8 dicas para fazer um bom investimento

Nos últimos anos, ter acesso a diversos serviços financeiros se tornou muito mais fácil, por conta da utilização da internet e de diversos aplicativos financeiros. Entre estes serviços, um dos que mais se popularizou foram os investimentos, por meio dos quais as pessoas buscam fazer com que o seu dinheiro renda muito mais.

No entanto, mesmo que os investimentos tenham se popularizado de forma muito rápida, estes serviços ainda geram muitas dúvidas nas pessoas que desejam começar a investir. Essas dúvidas devem ser sanadas para que se possa realizar um bom investimento e, assim, ter o retorno esperado com a valorização de seu dinheiro.

As principais dicas para você conseguir fazer um bom investimento

Para tornar mais fácil a realização de um bom investimento, existem algumas dicas simples que podem ajudar a seguir um caminho muito mais seguro. Além disso, com estas dicas, investir o seu dinheiro não representar risco algum para a sua vida financeira, que poderá ter apenas vantagens deste tipo de serviço.

Assim, confira a seguir algumas das principais dicas para que você possa realizar um bom investimento:

– Quite as suas dívidas antes de começar a investir

O primeiro passo para que se possa fazer bons investimentos é adequar a sua vida financeira. Isso significa quitar todas as suas dívidas antes de começar a investir, pois de nada adianta buscar boas opções de investimento se você ainda possui dívidas pendentes em seu nome.

Assim, para que os investimentos possam gerar retorno positivo em sua vida financeira, renegocie as suas dívidas e limpe seu nome para, então, conseguir voltar as suas atenções para os investimentos. Caso contrário, o prejuízo gerado por multas e juros em suas dívidas poderá ser muito maior do que o retorno dos rendimentos de seus investimentos realizados.

– Tenha um bom planejamento financeiro

Um erro bastante comum de quem começa a investir é realizar estes investimentos sem saber exatamente qual a quantia de seu orçamento que pode ser utilizada para esta finalidade sem que isso atrapalhe outros compromissos que devem ser honrados primeiramente, como o pagamento de suas contas básicas, por exemplo.

Desta maneira, antes de começar a investir, faça sempre um bom planejamento financeiro, para que o seu orçamento seja muito bem destinado, de modo que não falte dinheiro para honrar qualquer um de seus compromissos. Embora muitas pessoas pensem que isso é algo muito difícil de ser feito, existem muitas planilhas prontas e exemplos que podem ser utilizados para facilitar esta tarefa.

– Determine quais são os objetivos que você deseja atingir com o investimento

Outro ponto importante que deve ser feito antes de se começar a investir é a determinação de seus objetivos, para que se saiba quais as metas que deverão ser atingidas com esta aplicação financeira. Ou seja, tenha em mente aquilo que você deseja conseguir com o investimento de seu dinheiro, desde que sejam metas reais e possíveis de serem atingidas, para que você possa se manter focado em seus objetivos.

Para tornar mais fácil esta determinação de seus objetivos, é possível dividir estes objetivos entre aqueles de curto, médio e longo prazo. Assim, as metas a serem atingidas serão ainda mais plausíveis e ajudarão a mantê-lo motivado nestes períodos previamente determinados.

– Busque as melhores corretoras e plataformas de investimento

No momento de começar, de fato, a fazer investimentos, é preciso que se saiba quais são as melhores plataformas para se investir. Isso deve ser feito com a consideração de diferentes aspectos, como diversidade de opções de investimentos, facilidade de uso da ferramenta, qualidade de atendimento, entre outros detalhes.

Desta maneira, a melhor opção de plataforma de investimento irá depender do gosto de cada pessoa, desde que se tenha sempre confiança total na segurança que estas plataformas podem oferecer ao seu dinheiro. Um exemplo disso é optar apenas por corretoras e plataformas que tenham a garantia do FGC, o Fundo garantidor de Créditos.

– Comece seus investimentos com uma reserva de emergência

Uma dica essencial para ter sucesso em seus investimentos é que a primeira meta a ser atingida deve ser a aquisição de uma reserva de emergência, ou seja, uma determinada quantia que deve ser reservada para sua utilização em situações emergenciais, as quais não fazem parte de um planejamento financeiro mensal, por exemplo.

De uma maneira geral, esta reserva de emergência pode ser mantida com um investimento mais simples, como o tesouro Selic, por exemplo. Assim, o dinheiro terá algum rendimento, e é mantido em uma reserva que pode ser resgatada a qualquer momento, desde que haja real necessidade para isso.

Assim, com esta reserva de emergência mantida, será possível passar para outros investimentos com pretensão de maiores retornos, como CDB, LCI, entre outros disponíveis nas principais plataformas de investimento e corretoras financeiras.

– Diversifique os seus investimentos

Uma vez com a reserva de emergência montada, uma boa opção para colher melhores rendimentos do ato de investir é diversificar a sua carteira. Ou seja, não manter todo o seu dinheiro em apenas um investimento.

Isso se deve, em especial, ao fato de que os investimentos podem ter altas ou baixas em sua porcentagem de rendimento. Com esta diversificação, mesmo que um de seus investimentos tenha retornos menores em um determinado período, os demais investimentos vão garantir um melhor desempenho financeiro de seu dinheiro.

– Saiba que investir não significa ficar rico do dia para a noite

Outra dica essencial para qualquer pessoa é a de que é preciso muita paciência para realizar bons investimentos e obter retorno financeiro. Isso porque, de início, os rendimentos são baixos, e tendem a aumentar conforma mais dinheiro for investido em sua carteira.

Assim, pode levar alguns anos até que os resultados mais elevados sejam notados, uma vez que o investimento é um resultado de um trabalho cuidadoso e muito bem realizado. Neste ponto, os objetivos e metas são essenciais para que você não desanime por conta dos resultados baixos de retorno no começo de seus investimentos.

– Sempre acompanhe os seus investimentos e rendimentos

Além de paciência e determinação para atingir resultados melhores em seus investimentos, é preciso também que se tenha um acompanhamento constante dos seus investimentos e dos rendimentos. Isso lhe garantirá um controle muito melhor sobre o seu dinheiro e permitirá que, com o passar do tempo, você se torne um investidor muito melhor.

Agora que você sabe como fazer um bom investimento, utilize estas dicas para começar a investir e conseguir chegar até uma saúde financeira muito melhor no futuro.

Para saber ainda mais sobre como fazer um bom investimento e cuidar de seu dinheiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!