Comece hoje mesmo reduzir seus gastos em casa!

Um dos maiores empecilhos para as pessoas que desejam economizar dinheiro e fazer uma reserva de emergência, ou mesmo conseguir utilizar de uma maneira melhor o seu orçamento familiar, são as contas de casa, as quais são responsáveis por grande parte dos gastos mensais.

Embora a maioria destes gastos sejam fixos e de necessidades básicas, como água e eletricidade, por exemplo, é comum que seus valores sejam muito altos, resultado de um consumo exagerado e da falta de economia no uso destes itens.

Desta forma, é importante que se consiga fazer um controle de gastos em sua casa, para que seu orçamento seja mais bem aproveitado, e se consiga ter uma boa saúde financeira, inclusive com uma reserva de emergência para momentos de emergência e necessidade, como acidentes ou problemas de saúde, por exemplo.

As melhores maneiras de diminuir os gastos de sua casa

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar a reduzir seus gastos em casa imediatamente, e obter um melhor controle sobre o seu orçamento, de modo que seu dinheiro renda muito mais e lhe permita chegar a uma estabilidade financeira:

1 – Reúna sua família para começar a diminuir os gastos

O primeiro passo para conseguir controlar melhor os gastos de sua casa, é a reunião de todas as pessoas que moram na mesma residência para que entendam e compreendam a importância deste tipo de medida, que visa uma melhoria financeira no orçamento familiar.

Com esta reunião, será mais fácil fazer com que todas as pessoas controlem seus gastos e comecem a economizar, o que gera um grande impacto positivo em seu orçamento. Uma vez que estas ações se tornem rotineiras, o orçamento permitirá um maior crescimento financeiro, com melhores investimentos e a manutenção de uma reserva de emergência.

2 – Tenha uma planilha de gastos

Embora muitas pessoas pensem que é possível controlar os gastos de uma casa apenas com os próprios pagamentos e o extrato de suas contas bancárias, este é um erro muito grave e que compromete muito a sua economia. O ideal para se conseguir controlar melhor o seu orçamento e os gastos de sua casa é com a manutenção de uma planilha de gastos.

Nesta planilha devem ser inseridos todos os gastos e o dinheiro disponível para cada item. Assim você conseguirá visualizar quais são os gastos que estão fora de seu controle e aplicar métodos de economia nestes pontos, para conseguir economizar em seus valores.
A planilha de gastos pode ser feita em diferentes plataformas, como planilhas, documentos em seu computador ou mesmo anotações em um caderno. O importante é que, independentemente da plataforma escolhida, sua planilha seja fácil de se entender e que esteja sempre atualizada.

3 – Tenha limites de gastos para cada item de sua casa

Os limites de gastos são uma forma muito eficiente de conseguir economizar em sua casa, pois permitem que cada item de consumo básico tenha um determinado valor a ser gasto por mês. Por exemplo, se sua meta é gastar apenas um determinado valor de água, os banhos começarão a ser mais rápidos, a roupa será lavada em maiores quantidades para gastar menos água em cada lavagem, entre outras ações com este objetivo de se manter dentro do limite estipulado.

Desta forma será possível controlar os valores gastos em diferentes contas, de modo que a economia em sua casa seja ainda maior e permita um grande impacto positivo em seu orçamento familiar logo nos primeiros meses após a implementação dos limites de gastos.

4 – Sempre evite os gastos supérfluos

Além dos gastos fixos de uma casa, seu orçamento familiar também pode ser fortemente comprometido por conta dos gastos supérfluos, ou seja, aqueles gastos desnecessários que não fazem parte das necessidades básicas de sua família.

Em geral, é comum que estes gastos sejam feitos com pedidos de comida, deliverys, saídas aos finais de semana, entre outras ações. É importante que se compreenda que estes momentos não precisam ser reduzidos a zero, mas é fundamental que se tenha um determinado valor para o seu lazer, não ultrapassando o seu limite reservado para esta finalidade.

5 – Tenha uma lista de compras para o supermercado

Outro ponto de grande impacto no orçamento familiar são as compras no supermercado, que, de uma maneira geral, representam a maior parte dos gastos por reunir itens de alimentação, higiene, limpeza, entre outros. Assim, as compras no supermercado merecem atenção especial para que se consiga economizar em sua casa.

A melhor maneira de se economizar no supermercado é com uma lista de compras feita em casa, na qual devem constar apenas os itens que realmente precisam ser comprados. Esta lista irá evitar que se comprem produtos que já estão em seus armários, e com os quais você não precisará gastar novamente.

Além disso, fazer compras para uma semana e aproveitar os dias de promoções em determinados produtos podem ser alternativas para economizar ainda mais em relação a compras feitas para todo o mês.

6 – Pague sempre suas contas antes do vencimento para evitar os juros e multas

Uma das coisas que mais compromete os gastos mensais de seu orçamento são as multas e juros que as contas em atraso geram, pois isto faz com que se pague ainda mais por um produto ou serviço já adquirido ou consumido. Assim, seu dinheiro será desvalorizado quando precisa ser utilizado para este tipo de pagamento, que gera apenas prejuízo para o seu bolso.

Assim, busque sempre manter suas contas em dia, com pagamentos antes de seu vencimento, para que não gerem nenhum tipo de juros e acréscimo. Em alguns casos, é possível inclusive conseguir descontos em contas pagas com antecipação.

7 – Estabeleça um objetivo a ser atingido com a economia em sua casa

Muitas vezes a economia em casa acaba sem atingir grandes resultados e leva as pessoas a voltarem a gastar mais e comprometer o seu orçamento. Para evitar este tipo de problema, estabeleça um objetivo a ser conquistado com a economia em sua casa, para incentivar a você e outras pessoas a seguirem com a economia e corte de gastos.

Estes objetivos podem ser simples, como realizar uma viagem ao fim do ano com o dinheiro economizado, ou mesmo mais ousada, como a compra de um carro novo no próximo ano. No entanto, é importante que se estabeleça sempre metas reais e possíveis de serem atingidos, para que não haja um desânimo comum quando se estabelecem metas inatingíveis e que raramente serão conquistadas.

Para saber ainda mais como economizar em sua casa e fazer o seu dinheiro render muito mais, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre economia, investimentos, seguros, financiamentos, consórcios, empréstimos e muito mais!