4 coisas sobre rendimento da poupança que você precisa saber

A poupança é, sem dúvida alguma, a forma de investimento mais conhecida por todas as pessoas, que, ao menos uma vez na vida certamente pensaram ou ouviram alguém dizer que estava em busca da realização de uma poupança para conseguir fazer uma compra ou atingir um objetivo. Seja a compra de um carro novo, uma viagem, um curso na faculdade, sempre há o pensamento de que é preciso fazer uma poupança para guardar seu dinheiro.

Este tipo de pensamento está atrelado diretamente ao modo mais conhecido de se guardar dinheiro e fazê-lo render mais, pois assim se consegue resgatar uma maior quantia de dinheiro em relação àquele que foi depositado. Isto, no entanto, não leva em consideração o fato de que é muito baixo o retorno que os clientes podem ter ao investirem seu dinheiro em uma poupança.

Para que se tenha uma melhor noção sobre o rendimento da poupança, hoje este é de, aproximadamente, 3,5% ao ano. Esta taxa de rendimento significa que se hoje um investidor colocar cem reais na sua poupança, em um ano este mesmo investidor poderá resgatar 103,50 reais, um rendimento muito baixo em comparação a qualquer outro tipo de investimento.

Além disso, a inflação é uma grande inimiga da poupança, pois é possível que, de acordo com o índice de inflação, seu dinheiro até perca poder de compra enquanto fica investido em uma poupança. Porém, mesmo que isso não aconteça, seu lucro ainda é muito baixo, o que faz da poupança um investimento pouco rentável.

Porém, mesmo com estes dados bastante divulgados e difundidos atualmente, ainda é muito grande o número de pessoas que realiza investimentos em poupanças em busca de economizar dinheiro para realizar seus objetivos. Este número é tão grande que, aproximadamente, 90% dos investidores brasileiros possuem ou fazem investimentos regularmente em cadernetas de poupança.

Um dos principais motivos que leva este público a investir em poupanças é a facilidade que este tipo de ação proporciona, pois basta a abertura de uma conta para que seja feito o depósito ou retirada de dinheiro regularmente. Além disso, ainda existem muitas pessoas que não conhecem as principais informações sobre a rentabilidade da poupança.

As principais informações sobre o rendimento da poupança que você precisa saber

Confira a seguir algumas informações muito importantes que você deve saber para conhecer melhor o rendimento da poupança e poder definir da melhor maneira possível e com muita inteligência se este é o melhor investimento para você ou se existem melhores possibilidades para fazer seu dinheiro render mais:

1 – Não existe diferença entre a poupança de um banco para o outro

Praticamente todos os bancos possuem a possibilidade de contas de poupança para atrair os clientes a investirem em sua instituição em vez das demais. No entanto, esta possibilidade não se trata de um tipo de diferencial em relação aos concorrentes, pois as poupanças têm o mesmo rendimento, independentemente de qual instituição este investimento é feito.

Dessa maneira, a escolha por um banco ou outro depende apenas de sua confiança em uma determinada instituição, seu conforto com os funcionários, gerentes, acesso mais facilitado, entre outros pontos que podem ser positivos para você. No entanto, sua escolha por um ou outro banco não influenciará no rendimento de sua poupança, que é o mesmo independentemente da empresa escolhida, pois segue as regras impostas pelo governo.

2 – Qual é o rendimento atual das poupanças

O rendimento da poupança é determinado pela taxa Selic, o que significa que pode sofrer variações após um determinado período, pois esta taxa é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias. Como a taxa Selic hoje tem uma taxa de 5% ao ano (ou 0,4% ao mês), o rendimento da poupança é de 70% desta taxa.

Para entender melhor sobre como a taxa Selic determina o rendimento de sua poupança, é preciso saber como os juros da sua poupança são calculados, pois pode haver diferentes maneiras de determinação, sempre de acordo com esta taxa que controla o mercado financeiro no Brasil.

3 – Como são calculados os juros da poupança

O primeiro ponto a ser destacado neste item é que houve uma mudança essencial na forma como os juros da poupança são calculados no ano de 2012. Até maio deste ano, todas as poupanças possuíam um rendimento fixo de 0,5% por mês mais a TR (Taxa Referencial), enquanto a partir desta data, as poupanças passaram a seguir as novas determinações.

Nesta nova determinação (válida a partir de 4 de maio de 2012), o rendimento da poupança pode ser calculado de duas formas diferentes de acordo com a taxa Selic. Em meses nos quais a taxa Selic estiver em 8,5% o rendimento segue os mesmos moldes da determinação antiga, de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, que hoje está zerada.

No entanto, nos meses em que a taxa Selic seja igual ou menor que o valor de 8,5%, o rendimento passa a ser de 70% da Selic mais a TR. Por estar atualmente zerada, a Taxa Referencial não influencia diretamente o rendimento da poupança, de modo que apenas a taxa Selic eleva ou diminui este rendimento.

4 – Saiba sempre qual é o aniversário de sua poupança

É muito importante que se conheça sempre a data conhecida como aniversário de poupança, pois é nesta data que os juros são incorporados ao valor disponível em sua conta. Assim, se você iniciou sua poupança em um dia 5, todos os juros referentes aos 30 dias anteriores serão incorporados a cada dia 5.

Desta forma, se você resgatar seu dinheiro da poupança um dia antes do aniversário desta conta, você deixará de ganhar os juros referentes aos 30 dias anteriores. Assim, conhecer a data de aniversário de sua poupança é essencial para conseguir obter melhores resultados, mesmo que a rentabilidade deste tipo de conta seja baixa, o que aumenta ainda mais a importância de obter estes juros.

Com estas informações e o conhecimento a respeito do rendimento de uma poupança, você pode avaliar melhor quais são as melhores opções de investimento para aplicar o seu dinheiro. Se você já tem uma poupança, avalie seus resultados e aplique seu conhecimento para elevar o rendimento de seu dinheiro e valorizá-lo ainda mais.

Para saber ainda mais sobre a poupança, seu rendimento, a forma como a taxa Selic define estes rendimentos, entre outras informações, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e outros temas a respeito do universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, planilhas de gastos, educação financeira, controle de orçamento e muito mais. Assim você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e identificar melhores oportunidades de investimento.