O mercado financeiro apresenta uma série de formatos para investimentos, individuais ou compostos, que cabem nos objetivos de curto, médio ou longo prazo de cada investidor. Mas antes da virada de cada ano, os especialistas traçam aqueles investimentos que tendem a ser mais interessantes e capazes de oferecer ao investidor ganhos mais elevados e com menos riscos.
No passado recente, as variações econômicas levavam ao pessimismo de uma crise eminente e até recessão, baseada em conflitos internacionais e variações políticas e econômicas nacionais. Mas o mercado mundial e brasileiro vem encontrando um caminho conciliador, a partir de profundas mudanças estruturais que vem causando impactos positivos nas finanças e levando a um pensamento muito mais otimista para 2020.
É a hora certa de investir!
O debate sobre reformas econômicas do país pode se estender quando o foco são as camadas sociais, mas sob o ponto de vista de investimentos, as instituições financeiras estão otimistas. Tudo, porque essas mudanças levaram a queda de juros e trouxeram uma expectativa de crescimento econômico, com mais dinheiro em circulação e maior capacidade de rentabilidade nos investimentos.
Há indicativos que demonstram uma mudança no comportamento do brasileiro quando o assunto é dinheiro. Embora a maior parte ainda não saiba economizar e tenha mais custos do que recebimentos, já há uma consciência de que guardar dinheiro para o futuro é fundamental para garantir uma vida mais tranquila. Um dos pontos de estímulo para isso é a Reforma da Previdência, que aumentou o tempo de contribuição e tornou essencial uma economia alternativa que proporcione maior comodidade ao aposentado do futuro.
Com isso, o momento é propício até mesmo para investidores iniciantes, mesmo aqueles que ainda desconhecem os detalhes do mercado financeiro e os riscos de uma escolha equivocada. Já que a poupança está com um rendimento cada vez menor e ainda é a principal fonte de investimento do brasileiro, é preciso encontrar alternativas mais interessantes e seguras.
Observar o perfil do investidor é fundamental e impede que se saia de uma poupança direto para o risco de se investir em ações. O mais indicado é começar aos poucos, para identificar qual a forma de aplicação mais de acordo com os hábitos e interesses de quem está investindo. Assim, aos poucos, é possível chegar até investimentos mais arrojados, realizados com maior consciência e habilidade.
Há uma regulamentação CVM 539 que impõe as instituições financeiras que usem metodologias que ajudem a definir o perfil de cada investidor e dessa forma, indicar a ele os produtos mais adequados. Isso ajuda a direcionar as expectativas e direcionar as frustrações, levando-o as suas áreas de interesse dentre conservador, moderado e arrojado.
Pessoas com o perfil conservador desejam ter previsibilidade de seus rendimentos, possibilidade de resgate do valor investido e com foco em segurança e liquidez. Em geral, seus investimentos são de renda fixa, sem alta rentabilidade. Já o perfil moderado, está entre a segurança do conservador com o desejo de incrementar sua carteira de investimentos. Ele anseia mais do que o previsível, mas não deseja correr muitos riscos.
O perfil de investidor mais arrojado não tem medo de correr riscos em curto e médio prazo. Em geral, tem mais conhecimentos sobre o assunto e busca informações que possam ajudá-lo a correr o mínimo de riscos possível. Investem a longo prazo e tem riscos calculados. Diferente do perfil agressivo, uma intensidade do arrojado que quer o máximo de retorno e se arrisca com negócios pouco seguros e com grandes riscos.
O investimento ideal em 2020 para cada tipo de investidor
Mesmo que todos os momentos sejam indicados para se economizar e os especialistas são unânimes em afirmar que já estamos num bom momento para isso, em 2020 o mercado estará ainda mais sedutor para os bons negócios. Para ajudar a fazer as melhores escolhas de investimento para 2020, listamos os que se anunciam como as oportunidades mais interessantes para os mais diversos tipos de perfis. Tudo para estimular ótimas resoluções para o ano que está se aproximando. Confira!
Perfil conservador:
1 – CDB
Ideal para quem está começando a investir, o CDB é bastante simples e está se popularizando rápido. O Certificado de Depósito Bancário são títulos emitidos por instituições financeiras, capazes de remunerar quem está investindo por um valor e prazo determinado ao realiar o negócio. O investidor empresta seu dinheiro para o banco e vai receber o valor corrigido e como é um tipo de investimento garantido no FGC (Fundo Garantidor de Crédito), seu dinheiro está protegido contra qualquer coisa que possa acontecer com o banco. Há um limite de R$ 250 mil por CPF e até R$ 1 milhão por CNPJ.
2 – Tesouro Direto
Outro investimento que tem se popularizado no país, ele permite que se invista pouco dinheiro e com o menor risco, ideal para quem está começando e não tem muito para investir. São negociados títulos públicos, considerados os mais seguros do mercado, com várias opções de títulos que podem ser escolhidos de acordo com o desejo de curto a médio prazo.
O Tesouro Selic não tem perspectivas de crescimento para 2020, enquanto o Tesouro Direto, programa do Governo voltado para a internet, tem proporcionado maior rentabilidade para seus investidores.
Perfil moderado
1 – Fundos imobiliários
O mercado imobiliário vem crescendo e tem ótimas perspectivas para 2020, sendo natural que os investimentos em Fundos Imobiliários também se tornem uma ótima opção. As aplicações podem ser feitas em novos empreendimentos, mas também nos que estão sendo alugados, vendidos ou arrendados, feitos por cotas que tornam o investidor um de seus donos.
O valor inicial pode ser baixo e há possibilidade de maior diversificação dos investimentos, liquidez com cotas negociadas pela bolsa e vantagens de alguns possuírem isenção no Imposto de Renda.
Perfil arrojado:
1 – Ações
Adquirir ações é se tornar sócio de uma empresa que disponibiliza parte de seu patrimônio para o mercado. Investir em empresas que estão em crescimento é uma ótima chance de adquirir altos ganhos com seus lucros, mas há sempre o risco dessa empresa sofrer com a economia e com administrações equivocadas,
Há metodologias que ajudam a identificar as perspectivas de médio e longo prazo no mercado de ações, diminuindo ainda mais os riscos de um investimento ruim. Sem dúvidas, não cabe investimentos baseados em impulsos já que o risco de perdas é altíssimo. Para comprar ações, é preciso abrir uma conta em empresas de investimentos, que negociarão as ações na bolsa de valores.
O mercado financeiro é otimista para 2020 e é fundamental estar atento as boas oportunidades para garantir bons investimentos. Acompanhe o site da Anjocred e saiba mais sobre os tipos de investimentos, perfis e outros assuntos que vão ajudar a incrementar sua situação financeira.