inativado para impedir que estes golpes e fraudes voltem a acontecer.

Por fim, uma última situação de CPF inativo, e este permanentemente, é o CPF de falecido, que sofre esta alteração após a informação de óbito de seu titular, de forma que o número de CPF passa a ser bloqueado permanentemente e não voltará a ser utilizado em nenhuma circunstância.

A diferença entre CPF inativo e CPF sujo

Quando se trata de CPF inativo, muitas pessoas cometem o erro de confundir esta situação com CPF sujo, este segundo mais conhecido pela alcunha de nome sujo, que acontece quando o titular possui dívidas pendentes em seu nome.

Este erro, no entanto, deve ser evitado, pois estas situações indicam problemas e consequências muito diferentes. No caso de CPF sujo, a consequência é a inclusão de seu nome em listas de inadimplência, para que empresas credoras não venham a liberar crédito a você antes que estes débitos existentes sejam quitados.

Diferentemente, o CPF inativo gera consequências ainda maiores, pois afeta diretamente a sua vida de maneira total. Um exemplo disso é que as pessoas com CPF irregular não podem abrir ou movimentar contas bancárias, de modo que não se consegue ter acesso a serviços básicos, como uma conta corrente para recebimento de salário, ou qualquer outra finalidade.

Outras possíveis consequências de ter o seu CPF inativado é a impossibilidade de receber benefícios como aposentadoria, não poder vender ou comprar imóveis, nem mesmo receber prêmios em loterias, caso seja sorteado.

Ou seja, a pessoa com o CPF sujo possui apenas restrições financeiras e algumas limitações em seu dia a dia, enquanto alguém com CPF inativo praticamente deixa de existir socialmente, uma vez que todas as suas possíveis ações passam a ser bloqueadas.

Assim, consultar a situação de seu CPF e verificar constantemente se o seu documento está ativo e regularizado é um cuidado muito importante para evitar problemas e dores de cabeça muito maiores no futuro.

Para saber ainda mais sobre a consulta de documentos, a importância destes e o seu uso no dia a dia, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas que poderão ajudá-lo em seu dia a dia, especialmente com relação ao universo financeiro, a forma como você lida com o seu dinheiro e como ficar longe de problemas como as dívidas!