7 dicas para se organizar e quitar todas as dívidas na próxima Black Friday

O Natal é o período mais próspero do comercio, em que os consumidores buscam comprar presentes para os entes queridos, comprar as roupas para as festas e utilizar o décimo terceiro para compras que ficaram aguardando esse momento. Embora as lojas já estejam enfeitadas para o natal desde o fim de outubro, oficialmente as temporada de compras começa na sexta posterior ao Dia de Ação de Graças, atualmente chamada de Black Friday.

A data foi criada pelos americanos como uma grande oportunidade de adquirir produtos com excelentes descontos e a oportunidade de vendas vem conquistando outros países, inclusive o Brasil. Ela alavanca as compras e mantém o espírito de consumo tão ansiado pelo comércio. Os brasileiros ainda estão se adaptando às novidades, sem se organizar como poderiam para aproveitar os poderosos descontos e acabam perdendo ótimas oportunidades.

Prepare-se para a próxima black friday

A black Friday brasileira de 2019 foi um sucesso. Até as grandes marcas de fast-food iniciaram uma “briga” virtual em busca do interesse do público, com preços tentadores. Consumidores aguardavam ansiosos a abertura de lojas de departamentos de madrugada, para garantir a compra dos produtos ofertados.

Quem se preparou para a data foi muito bem-sucedido. Televisores podiam ser encontrados com até 70% mais barato que o valor comercializado, o mesmo aconteceu com celulares e os mais diversos produtos eletrônicos. A data, que cai no final do mês de novembro, nem sempre pode ser aproveitada por trabalhadores que recebem seus salários no início do mês, mas quem se preparou para ela antes, conseguiu o produto de seus desejos com valores que possivelmente não serão mais encontrados.

Mesmo que as compras possam ser feitas com cartão de crédito, o pagamento à vista pode ser ainda mais vantajoso por driblar possíveis juros nas parcelas. Quem ainda não acreditava nos preços promocionais da black Friday, dificilmente não mudou de ideia com o sucesso da recente temporada e se arrependeu de não ter usufruído da febre de consumo.

Quem está com pendências financeiras e não consegue crédito no mercado, vale a pena se organizar não só para ficar positivo para o consumo, mas também para aproveitar a próxima black friday. Afinal, com o ritmo em que as vendas aumenta, a black friday de 2020 pode ser histórica.

Com um cartão de crédito em mãos e documentação para crediários em lojas de departamentos, aqueles produtos desejados podem finalmente ser comprados. Para estar preparadíssimo para a próxima black friday e também para todo o ano, separamos algumas dicas simples, mas eficazes:

1 – Coloque as contas num papel: é preciso saber quanto recebe e quanto gasta mensalmente. Essa atitude parece óbvia, mas na prática poucos tem real noção de quanto gasta em contas fixas e variáveis, assim como pequenos gastos como o do cafezinho diário na padaria, o chiclete, o ticket de estacionamento entre outros.

2- Corte o que não é essencial: quando todas as entradas e saídas estão dispostas num papel, percebe-se a quantidade de dinheiro gasto com supérfluos que podem ser facilmente cortados ou evitados.

3 – Estabeleça limites: independente do valor que se ganha, é preciso estabelecer limites de gastos. Seja para contas, diversão ou até mesmo para economizar, tudo deve seguir uma porcentagem determinada para não causar caos nas finanças. Dessa forma, nunca ultrapasse essa definição ao contrair dívidas.

4 – Troque de dívida: se a dívida existente é do cheque especial ou do rotativo do cartão de crédito, ela deve ser resolvida o mais rápido possível. Isso porque os juros são os maiores do mercado e é muito mais vantajoso optar por um empréstimo pessoal ou consignado, pagar o saldo devedor e pagar as parcelas acordadas. Dessa forma, é possível controlar o valor pago mensalmente e o nome não ficará negativado.

5 – Antecipe o pagamento: se surgir um dinheiro extra pelo décimo terceiro, FGTS ou outros, pague as pendências ou antecipe o pagamento das parcelas contraídas. A maior parte das negociações oferece descontos em pagamento antecipado, além de diminuir a preocupação sobre a duração da dívida.

6 – Renegocie: caso as parcelas ou contas atrasem, procure renegociá-las. As empresas estão sempre abertas a negociação, por ser melhor do que o risco de não receber nada. As renegociações pode oferecer surpresas muito positivas, pelos descontos oferecidos.

7 – Faça uma autoanálise: fingir que nada aconteceu e que as dívidas foram causadas pelo salário curto, não ajuda em nada para evitar que aconteça novamente. Pessoas impulsivas e que fazem compras sem pensar muito sobre a sua necessidade, tende a estar sempre endividadas. Há ainda aqueles que emprestam seu crédito para algum amigo fazer compras e levam um calote. Outros compram acreditando que no futuro próximo poderão ter dinheiro para quitar as dívidas, sem nenhuma garantia.

A black friday no Brasil

A primeira black friday brasileira ocorreu em 2010, somente por meio do e-commerce. Apenas 50 lojas nacionais participaram, mas três anos depois a data bateu o recorde de vendas on-line. Os descontos eram mais tímidos do que a proposta americana, em que smartphones eram encontrados com até 16% de desconto e já eram os mais procurados.

Quando a data começou a chegar nas lojas físicas, os descontos fakes ameaçaram a credibilidade da promoção coletiva. Muitas lojas mantinham o preço das suas peças, mas colocavam cartazes alegando que os preços tinham caído. O consumidor não engoliu a maquiagem, fez denúncias nos órgãos de defesa do consumidor e começou a fiscalizar com mais afinco a veracidade das promoções.

Logo foi criado um código de ética diferenciado, especialmente para a black friday brasileira. Dessa forma, as lojas que realmente estava participando faziam parte de uma lista onde o consumidor poderia ter acesso e se certificar da sua idoneidade. A comparação de preços também é bastante eficaz para identificar armadilhas, já que muitas lojas escapam da fiscalização. Há aplicativos criados somente para essa finalidade, inclusive com histórico de preços da empresa avaliada. Na prática, essa é o único tipo de fiscalização usada no evento, já que não há uma organização que centraliza as ofertas e qualquer empresa pode oferecer seu produto ou serviço.

O evento “black friday” começou a ser intensificado pelo marketing a partir de 2013 e só cresce nos anos posteriores. O faturamento da última black friday, tanto para vendas online quanto físicas, giram em torno de R$ 3,07 bilhões, com uma alta de 18% em comparação ao ano anterior. As vendas on-line foram tão intensificadas, que megaempresas do ramo investiram pesado em suporte para que tudo desse certo para as pesquisas e vendas.

Saiba mais sobre educação financeira, investimentos e controles de gastos nos artigos da Anjocred. Além de bem informado, poderá se organizar ainda mais para a próxima black friday e comprar os produtos desejados.