A energia elétrica é uma das contas básicas de todas as pessoas e empresas, pois é fundamental para o funcionamento de diversos itens essenciais, o que a torna uma das mais importantes a serem pagas todos os meses. No entanto, algumas pessoas ou empresas podem ter um gasto muito grande com este tipo de conta de consumo, o que ajuda a comprometer o seu orçamento.
Por conta disso, a procura por meios alternativos para a geração de energia se intensificou nos últimos anos. Em especial, a energia solar é uma das mais procuradas, pois pode ser facilmente instalada em residências e empresas, e gerar diversos benefícios ambientais e econômicos.
No entanto, a instalação dos painéis de energia solar é algo que gera um custo bastante elevado, e que não se adequa ao orçamento de muitas pessoas. Para contornar isso, muitas empresas oferecem o financiamento de energia solar, que consiste na compra financiada deste equipamento, bem como de sua instalação, para que possam começar a utilizar esta fonte de energia.
Mas, assim como na contratação de qualquer tipo de financiamento, o de energia solar também conta com um processo um pouco burocrático, que deve ser seguido para a aprovação deste serviço. Conhecer este processo é um passo importante para que se consiga ter acesso à energia solar em sua residência, ou empresa, sem maiores dificuldades.
Saiba quais são os documentos necessários para o financiamento de energia solar
Um dos pontos mais importantes do processo de financiamento de energia solar é a apresentação dos documentos, os quais são necessários para que a empresa credora possa lhe conceder o acesso a este serviço. Saber quais são estes documentos já possibilita que se agilize este processo, para que este financiamento seja concluído de forma mais rápida.
Assim, confira a seguir quais são os documentos necessários, bem como a sua finalidade no financiamento de energia solar:
1. Comprovante de renda ou patrimônio
O primeiro documento que deve ser apresentado para que se consiga realizar um financiamento de energia solar é o seu comprovante de renda ou de patrimônio. Este documento é utilizado para que a empresa credora possa ter a garantia de que o cliente conseguirá arcar com o pagamento das parcelas deste financiamento, sem que haja maiores riscos de inadimplência.
É importante, também, que este documento de comprovação de renda ou patrimônio esteja atualizado. Comprovantes antigos, com mais de noventa dias, poderão ser descartados pela empresa credora, de modo que uma nova apresentação deva ser feita e haja, consequentemente, maior demora na aprovação deste financiamento.
2. Documento de comprovação de identidade
Outro documento comum a qualquer tipo de financiamento realizado em empresas credoras é o documento de identificação pessoal. Este documento deve ser apresentado com foto, para que haja a comprovação de que se trata do próprio cliente.
Este documento é exigido para que não haja qualquer chance de tentativas de golpes ou fraudes por parte de pessoas mal-intencionadas. Sem esta comprovação, estas pessoas poderiam contratar o serviço em nome de terceiros, e lhes deixar com uma dívida da qual sequer teriam conhecimento, além do prejuízo para a empresa credora.
3. Pesquisa de débitos no CPF ou CNPJ
Para que se possa contratar um financiamento de energia solar, é importante que se apresente uma pesquisa de débitos no seu CPF ou CNPJ, a qual comprove que não existem pendências financeiras em seu nome. Isso serve como meio de comprovar que seu nome está limpo, para que a empresa possa lhe conceder o crédito necessário para a realização do serviço.
Obviamente, durante a análise de crédito, este documento será verificado, também para garantir uma maior segurança do processo. A sua apresentação, no entanto, evita que se perca muito tempo nesta pesquisa por parte da empresa credora, o que torna mais ágil a sua contratação.
4. Pesquisa de protestos no CPF ou CNPJ
Outro documento que ajuda a empresa credora a verificar a situação financeira do cliente que irá realizar o financiamento é a pesquisa de protestos. Neste caso, isso visa garantir a este credor que o cliente não possui pendências na justiça, como processos ou dívidas pendentes.
Com a plena certeza de que o seu cliente está em completa legalidade com a justiça, a realização do financiamento poderá ser feita sem maiores problemas ou dificuldades. Isso também ajuda a garantir a segurança desta empresa, que terá plena confiança de que o cliente não terá dificuldades no pagamento do serviço por conta de problemas judiciais que comprometeriam a sua renda, por exemplo.
5. Pesquisa de situação cadastral de CPF ou CNPJ
Para complementar os documentos que devem ser apresentados pelo cliente para que possa realizar um financiamento de energia solar, deve constar a pesquisa de situação cadastral. Ou seja, um documento que comprove que o CPF, ou CNPJ, além de válido, é completamente legal e que não possui qualquer tipo de problemas.
No caso de CPF ou CNPJ inválidos, a empresa credora não poderia firmar um contrato, uma vez que o cliente não estaria apto a realizar qualquer tipo de contratação financeira, inclusive um financiamento.
Este documento, especificamente, é um dos mais fáceis de ser obtido, pois isso pode ser feito com uma pesquisa rápida no site da Receita Federal. Assim, em questão de minutos, você poderá comprovar à empresa credora que pode firmar o contrato e ter acesso ao financiamento de energia solar.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para o financiamento de energia solar, adiante este processo com a obtenção de todos estes documentos requeridos. Isso garantirá uma maior agilidade ao seu pedido, para que possa ser concluído mais rapidamente e você consiga começar a contar com o uso de energia solar em sua casa ou no seu trabalho.
E se você ainda tem dúvidas a respeito da energia solar, ou mesmo do funcionamento desta alternativa à energia elétrica tradicional, busque informações complementares, para que possa descobrir todos os benefícios, financeiros e ambientais que este tipo de energia pode lhe oferecer.
Para aprofundar este conhecimento a respeito da energia solar e dos seus benefícios, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Desta forma você poderá saber quais os benefícios desta escolha, bem como a forma que o uso de fontes de energia alternativas pode modificar o seu dia a dia.
Mais do que isso, você também poderá encontrar informações a respeito de muitos outros serviços financeiros, como empréstimos, consórcios, seguros e muito mais, além de dicas de economia que lhe ajudarão a gastar muito menos, para que possa manter uma vida financeira ainda mais saudável e longe de problemas como as dívidas!