A organização financeira é um dos principais desafios para muitas pessoas, as quais encontram dificuldades em conseguir manter um controle a respeito dos valores gastos ao longo do mês, o que faz com que seja mais fácil gastar além do que a sua realidade financeira permite.
Desta forma, a falta de organização financeira pode ser apontada como um fator decisivo para que o número de pessoas endividadas seja cada vez maior, com muitas pessoas inseridas em listas de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Felizmente, para as pessoas que encontram dificuldades em conseguir manter uma boa organização financeira, a tecnologia é uma grande aliada nesta missão, pois existem muitas ferramentas digitais que auxiliam a realização do controle de suas contas, seus gastos diários e lhe permitem uma melhor visualização de sua realidade financeira.
Para que isso seja ainda mais fácil, estas ferramentas digitais possuem aplicativos que permitem que o seu uso seja feito diretamente em seu smartphone, com o acompanhamento em tempo real de seus gastos e a minimização da chance de erros em suas contas.
Porém, especialmente em casos de ferramentas que necessitem da inclusão manual de dados, é preciso que se tenha um comprometimento com o controle de suas finanças, pois sem isso a ferramenta digital não poderá fazer muito para lhe ajudar a melhorar o seu uso do dinheiro.
A seguir, veja quais são as melhores ferramentas digitais que permitem uma boa organização financeira, bem como a forma de uso de cada uma destas ferramentas, de modo que você possa avaliar qual delas é a melhor para o seu caso e permitir que a sua organização seja mais bem realizada. Confira.
– Minhas Economias
O Minhas Economias é um aplicativo de controle e organização financeira bastante completo, com recurso que podem atender até mesmo às pessoas mais exigentes.
Entre as suas funcionalidades estão, por exemplo, a aba de sonhos e metas, que permite que você insira qual o seu objetivo, o valor necessário, o tempo em que deseja atingir esta meta e descobrir quanto precisa economizar por mês para cumprir tal objetivo.
Além disso, o controle de gastos do aplicativo não requer conexão com a internet, uma vez que é integrado aos aplicativos financeiros de seu smartphone. Assim, a sua atualização é feita de maneira automática no momento em que o aparelho se conecta com a internet novamente.
O aplicativo Minhas Economias está disponível para download na Google Play Store e na Apple Store, o que torna muito mais fácil a sua utilização por qualquer pessoa, independentemente de qual o sistema operacional de seu smartphone.
– Organizze
Outro aplicativo que pode contribuir muito positivamente para a sua organização financeira é o Organizze, uma ferramenta bastante simples e de uso muito intuitivo. Com uma interface simples, o Organizze permite que mesmo as pessoas menos acostumadas com o uso de ferramentas tecnológicas possam utilizar este recurso para controlar o seu dinheiro.
Além da simplicidade de sua interface simples, o Organizze ainda possui a ilustração gráfica do uso do seu dinheiro, de forma que logo em uma primeira imagem se tenha uma melhor noção da forma como o seu dinheiro é empregado ao longo do mês.
Mais uma qualidade que o aplicativo apresenta é a possibilidade de programação de alarmes e alertas para que você se lembre de datas de contas a pagar. Assim, a chance de esquecer do pagamento de uma determinada conta é eliminada com o uso desta ferramenta digital para controle e organização de suas finanças.
– Finance
Uma ferramenta digital que pode ser utilizada por meio de seu aplicativo, o Finance é um dos mais completos dentre todos os que permitem o controle de gastos e organização financeira. Também com uso de gráficos e informações visuais, o uso deste aplicativo é muito intuitivo e diminui as chances de problemas financeiros.
Um ponto negativo do Finance, entretanto, é que a sua versão gratuita possui apenas a possibilidade de atualização de gastos e controle financeiro, de modo que se possa ter um bom uso, embora haja limitações. A versão paga é um pouco mais completa, com a possibilidade de planilhas de planejamento financeiro, metas de economia, entre muitas outras possibilidades.
– Planilhas do Excel
Diferentemente dos demais exemplos de ferramentas digitais, as planilhas do Excel não possuem um aplicativo para que sejam utilizadas mais facilmente, mas compensam esta impossibilidade com diversos recursos e facilidades. Exemplo disso são as fórmulas financeiras que podem ser utilizadas nesta ferramenta para a atualização instantânea de seus cálculos.
Em contrapartida, há a necessidade de que se faça a inserção de dados de maneira manual, diferentemente do que acontece em aplicativos integrados com suas contas bancárias. Isso a torna uma ferramenta digital mais indicada para pessoas que não possuem dificuldades em realizar esta ação diariamente, além de manter uma maior disciplina no que diz respeito a anotar todos seus gastos e armazenar comprovantes de compras.
Ou seja, sem as grandes facilidades dos aplicativos financeiros, o uso de planilhas do Excel é mais recomendado apenas para pessoas que já estejam habituadas a utilizar esta ferramenta em seu dia a dia, de modo que apenas insiram mais uma planilha para o cuidado exclusivamente com o seu dinheiro e a organização financeira.
– Guiabolso
Um dos aplicativos mais conhecidos do Brasil, o Guiabolso é uma ferramenta digital bastante completa, pois, além de permitir a conexão com o seu aplicativo financeiro, ainda é possível que se tenha a atualização automática em caso de utilização do cartão de crédito. Assim, qualquer tipo de gasto com este recurso é inserido em seus cálculos financeiros, o que evita que se tenha problemas como a falta de dados em suas informações.
Para complementar seus atrativos, o Guiabolso ainda possui uma interface bastante simples e prática, que não requer que se gaste muito tempo para a avaliação de sua situação financeira.
Agora que você conhece algumas das principais ferramentas digitais para a organização financeira, avalie qual delas melhor atende às suas necessidades e pode fazer com que seja mais fácil controlar o seu orçamento, de modo que você tenha mais chances de se manter longe dos problemas relacionados às dívidas e a inadimplência, bem como suas terríveis consequências.
Para saber ainda mais sobre o uso de aplicativos e ferramentas financeiras, além de saber como cuidar melhor do seu orçamento e de sua vida financeira, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como empréstimos, financiamentos, seguros, cartões de crédito, cálculos de juros, controle de gastos e educação financeira de uma forma geral para saber como lidar com o dinheiro!