6 fatos que comprovam que você precisa organizar sua vida financeira

A organização de sua vida financeira é um desejo comum para um número muito grande de pessoas, muitas das quais já sofrem com dívidas e a falta de controle sobre o seu próprio orçamento, de modo que se veem sem recursos ou sem reservas de emergência quando necessitam.

fatos-que-comprovam-que-voce-precisa-organizar-sua-vida-financeira

Fazer uma organização de sua vida financeira pode ser uma tarefa bastante complicada, mas com dedicação e algum esforço, é algo que pode ser colocado em prática por qualquer pessoa. No entanto, o maior desafio, e que muitas vezes não é percebido a tempo, é quando é o momento de organizar a sua vida financeira.

Assim, é preciso se atentar a alguns sinais que podem indicar que a sua vida financeira está fora de controle. Neste momento, o melhor a fazer é parar e se concentrar em conseguir organizar suas finanças, para evitar problemas ainda maiores no futuro.

Os fatos que indicam que sua vida financeira precisa ser organizada

Confira a seguir, alguns fatos que indicam que chegou o momento em que sua vida financeira precisa de organização imediata, ou poderá se transformar em um pesadelo para você no futuro, com o acúmulo de dívidas e com maiores problemas financeiros:

1 – Você tem contas em atraso

Um dos primeiros sinais, e também o mais comum, de que sua vida financeira precisa ser reorganizada são as contas em atraso. Ao atrasar uma conta, você, além de perder dinheiro por conta de juros e multas, ainda passa a ficar com o nome sujo no mercado, ou seja, perde a possibilidade de crédito para diversos fins.

Assim, ao perceber que suas contas estão em atraso de forma rotineira, é preciso identificar este problema como um sinal de emergência e organizar a sua vida financeira, para deixar de sofrer as consequências negativas deste tipo de problema.

2 – Você tem dívidas acumuladas

Embora as contas em atraso sejam um problema muito grande, existe um problema ainda maior, recorrente deste primeiro, que é o acúmulo de dívidas. Ou seja, contas feitas e que não foram pagas, as quais irão render juros e mais juros, e poderão se tornar um problema ainda maior no futuro, quando serão cobradas de forma integral.
Em geral, estas dívidas levam seu nome para os serviços de proteção ao crédito, no qual ficará registrada a sua inadimplência e impedirá você de obter crédito em qualquer setor, com prejuízos muito grandes em caso de necessidade.

Neste caso, a organização de sua vida financeira é imprescindível, pois é a única solução para que se consiga restabelecer um controle sobre seu orçamento e retomar o controle de seu dinheiro, com a possibilidade de voltar a obter crédito após o pagamento de todas as suas dívidas acumuladas.

3 – Você paga o valor mínimo de seu cartão de crédito

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem de maneira corriqueira é o pagamento do valor mínimo de suas parcelas dos cartões de crédito. Esse erro pode ser considerado um dos piores, pois, além de não quitar de forma completa o seu débito, faz se acumularem ainda mais juros nos valores a serem pagos no futuro.

Ou seja, o valor a ser pago por aquilo que já foi consumido ou utilizado será muito maior do que o valor real de compra, de modo que você não apenas perderá dinheiro, mas também terá mais chances de inadimplência.

Dessa maneira, é importante se repensar a organização de sua vida financeira, pois a falta de dinheiro para o pagamento de uma parcela completa do cartão de crédito é um sinal grave de que algo está errado e precisa ser corrigido antes que o problema fique ainda maior.

4 – Você não tem uma reserva de emergência

Uma das principais maneiras de organizar sua vida financeira é com uma reserva de emergência, que deve ser utilizada apenas em situações nas quais se precise de dinheiro de forma imediata e urgente. Algumas das situações nas quais a reserva de emergência deve ser utilizada são acidentes de trânsito, problemas de saúde que necessitem de atendimento imediato, entre outros semelhantes, nos quais o dinheiro deve ser empregado para sua solução.

O fato de não se possuir uma reserva de emergência é um grave indicativo de que sua vida financeira está desorganizada, o que levará a problemas muito grandes caso você se depare com alguma situação que necessite de pagamento imediato, na qual precisará recorrer a cartões de crédito ou empréstimos, por exemplo, e adquirir uma nova dívida para o futuro.

Se você não tem uma reserva de emergência, o primeiro passo a ser dado é organizar sua vida financeira e estabelecer o início dessa reserva, que vai lhe garantir uma segurança muito maior em situações adversas comuns a qualquer pessoa, sem que estas situações representem a aquisição de novas dívidas.

5 – Não existe disciplina em sua vida financeira

A organização financeira está diretamente ligada à disciplina na utilização de seu dinheiro, pois apenas com um conrole de seu orçamento é possível manter a organização. Dessa maneira, se você não tem um controle sobre os seus gastos e realiza compras por impulso ou gasta dinheiro sem se preocupar com o seu orçamento, não há disciplina em sua vida financeira.

Nessa situação, além de precisar realizar uma organização em sua vida financeira, será preciso também realizar uma mudança de hábitos, pois é uma forma de comportamento que não condiz com uma organização financeira, a qual requer economia e controle de gastos para impedir que se gaste mais do que se tem, consequentemente sem o acúmulo de dívidas.

6 – Você não tem objetivos em sua vida financeira

Um dos principais fatos que indica a falta de organização em uma vida financeira é a falta de objetivos a serem conquistados. Sem um objetivo é muito mais fácil que se gaste por impulso, sem pensar nas consequências desses gastos para o seu orçamento.

Assim, se você não tem um objetivo em sua vida financeira, ao parar para começar a se organizar, classifique quais são os seus principais objetivos, pois eles vão ajudá-lo a economizar dinheiro e manter a organização de sua vida financeira para que possam ser conquistados.

Para saber ainda mais sobre como manter a organização de sua vida financeira e fazer o seu dinheiro render muito mais, acesse a página da AnjoCred e artigos sobre economia, financiamentos, empréstimos, seguros, investimentos, consórcios, juros e muitos outros assuntos referentes ao universo financeiro que lhe permitirão conseguir controlar muito melhor o seu orçamento e manter uma reserva de emergência para situações de imprevisto, além de contribuir para que você fique livre das dívidas, de uma vez por todas.