Até alguns anos atrás, somente podia recorrer a um empréstimo quem pudesse comprovar renda e quem tivesse o nome limpo, e mesmo assim, era necessário passar por uma série processos burocráticos até conseguir a aprovação do crédito. Felizmente, esse processo hoje é bem mais simples e rápido, podendo inclusive, ser feito sem sair de casa, por meio da internet.
Isso mesmo! Dentre as inúmeras facilidades que a internet trouxe, a possibilidade de fazer um empréstimo em poucos minutos sem sair de casa é uma delas. Mas como funciona o empréstimo online? Quem pode fazer? É seguro? Essas são as principais dúvidas quando o assunto é empréstimo online e nós estamos aqui justamente para esclarecer tudo e não deixar nenhuma dúvida.
Quem pode pedir um empréstimo pela internet?
Vamos então à primeira diferença entre o empréstimo convencional e o empréstimo online. Graças à internet, hoje praticamente qualquer pessoa pode solicitar um empréstimo online. Confira a seguir os casos mais comuns de quem pode recorrer a essa alternativa de crédito:
- Maiores de 18 anos: essa é basicamente a única exigência para solicitar um empréstimo online. Menores de 18 anos não podem pedir um empréstimo, mas quem tiver 18 ou mais, pode tranquilamente acessar os sites das agências bancárias ou financiadoras, fazer uma solicitação e confirmar o pedido de empréstimo.
- Quem tem uma conta corrente há mais de um ano em alguma agência bancária: essa não é uma exigência, afinal, existem financiadoras que oferecem empréstimo para quem não possui conta corrente. Mas para quem é correntista de alguma agência há mais de um ano, o empréstimo online fica ainda mais fácil, pois o banco já tem todas as informações e tem até mesmo um crédito pré-aprovado para quando a pessoa mostrar interesse, o processo possa ser mais rápido. A vantagem de ter a conta e optar pelo empréstimo da própria agência é que você economiza ainda mais tempo e recebe o dinheiro em poucas horas.
- Autônomos: essa possibilidade é um grande avanço que facilita a vida de muita gente. Nos dias atuais, cresce cada vez mais o número de pessoas que trabalham como autônomos e que se dão muito bem em seus empreendimentos pessoais. No entanto, a desvantagem (que agora não é tanto uma desvantagem) é que nesse formato, não há como comprovar uma renda fixa. Isso era um dos motivos que impediam os autônomos a recorrem a empréstimos antigamente, mas hoje existem modalidades exclusivas para autônomos. É válido ressaltar aqui que nesse contexto, os valores dos juros podem ser mais altos, afinal, não há como saber exatamente se a pessoa terá condições de pagar. Mas mesmo que se tenha que pagar juros mais altos, a alternativa ainda é mais viável do que o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que tem as taxas de juros mais altas do mercado.Você pode estar se perguntando: como é possível um autônomo pedir um empréstimo se não há nenhum comprovante de que poderá pagar as parcelas? Nestes casos, as agências e financiadoras utilizam outras formas de análise de crédito. Na maioria das vezes, é solicitado um extrato bancário dos últimos noventa dias, por isso é importante que na condição de autônomo se tenha uma conta bancária. A partir desse extrato, eles conseguem analisar a movimentação financeira e ter uma ideia de quanto entra e quanto sai de dinheiro, chegando à conclusão de qual valor esse cliente pode pagar sem comprometer o seu orçamento.
- Pessoas com CPF negativado: o número de inadimplentes cresce cada vez mais, e agora é possível solicitar um empréstimo para ter o nome limpo novamente. A princípio, pode até não parecer uma boa opção, afinal, você estará adquirindo uma nova dívida para pagar outra. Mas a verdade é que se você, mais uma vez, estiver com o nome negativado por conta da fatura do seu cartão que já entrou no rotativo, o empréstimo vale a pena, pois os juros são menores. No caso do empréstimo para negativados, acontece algo bem parecido com o empréstimo para autônomos, ou seja, as taxas de juros são um pouco mais altas, afinal, há um histórico de que a pessoa tem contas em aberto e a financiadora não tem total certeza se ela irá pagar essa nova dívida. De qualquer forma, o empréstimo online pode ser feito também por quem está com nome negativado, bastando encontrar as condições que mais lhe agradam e que aceitem essa condição.
Cuidados para pedir um empréstimo online seguro
Como você pode perceber, praticamente qualquer pessoa, maior de 18 anos, pode recorrer a um empréstimo nos dias de hoje. Diante dessa facilidade, é importante destacar alguns cuidados básicos necessários para que se negocie com uma agência ou financiadora que realmente seja confiável e que irá lhe ajudar e não aumentar ainda mais o seu problema.
Os golpes nesse segmento aumentaram devido a essa facilidade, por isso, todo cuidado é fundamental. O primeiro passo é encontrar uma instituição que seja confiável. Consulte o CNPJ da empresa para saber se ela está ativa e se tem um bom histórico. O site Reclame Aqui também é um bom caminho para se livrar de emboscadas, pois os usuários deixam as suas experiências e é possível saber, pesquisando pelo nome da instituição, se ela é confiável ou se já deixou a desejar para alguém.
Outro cuidado é pesquisar as melhores opções. Existem várias agências e instituições financeiras que oferecem empréstimo online, e cada uma delas possui uma forma de pagamento, juros e taxas diferentes. A pesquisa é fundamental para você encontrar a opção que mais lhe satisfaz e que oferece as melhores alternativas de pagamento para você.
Já falamos disso em outros conteúdos aqui do site, mas é um ponto extremamente importante e que merece ser ressaltado: jamais deposite, qualquer valor que seja, com antecedência. Se você se deparar com alguma proposta que exija um depósito antes mesmo de assinar o contrato e de receber o valor do empréstimo, fuja! Isso é golpe! Principalmente quem está na condição de negativado, cair nessas armadilhas é piorar ainda mais a sua situação e entregar dinheiro de graça para os bandidos, portanto, cuidado para não ser mais uma vítima!
Para finalizar, destacamos também a importância de incorporar o empréstimo online no seu planejamento financeiro. Ter dinheiro fácil e rápido assim não deve ser confundido com uma alternativa frequente, pois isso fará com que você transforme a solução em uma bola de neve. O planejamento financeiro permite que você tenha mais tranquilidade diante das suas finanças e consiga dar conta de tudo, sem apertos!
Quer saber mais sobre empréstimo online? Confira nosso site: AnjoCred!