Curso de finanças pessoais gratuito: saiba como fazer um

O período econômico do país amplia as dificuldades financeiras, deixando mais distante a possibilidade de economizar uma fatia do salário todo mês, realizar sonhos e avançar para a tão sonhada liberdade financeira. No meio do caos de contas, o salário acaba antes do fim do mês e dívidas vão se acumulando, requerendo a organização das finanças pessoais.

curso-de-financas-pessoais-gratuito-saiba-como-fazer-um

A desorganização financeira pode levar a um colapso quando se gasta mais do que recebe, criando bolas de neve em formato de dívidas. Ninguém quer estar nessa situação e a procura pela salvação tem levado aos cursos de finanças pessoais, na maioria online, que oferece métodos e dicas para reverter o quadro negativo e chegar a um saudável equilíbrio econômico.

Por que buscar educação financeira?

A falta de equilíbrio financeiro é uma das causas do estresse das grandes cidades. A preocupação com as dívidas e a necessidade em fazer com que o dinheiro “estique” a máximo, leva a uma tensão perigosa, que pode repercutir no surgimento de outras doenças como hipertensão, enfarte, depressão entre outros. A preocupação com as finanças influencia as relações pessoais e profissionais, prejudicando a qualidade de vida.

A forma como se lida com o dinheiro é determinante para identificar como será o seu futuro. Como ninguém deveria trabalhar só para pagar boletos bancários, é hora de buscar a educação financeira para mudar de vida.

Mais do que abordar economia e matemática, a educação financeira é o pilar para chegar a independência financeira e abandonar os dias de estresse com contas que não fecham.

No Brasil não há ainda uma cultura financeira, que se inicia desde a infância. Em geral, as crianças já aprendem com os pais o descontrole financeiro, como efeito dominó da desinformação sobre o assunto.

A partir dos três anos de idade, mesmo sem possuir conhecimentos matemáticos, a criança já pode entender que o dinheiro tem um determinado valor e serve para adquirir coisas. Desde esse período ela já pode aprender a ter um cofrinho para acumular moedas, para que possam juntar e comprar algo que desejam como um doce ou brinquedo.

A ideia é que as crianças entendam que tudo que elas gostam e desejam têm um valor financeiro e que para conseguir algo elas devem economizar. As noções bem básicas oferecidas aos pequenos são eficazes para educá-las e torná-las capazes de gerir suas finanças com sensatez. É preciso entender que o dinheiro não pode ser o vilão, e sim uma ponte para prover as necessidades básicas e realizar projetos e sonhos.

Mas não são só as crianças que estão na mira da educação financeira. Qualquer pessoa, em qualquer momento, pode e deve buscar informações que possam modificar a forma como lidam com dinheiro e causar uma positiva reviravolta em sua vida. Afinal, a ideia de que o dinheiro serve apenas para pagar contas leva a falta de esperança e expectativas para mudanças.

Dicas de cursos gratuitos

A tecnologia é um marco de transformações no mundo e não poderia ser diferente na educação. A internet vem disponibilizando cursos online, que permitem que qualquer pessoa possa estudar no local e na hora que lhe for mais adequado. Dentre os mais procurados estão os cursos de finanças pessoais gratuitos, onde o aluno pode aprender a se organizar e alcançar seus objetivos.

A procura tem aumentado a cada ano, incentivada pelas crises econômicas do país, o desemprego e o número de devedores que continua crescendo. A proposta é mudar o rumo de sua vida, assumindo seu controle e buscando uma qualidade que permita usufruir de momentos prazerosos e tranquilos.

Abaixo selecionamos alguns cursos de finanças pessoais gratuitos, que vêm sendo bastante elogiados no mercado:

1 – SENAI – Finanças Pessoais

Com duração de 20 dias que contam a partir da inscrição, tem carga horária de 14 horas, sem a necessidade de presença física. Seu foco é de gestão na área, como iniciação profissional. O curso oferece disciplinas que ensinam a controlar as finanças pessoais, a planejar melhor o seu orçamento, a investir e se preparar para possíveis crises eventuais. É totalmente gratuito.

2 – FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece alguns cursos online gratuitos, tais como:

Como organizar o orçamento familiar

O curso oferece uma análise mais ampla sobre a gestão financeira pessoal, levando-a também a família. Seu foco é viabilizar os planos coletivos e alimentar a consciência de se manter preparado para situações emergenciais que podem acontecer com qualquer pessoa.

Ele ajuda a identificar o perfil financeiro, criar um planejamento minucioso e a se organizar para evitar dívidas, assim como sair delas. O início do curso é imediato, com carga horária de 12 horas e com inscrições online, totalmente gratuito.

Como fazer investimento

Também da Fundação Getúlio Vargas e gratuito, com 12 horas de carga horária e início imediato, o curso ensina a iniciar ano mundo dos investimentos. São expostos métodos para ajudar a aplicar o dinheiro de forma inteligente, consciente dos riscos e com maior possibilidade de retorno. O autor do curso é Fabio G. Garcia.

Como economizar em tempo de crise

A carga horária é de 8 horas, visando orientar os alunos a saber como consumir e evitar supérfluos e desperdícios. Ao final do curso, o aluno consegue ter um direcionamento sobre como administrar seu dinheiro, o que precisa e consciência sobre compras a crédito e débito.

3 – Prime Cursos – Curso Finanças Pessoais Online Grátis

Com método aprovado pelo MEC, o curso finanças pessoais online grátis tem 30 horas de carga horária e ajuda na qualificação profissional do aluno. Ele aprenderá a necessidade do planejamento financeiro a partir de uma melhor relação com o dinheiro. Economizar, fazer investimentos, lidar melhor com o consumo e orçamento doméstico também estão dentre as disciplinas.

4 – Curso de Finanças do Banco Central

O blog de cidadania financeira do Banco Central oferece um curso de organização financeira eficiente, cujos conteúdos podem ser personalizados a partir da necessidade de aluno. O site também oferece ferramentas que podem ser usadas no dia a dia, facilitando o planejamento do orçamento.

5 – CBM Cursos

Educação Financeira para jovens

Voltado para jovens e adolescentes, o curso estimula o consumo consciente, a manter o equilíbrio financeiro e a importância da educação financeira para toda a vida.

Matemática Financeira Básica

Conhecer os princípios básicos da matemática financeira e seus cálculos ajuda a tomar decisões com mais segurança. Ela está relacionada a dívidas, juros, empréstimos, investimentos, consumo etc.

Poupança e Investimento

A poupança é o meio de investimento mais utilizado entre os brasileiros. O curso oferece, além de informações básicas sobre economia pessoal, também informações sobre como a poupança funciona e como investir melhor nela e em outras opções também seguras.

Os três cursos são encontrados no site: http://cursos.cvm.gov.br/

Gostou das dicas? Conheça outras matérias sobre investimentos e educação financeira, disponível na página da Anjocred. Entre agora mesmo em contato e amplie seus conhecimentos!